Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Empréstimo consignado para funcionários privados

Empresários possuem acesso a linhas de crédito com juros baixos e melhores condições. Conheça algumas opções vantajosas
Escrito por Creditas em 06.12.2019 | Atualizado em 08.05.2020
  • 0 Likes

O empréstimo consignado é dividido em alguns segmentos sociais, como funcionários públicos e privados, beneficiários do INSS, militares das Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica. Para cada um desses setores as condições e características desse empréstimo são diferentes.

Além disso, outros fatores também podem influenciar nas condições do consignado, como perfil de crédito do solicitante, instituição financeira e valor do empréstimo solicitado. Essa modalidade de crédito é muito requisitada no mercado, justamente porque oferece um dos juros mais baixos, senão os menores. Para os funcionários de empresas privadas, os critérios são diferenciados e a forma de solicitação também, confira abaixo.

Empréstimo consignado para funcionário de empresa privada: como funciona?

O crédito consignado privado, como o próprio nome sugere, é exclusivo para funcionários de empresas privadas, que trabalham sob o regime CLT. Essa modalidade de crédito é muito requisitada no mercado, justamente porque oferece uma das menores taxas de juros do mercado.

A modalidade de crédito, também disponível para beneficiários do INSS e funcionários públicos, é conhecida pela taxa de juros reduzida. A variação média de juros fica entre 1,4% e 3% ao mês, dependendo do perfil de financeiro do consumidor e da política de crédito do agente financeiro. 

Tendo em vista que as parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS, é necessário que a empresa do interessado tenha um convênio com algum agente financeiro, seja ele um banco, financeira ou fintech, autorizados a ofertar esse tipo de crédito.

Dessa forma, o consignado não deixa de ser um tipo de empréstimo com garantia, já que o salário ou benefício são garantias de que o credor irá receber o valor devido.

É importante ressaltar que a empresa não pode se opor à contratação do empréstimo com desconto em folha. Por ser um direito garantido por lei, a empresa deve repassar à instituição financeira todas as informações necessárias para a efetivação do empréstimo, quando solicitado pelo colaborador. Além disso, a lei garante o direito do colaborador escolher o agente financeiro com as condições que atendam às suas necessidades. 

O valor disponível para contratação no crédito consignado deve respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido para pagamento das mensalidades. Nesse caso, até 35% da receita mensal pode ser comprometida com a dívida. Sendo que 30% podem ser descontados dos rendimentos e 5% do cartão de crédito consignado.

Leia também |  O que é empréstimo consignado? Entenda como esse crédito funciona

Documentação necessária para o consignado privado

A contratação do crédito consignado pode ser feita na agência bancária ou no site do agente financeiro escolhido. Geralmente, os documentos exigidos são:

  • RG / CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Conta de consumo (luz/ água/ telefone etc.);
  • Holerite dos últimos 3 meses.

Como solicitar o empréstimo consignado privado?

O funcionário de empresa privada deve fazer a solicitação diretamente no RH da sua empresa. O departamento de Recursos Humanos por sua vez fará contato com o banco para liberar o valor do empréstimo. Cada funcionário da empresa tem uma margem consignável diferente, ou seja, um limite de solicitação diferente. Quem define essa margem é a própria empresa. Outro ponto importante de ressaltar é parceria entre o banco e a empresa. Você só conseguirá solicitar o empréstimo consignado com os bancos parceiros de sua empresa. Caso a empresa para qual trabalhe não tenha parceria com um banco que ofereça o consignado, não terá acesso a esse produto.

Onde fazer o empréstimo para funcionário de empresa privada?

Conheça alguns dos principais agentes financeiros que oferecem o crédito e compare a taxa de juros entre cada um deles:

1. Creditas

A Creditas é uma fintech de crédito especializada em empréstimo com garantia de imóvel, veículo e salário. Ela oferece acesso ao consignado privado com baixas taxas de juros e possibilita que os colaboradores de empresa privada tenham acesso a esse benefício de forma rápida, sem burocracia e 100% online. A taxa praticada pela fintech se inicia em 1,29% ao mês e 16,6% ao ano.

2. Banco Inter 

O Banco Inter é um banco digital, que oferece os mesmos produtos dos bancos convencionais. O crédito consignado, por exemplo, é exclusivo para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. As taxas médias de juros praticadas pelo aem 2,14% ao mês e 28,92% ao ano.

