Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Carros

Tudo o que você precisa saber sobre juros absurdos no financiamento de veículos

Saber identificar cobranças desproporcionais de juros em contratos de financiamentos de veículos é essencial para quem quer manter as finanças em dia
Escrito por Portal Exponencial em 20.10.2017 | Atualizado em 04.09.2020
  • 0 Likes

A cobrança de juros absurdos no financiamento de veículos é um problema grave enfrentado por inúmeros brasileiros que desejam ter seu próprio carro. O Brasil tem um dos maiores juros do mundo e a aplicação de taxas abusivas contribui para a manutenção desse alto índice. 

Como as empresas têm diversas despesas operacionais, os juros acabam sendo mais elevados para que parte desses custos seja repassado para os consumidores. Por isso, é importante estar atento se os juros do seu contrato estão de acordo com a margem de referência do Banco Central, como mostraremos a seguir. 

O que pode ser considerado juros absurdos de financiamento de veículos?

Ao adquirir um carro, muitas vezes o comprador precisa dar um determinado valor de entrada e financiar o restante. Ao fazer esse financiamento, é estabelecida a cobrança de uma taxa de juros e é aqui que é preciso ter atenção. 

Segundo o Banco Central, as taxas de juros ao mês de aquisição de veículos variam entre 0,78% e 3,75%. Por isso, antes de fechar uma negociação, compare as taxas, veja se é possível negociar e tenha como referência os dados fornecidos pelo BC. 

Caso você já tenha feito o financiamento, revise o contrato e veja qual a taxa de juros que você está pagando hoje. Além disso, no documento também deve constar o Custo Efetivo Total da operação. Se você identificar que está pagando taxas acima da média estabelecida pelo Banco Central, provavelmente estará arcando com juros absurdos no financiamento do seu veículo. 

Neste caso, é possível entrar judicialmente com uma ação contra o credor para revisar seu contrato e adequar as taxas que você paga, o que é chamado de ação revisional. Ela funciona como uma petição judicial solicitada pelo devedor para que as cláusulas do contrato de financiamento sejam revistas. 

Como fazer uma ação revisional?

Para entrar com uma ação de revisão de contrato, é preciso procurar um advogado especializado no tema. 

Esse profissional vai ajudar você a encontrar quaisquer irregularidades presentes no documento e identificar se de fato há a cobrança indevida de juros no financiamento do seu veículo. Esses erros também podem beneficiá-lo na hora de buscar um acordo para saldar a dívida pendente.

Além disso, fale com mais de um profissional para ouvir diferentes opiniões sobre o seu contrato. Entrar com uma ação envolve custos, então coloque na ponta do lápis o que de fato funciona para você e analise se não acabará saindo no prejuízo. 

Leia também | Juros abusivos: como entender e calcular se a cobrança é indevida

Outra alternativa interessante é pesquisar por um empréstimo em uma instituição que ofereça juros baixos. Com uma taxa reduzida, é possível quitar a dívida antiga e fugir da aplicação abusiva dos juros. 

Conheça, abaixo, opções de empréstimo com juros baixos que podem ajudar você a sair de um contrato com juros abusivos. 

Opções de empréstimos para quitar dívidas decorrentes de juros abusivos de veículos

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado privado é realizado com desconto direto na folha de pagamento, o que diminui os riscos da operação e proporciona taxas de juros ainda menores. Para ter acesso a esse tipo de empréstimo e todos os seus benefícios, é necessário ser funcionário com carteira assinada de uma empresa parceira da instituição financeira. 

Empréstimo com garantia de automóvel

Nessa modalidade, o consumidor oferece o seu carro como garantia para obter crédito. Como se trata de uma modalidade com baixo risco, justamente por possuir um bem que garante que a dívida será quitada, é muito vantajosa para quem tem um veículo.

Os juros são mais baixos, o processo de contratação é rápido e o prazo para o pagamento do empréstimo é maior. Além disso, fique tranquilo: o automóvel não fica retido com a instituição financeira durante o período de contratação do empréstimo. O seu carro serve apenas como uma segurança para ambas as partes de que os pagamentos serão feitos em dia. 

Empréstimo com garantia de imóvel

Assim como o empréstimo com garantia de carro, o empréstimo com garantia de imóvel oferece taxas de juros muito atraentes, sendo uma opção mais voltada para quem precisa de uma modalidade de empréstimo com valores mais altos.

Neste caso, a residência também é apenas uma segurança a mais para a negociação, o que possibilita que as taxas sejam ainda mais baixas.

Se você tiver um imóvel ou veículo próprio e quiser conhecer melhor as taxas, valores e parcelas, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo. 

Leia também | Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?

No Brasil, a Creditas é a maior plataforma online de empréstimo com garantia. A empresa apresenta taxas a partir de 0,84% para refinanciamento de imóvel e 1,49% para refinanciamento de automóvel, dependendo da modalidade e perfil do cliente. 

Ao operar com diferentes instituições para prover o dinheiro, a empresa oferece a menor taxa de juros possível aos consumidores.

Dica: aprenda como fazer um planejamento financeiro para ter maior controle sobre suas finanças e ter claro com qual valor de parcela você pode arcar. Além disso, utilize ferramentas de finanças que podem te ajudar a fazer essa organização financeira com mais facilidade.

Agora que você já sabe o que fazer caso esteja sendo cobrado por juros absurdos no financiamento de veículos, compartilhe este conteúdo com seus amigos. Assine também a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Tags
  • Juros absurdos financiamento de veículos
  • Taxa de Juros
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010