• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Troca
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Store

    Store

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Empresas
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Uncategorized

Uncategorized

Como funciona o empréstimo pessoal do Itaú: conheça e compare

A linha de crédito oferece acesso rápido ao valor contratado, mas não necessariamente oferece as melhores condições. Entenda

por Vanessa Ferreira

Atualizado em 8 de maio, 2020

O empréstimo pessoal do Itaú está entre as linhas de crédito mais procuradas por pessoas que precisam de dinheiro de forma rápida, já que, de forma geral, os bancos e agentes financeiros não costumam oferecer muitas restrições para a aprovação do crédito. Mas, será que essa opção vale a pena? Para ajudar você a responder esta pergunta, o Exponencial explica abaixo como funciona a modalidade, condições de pagamento e como comparar com outros tipos de empréstimo. Confira.

Como funciona o empréstimo pessoal do Itaú

O empréstimo pessoal Itaú é exclusivo para pessoas físicas, maiores de 18 anos, que não possuem restrições no CPF. Para ter acesso a essa linha de crédito, o solicitante deve ser correntista no banco e possuir um limite pré-aprovado.

A avaliação e liberação do crédito leva em consideração o histórico de relacionamento do cliente com o Itaú, bem como o perfil financeiro e o score de crédito.

Leia também | Empréstimo pessoal: tudo o que você precisa saber

Condições de pagamento

A carência de pagamento da primeira prestação é de 90 dias, com opção de quitar em uma ou até 48 parcelas. A taxa média  de juros é de 3,98% ao mês e mais de 59% ao ano, de acordo com o Banco Central.

É importante lembrar que é necessário manter saldo disponível suficiente para suportar o débito total ou parcial dos valores devidos, pois o não pagamento resulta na incidência de juros, multas e encargos pelo atraso.

Leia também | Como fazer empréstimo: saiba como escolher e contratar

Simulação do empréstimo pessoal Itaú

A simulação e solicitação podem ser feitas nos canais de atendimento do Banco Itaú, bem como no internet banking ou nos caixas eletrônicos. Para isso, é necessário acessar o site, informando agência e conta corrente, e inserir a senha cadastrada previamente.

Para realizar a simulação de empréstimo, é necessário preencher um formulário informando o valor e a quantidade de parcelas desejadas. O banco também disponibiliza a simulação do empréstimo com seguro. Em seguida, será exibida uma tela com todas as informações da simulação do empréstimo.

Leia também | Como fazer uma simulação de empréstimo pessoal

Vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal

O acesso ao crédito imediato pode fazer com que o empréstimo pessoal se torne uma opção tentadora para solucionar problemas financeiros. No entanto, é preciso entender a sua necessidade financeira para identificar se a modalidade valerá a pena ao seu bolso.

Veja alguns prós e contras que vão ajudar você a tomar a melhor decisão:

Vantagens

  1.  Liberação rápida do dinheiro: depois da aprovação, o crédito cai na sua conta em entre 24 e 48 horas.
  2. É melhor do que entrar no limite do cheque especial: principalmente se você possui um bom relacionamento com o banco. 
  3. Disponível para negativados: existem instituições que oferecem o crédito mesmo para quem está com o nome negativado. 

Desvantagens

  1. Juros altos: o empréstimo pessoal tem uma das taxas de juros mais altas do mercado, podendo chegar a mais de 200% ao ano.
  2. CET  elevado: além dos juros, existem outros encargos financeiros que encarecem essa modalidade de crédito, como taxas, seguros e impostos que compõem o Custo Efetivo Total (CET).
  3. Parcelas pequenas, dívida alta: as pequenas prestações podem causar a falsa impressão de um bom negócio. Porém, se for analisar o valor e número das parcelas verá que o valor final será muito acima do contratado.

Alternativas de crédito mais saudáveis

Uma forma de economizar na operação é escolher uma modalidade de empréstimo com juros baixos. Assim, você garante uma parcela mais barata, justa e que caiba na sua renda mensal.

Afinal, o recurso deve ajudar o seu controle financeiro e não ser a causa dele. Para isso, é muito importante comparar as taxas praticadas por cada agente financeiro, a fim de encontrar a modalidade de crédito correspondente às suas expectativas e necessidades. 