3. Banco Agibank

O Agibank também é um banco 100% digital e oferece o consignado nas modalidades para beneficiários do INSS, funcionários públicos e privados. As taxas médias de juros para o consignado privado ficam entre 2,43% ao mês e 33,38% ao ano.

4. Itaú Unibanco

O crédito consignado do Itaú está disponível para funcionários de empresas privadas ou servidores de órgãos públicos conveniados ao Itaú. As taxas médias de juros ficam entre 38,19% ao ano e 2,73% ao mês.

5. BV Financeira

Funcionários de empresas privadas, servidores de órgãos públicos e aposentados e pensionistas INSS também podem contratar o consignado na BV Financeira. No entanto, ela oferece as maiores taxas de juros entre as opções disponíveis, sendo em média 47,98% ao ano e 3,32% ao mês para o consignado privado.

Veja um comparativo entre as taxas médias do empréstimo consignado privado disponíveis no mercado:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
CREDITAS   1,29   16.06
CAIXA ECONOMICA FEDERAL   1,62   21,20
BANCO SAFRA   1,67   22,02
BANCO DO BRASIL   1,88   25,04
BANCO BRADESCO   2,10   28,37
BANCO INTER   1,95   26,01
BANCO SANTANDER   2,42   33,26
BANCO AGIBANK   2,43   33,38
ITAÚ UNIBANCO   2,73   38,19
BV FINANCEIRA   3,32   47,98

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em dezembro de 2019.

É importante lembrar que essas são as taxas médias cobradas entre as principais instituições financeiras, incluindo bancos, cooperativas, financeiras e fintechs. Para estipular a taxa de juros real do empréstimo consignado existem alguns critérios como o perfil financeiro do solicitante, score de crédito e a política de crédito do agente financeiro.

Faça uma simulação de empréstimo online agora mesmo!

E então, o que achou da possibilidade de empréstimo consignado para funcionários privados? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Creditas

Escrito por Creditas

Comentários [5]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Bom dia queria saber se tem como fazer um empréstimo de 2.500 trabalho em empresa privada
07.06.2018
às 12:47
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Kleudes, Para fazer um empréstimo consignado, primeiro você precisa verificar no RH se a sua empresa oferece esse benefício. Lá vão te explicar como funciona e qual é o valor que você pode solicitar. Abs
18.06.2018
às 14:56
Vanda de Almeida Fernandes
Vanda de Almeida Fernandes
disse:
Esse tipo de empréstimo consignado para funcionários de empresa privada, se o funcionário estiver com CPF negativado, pode fazer o empréstimo?
13.09.2017
às 18:06
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Oi, Vanda Depende da situação. O ideal é que você entre em contato com a instituição, pois as regras mudam para cada banco Abraço!
16.11.2017
às 17:21
vania salome otoni
vania salome otoni
disse:
ja tenho consignado quero renegociar. como faço
12.05.2017
às 13:08
Time Creditas
Time Creditas
disse:
Olá Vânia, tudo bem? Nós da Creditas trabalhamos com a modalidade garantia, que possuem taxas bem mais atrativas do que o cartão de crédito ou empréstimo pessoal. Infelizmente não trabalhamos com empréstimo consignado, cartão de crédito ou empréstimo pessoal. Se caso queira conhecer melhor nossas modalidades acesse nosso site: www.creditas.com.br Estamos á disposição.
11.08.2017
às 16:55
vania salome otoni
vania salome otoni
disse:
gostaria de fazer um emprestimo de 3.000,00. convenio com a caixa
12.05.2017
às 13:07
Time Creditas
Time Creditas
disse:
Olá Vânia, tudo bem? Com esse valor que você busca, nós da Creditas temos o empréstimo com garantia de automóvel, você já conhece? No empréstimo com automóvel em garantia, conseguimos solicitar até 90% do valor do seu carro, dependendo do ano/modelo. As taxas são a partir de 1,75% e variam de acordo com o seu perfil. O carro deve ser de ano/modelo a partir de 2002, mas se você for de São Paulo, conseguimos atender veículos a partir de 1991 ;) Te atenderia?
11.08.2017
às 17:42
Edmara jose batista
Edmara jose batista
disse:
Quero fazer um emprestimo
08.05.2017
às 23:45
Time Creditas
Time Creditas
disse:
Oi, Edmara! Para fazer um empréstimo, é só entrar no nosso site www.creditas.com.br. A solicitação é feita totalmente online! Sem filas e sem burocracia. ;)
09.05.2017
às 19:00

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010