• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Empréstimo com garantia
    • Aluguel
    • Financiamento
    • Seguro Casa
    • Carros

    • Empréstimo com garantia
    • Financiamento de carros
    • Seguro Auto
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Seguros

    Seguros

      Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.

    • Para você

    • Auto
    • Casa
    • Viagem
    • Vida
    • Acidentes Pessoais
    • Mais seguros para empresas
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Controle Financeiro

Controle Financeiro

Como começar a investir dinheiro? Veja o passo a passo para iniciantes

Cada vez mais brasileiros já estão investindo na Bolsa de Valores, mas boa não sabem como se inserir neste mercado. Veja como começar!

por Leonardo Cruz

Atualizado em 14 de junho, 2023

Como começar a investir dinheiro? Veja o passo a passo para iniciantes

Quer investir dinheiro e não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai saber quais são os primeiros passos para entrar no mundo dos investimentos. Confira!

Cada vez mais pessoas se atentam para a importância de investir dinheiro pensando no futuro financeiro. Seja para realizar sonhos, seja para ter maior qualidade de vida, é importante começar aos poucos e construir disciplina para poupar.

Por outro lado, é natural que surjam dúvidas e inseguranças por aqueles que querem começar do zero. Afinal, são muitas as variáveis que devem ser analisadas para definir o perfil investidor, os objetivos da aplicação e os melhores ativos em cada caso. 

Precisando de crédito para realizar seus objetivos?

Aqui você encontra empréstimo online rápido e seguro. Use seu carro ou imóvel para fazer um empréstimo com juros a partir de 1,49% ao mês e até 60 meses para pagar.

Simule agora 

Pensando nisso, e tendo em vista a importância de investir pensando no médio e longo prazo, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Acompanhe o conteúdo e veja um passo a passo para começar a aplicar do zero!

Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:

Como começar a investir do zero?

Em primeiro lugar, vale reforçar que é possível começar com pouco. Ao contrário do que muitos pensam, um dos principais fatores para o crescimento da riqueza não é o aporte, mas sim o tempo que o dinheiro permanece investido e a regularidade da aplicação. 

A lógica dos juros compostos, por exemplo, é que o retorno recebido ao longo dos meses será incorporado ao valor total investido, que também renderá juros. Tendo isso em vista, confira um passo a passo para começar a aplicar: 

1. Defina os seus objetivos

Em primeiro lugar, é importante ter claro quais são os seus objetivos. Por exemplo, aposentar, comprar uma casa, fazer uma viagem ou alcançar a independência financeira. 

Desse modo, é possível elaborar um planejamento financeiro que permita reorganizar o seu orçamento mensal e estabelecer metas de aplicação. 

2. Defina o seu perfil investidor

Conhecer a si mesmo é fundamental para definir as melhores aplicações. Entre os pontos que devem ser investigados, por exemplo, está a sua tolerância ao risco. Isso permitirá definir se o seu perfil é mais conservador, moderado ou arrojado. 

3. Entenda o mercado financeiro 

O próximo passo deve ser compreender os tipos de investimento, como veremos melhor adiante, e construir uma carteira compatível com o seu perfil. 

Não se esqueça de diversificar as aplicações, independentemente do perfil investidor, para distribuir riscos e resultados. Também vale a pena buscar profissionais que sejam referência para acompanhar tendências e oportunidades que podem ser aproveitadas.

4. Abra conta em uma corretora

Para investir dinheiro no mercado financeiro, será necessário abrir conta em uma corretora. Há diversas opções no mercado que oferecem soluções para todos os tipos de investidor. 

Ao realizar qualquer operação, também é importante se atentar para eventuais taxas administrativas cobradas e conhecer os custos envolvidos em cada produto. 

5. Mantenha a consistência

Os maiores investidores não são, necessariamente, aqueles que fazem maiores aportes, mas sim aqueles que têm disciplina e são consistentes em aplicar. 

É natural que o investidor tenha momentos bons e momentos de incertezas ao longo da sua jornada. E tomar decisões com base em emoções momentâneas pode fazer com que você perca o ânimo de investir ou perca os resultados plantados ao longo de anos.

Portanto, tenha sempre em mente o seu objetivo final e exercite a disciplina e o controle das emoções, sabendo que as oscilações fazem parte do mercado financeiro.

Quais são os tipos de investimento?

Existem diversos tipos de investimento disponíveis no mercado. Grande parte deles pode ser classificado em duas categorias: Renda Fixa e Renda Variável. Entenda.

Renda Fixa

São aqueles investimentos em que o retorno percebido pelo investidor é definido desde a aplicação. Ou seja, quem investe em um título de renda fixa já sabe que porcentagem receberá sobre o dinheiro aplicado. Entre os exemplos de investimento de renda fixa estão o rendimento da poupança e os títulos públicos do Tesouro Direto. 

Renda Variável

O investimento de renda variável, como o próprio nome já aponta, é aquele cuja variação é imprevisível. Em outras palavras, o retorno ocorre conforme as condições e oscilações do mercado. Este é o caso, por exemplo, das ações na Bolsa de Valores. 

Conceitos importantes para começar a investir

Por fim, para quem está iniciando no mundo dos investimentos, é importante se atentar para alguns termos que auxiliam na escolha dos ativos e orientam sobre as melhores práticas no mercado financeiro. Confira!

Liquidez

O termo se refere ao nível de dificuldade ou facilidade para resgatar o dinheiro investido. Títulos com baixa liquidez, portanto, são os que impõem maiores obstáculos para transformar o título em dinheiro antes do prazo acordado. Aplicações com alta liquidez, por sua vez, são aquelas que permitem o resgate a qualquer tempo, sem muitas penalidades.

Risco

O risco, como o próprio nome já indica, é a possibilidade de algum termo não sair como planejado. Trata-se do grau de imprevisibilidade sobre o retorno, sobre as oscilações a que o investimento está sujeito e sobre a garantia do resultado esperado para a aplicação. 

Retorno

Trata-se do quanto o investidor ganha ao investir dinheiro em uma aplicação. Em geral, quando é expresso em forma de porcentagem, esse retorno é chamado de rentabilidade. 

Por exemplo, um Certificado de Depósito Bancário (CDB) com rentabilidade de 8% ao ano representa a diferença que o investidor terá sobre o valor aplicado após esse período.

Diversificação

Como já indicado, diversificação é um conceito importante para distribuir riscos e aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado.

Trata-se de dividir o dinheiro entre diversos tipos de investimento e títulos que podem oscilar de maneira distinta. A ideia é que, em caso de queda de uma aplicação, outras sejam capazes de repor perdas e registrar ganhos em uma proporção ideal. 

Sem dúvidas, começar a investir é fundamental para ter maior controle sobre o futuro financeiro e realizar sonhos. É natural, no entanto, que surjam dúvidas sobre alguns conceitos do mercado de investimentos e as melhores aplicações para começar.

É importante esclarecer, no entanto, que não há carteira de investimentos ideal. As melhores indicações variam de acordo com o planejamento financeiro, perfil investidor e objetivo. Nesse sentido, antes de investir dinheiro, recomenda-se a busca por instituições parceiras e profissionais competentes que possam orientar sobre os primeiros passos. 

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como começar a investir, veja como as soluções da Creditas podem auxiliar no seu planejamento financeiro!

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Meu negócio

Como emitir nota fiscal MEI:passo a passo para NF-e e NFs-e