Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Controle Financeiro
Na série “Informação que transforma”, Thiago Nigro fala sobre suas experiências no mercado financeiro e explica que, sem sonhos e propósitos, a busca pela independência financeira é em vão
por Flávia Marques
Atualizado em 11 de fevereiro, 2021
A relação de Thiago Nigro com as finanças passou por altos e baixos. O desejo de ganhar dinheiro rapidamente aliado à falta de conhecimento sobre o mercado de investimentos fez com que aos 17 anos ele tivesse a primeira experiência ruim na bolsa de valores: aplicou o que tinha - uma quantia de 5 000 reais economizados pelos pais por muitos anos - e perdeu tudo.
Mas a situação serviu como aprendizado e permitiu que ele tomasse decisões mais sábias no futuro. Aos 26, mais do que entender sobre investimentos, Nigro já tinha alcançado a tão sonhada independência financeira.
Para muitos brasileiros, essa conquista representa uma realidade distante, pois planejar as contas para o futuro ainda é uma enorme dificuldade. De acordo com um estudo da CNDL/SPC, 57% dos consumidores não têm traçado ações pensando no futuro financeiro.
O número divulgado pela CNDL é resultado de uma combinação de problemas. Questões como a falta de educação financeira, maus hábitos de consumo e dificuldade de poupar são fatores muito presentes na vida dos brasileiros.
Mais do que o bolso, a falta de planejamento afeta a autoestima dos consumidores. De acordo com o mesmo levantamento, quase metade da população (44%) acredita que, por causa da sua situação financeira, não conseguirá conquistar o que quer na vida. Isso prova como finanças e bem-estar estão intimamente relacionados. Por isso, manter uma relação saudável com o dinheiro pode trazer benefícios ainda maiores do que ter as contas em dia.
É o que defende Thiago Nigro, que tornou-se especialista em finanças pessoais e, em 2016, criou o canal O Primo Rico. Quando entrou no mercado financeiro e passou a estudar sobre o assunto, ganhar dinheiro era o seu maior sonho; mas, depois de atingir esse objetivo, a sua visão mudou.
Ele passou a entender que outras conquistas, como liberdade e tempo para fazer o que se gosta, tinham mais valor. No entanto, alcançar essas coisas sem se preocupar com os ganhos financeiros era impossível.
Hoje, Thiago fala com mais de 10 milhões de internautas por mês. Só no Instagram, possui mais de dois milhões de seguidores assíduos, que acompanham o seu trabalho para evoluir financeiramente. “Falar de finanças para tanta gente vai muito além de ensinar a ganhar dinheiro. A minha verdadeira missão é trazer liberdade a essas pessoas, e o dinheiro é um viabilizador disso”, comentou, em entrevista ao portal Exponencial.
Os conteúdos não se resumem a ensinar a audiência a ganhar mais. Diariamente, Thiago Nigro também orienta os seguidores a investirem melhor e gastarem de forma mais inteligente, a fim de que consigam viver com menos preocupações e mais próximos de realizar os seus planos.
No segundo episódio da série “Informação que transforma”, Nigro também falou de suas experiências no mercado financeiro e como a sua vida mudou depois de aprender que, sem sonhos e propósitos bem definidos, ganhar dinheiro é em vão.
Ele, que também é o novo colunista do portal Exponencial, falou sobre a importância de incentivar iniciativas relacionadas a finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo. Confira, no vídeo a seguir:
;feature=youtu.beNewsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.