Veja a média de juros praticada nas principais instituições financeiras na modalidade de empréstimo pessoal sem garantia:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
BANCO DO BRASIL   2,84   39,91
CAIXA ECONOMICA FEDERAL   3,29   47,46
ITAÚ UNIBANCO   3,98   59,65
BANCO SANTANDER   4,13   62,43
NUBANK   4,23   64,48
BANCO ORIGINAL   5,10   81,56
BANCO BRADESCO   5,23   84,29
BV FINANCEIRA   6,32   108,54
BANCO AGIBANK     17,15   568,09
CREFISA     21,72   957,89

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em março de 2020.

O Banco Central disponibiliza as taxas médias de juros dessa modalidade em todos os bancos que a oferecem. Mas vale lembrar que as taxas podem variar de acordo com o perfil, bem como a relação do cliente com o agente financeiro.

Empréstimo consignado

empréstimo consignado  é uma das linhas mais atrativas para quem busca economizar nas parcelas. A modalidade de crédito exclusiva para beneficiários do INSS, funcionários públicos e de empresas privadas é considerada uma alternativa de crédito saudável.

Isso porque a taxa de juros do consignado está entre as menores do mercado, chega a ser até dez vezes mais barata que outras convencionais, como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito

Veja, a seguir, um comparativo entre as taxas de juros do empréstimo consignado privado entre as principais instituições financeiras que oferecem o serviço:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
CREDITAS   1,29   16.06
BANCO SAFRA   1,73   22,86
CAIXA ECONOMICA FEDERAL   1,83   24,30
BANCO INTER   1,95   26,06
BANCO DO BRASIL   1,96   26,23
BANCO BRADESCO   2,09   28,23
BANCO AGIBANK   2,43   33,40
BANCO SANTANDER   2,43   33,43
ITAÚ UNIBANCO   2,72   38,00
BV FINANCEIRA   3,48   50,69

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em novembro de 2019.

Empréstimo com garantia

Além do empréstimo pessoal convencional, existe a opção de empréstimo com garantia. Nesse caso, é possível conseguir taxas de juros mais baixas e parcelas mais baratas, justamente porque você garante a quitação da dívida oferecendo um bem como garantia, como uma casa ou um veículo.

Essa modalidade tem ganhado espaço e cada vez mais pessoas optam por ela. Isso porque é uma oportunidade de conseguir quantias elevadas com empréstimos com juros baixos e prazos longos.

Para ter acesso às condições diferenciadas, você pode assegurar o pagamento com imóvel ou veículo. A vantagem é que quem contrata continua usando o bem normalmente até quitar a dívida. Nesse caso, a propriedade é atrelada à instituição como garantia e pode ser transferida para o credor se a dívida não for paga, operação chamada de alienação fiduciária.

Veja um comparativo de juros entre as principais modalidades de empréstimo do mercado e o empréstimo com garantia:

Como você pôde perceber, no comparativo entre o empréstimo pessoal com garantia e o sem garantia, o primeiro é a opção que oferece as menores taxas de juros e melhores condições de pagamento. Se quiser fazer uma simulação personalizada e de acordo com o seu perfil financeiro, acesse o site da Creditas,  maior fintech em empréstimo com garantia de imóvel, veículo e salário do País.

No site, você pode fazer a simulação do empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículo e empréstimo consignado com garantia do salário. Ao colocar a casa na operação, é possível conseguir taxas de juros a partir de 0,89% ao mês. Já com o automóvel, as taxas se encontram a partir de 1,49% ao mês. No consignado, as taxas praticadas são a partir de 1,19% ao mês.

Com o resultado em mãos, você pode comparar com proposta de outras empresas e escolher a melhor opção para a sua saúde financeira.

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo pessoal do Itaú, tem as informações necessárias para escolher a melhor opção para a sua saúde financeira. Compare as modalidades e escolha a melhor opção para o seu bolso.

Se quiser, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo.

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Meu negócio

Como fazer declaração do MEI: passo a passo

4 minutos de leitura