Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Refinanciamento de veículo Santander: como funciona?

A linha de crédito é restrita, mas existem opções no mercado com condições melhores. Saiba como ter acesso a esse tipo de crédito
Escrito por Portal Exponencial em 12.12.2019 | Atualizado em 13.05.2020
  • 1 Likes

O refinanciamento de veiculo é uma das linhas de crédito mais baratas do Brasil. Não à toa, muitas pessoas buscam esse tipo de crédito para quitar dívidas caras ou viabilizar conquistas. No entanto, o refinanciamento de veículo Santander possui algumas restrições. 

Confira abaixo detalhes sobre o serviço e conheça outros agentes financeiros que oferecem esse tipo de crédito com condições ainda melhores. 

Como funciona o refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículos, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, é uma linha de crédito na qual o cliente coloca o próprio automóvel como garantia da operação. Ao colocar um bem alienado ao contrato, é possível conseguir melhores condições de pagamento, como taxas mais baixas e prazos mais longos para saldar os débitos.

Para ter acesso ao crédito, o consumidor precisa ter um carro em seu nome, de preferência quitado, e estar com a documentação regularizada. Caso haja um financiamento aberto, ou até pendências como IPVA atrasado, parte do valor solicitado será destinado ao pagamento das dívidas e o restante é encaminhado para a conta do solicitante.

No caso do refinanciamento de veículo Santander, o crédito está disponível somente para correntistas do banco, já que as parcelas são debitadas diretamente da conta-corrente do Santander.

Entre as condições do empréstimo, o valor do crédito liberado pode chegar até 70% do valor de mercado do veículo e o carro deve ter até cinco anos de fabricação. As taxas de juros variam de acordo com o resultado da análise de crédito e perfil de crédito do consumidor. Já o prazo de pagamento pode chegar a até cinco anos.

Como contratar o refinanciamento de veículo?

O processo para contratação do refinanciamento de veículo pode variar de acordo com a política de crédito do agente financeiro escolhido. Mas, geralmente, o processo funciona da seguinte forma:

  1. Simulação e solicitação: para fazer o refinanciamento é necessário que você escolha um banco ou financeira que ofereça os serviços e que avalie as condições oferecidas. Como nos demais tipos de empréstimo, as taxas para este serviço variam de banco para banco. Então, para conseguir um bom empréstimo, é fundamental fazer simulações para, enfim, escolher a menor taxa de juros.
  2. Envio da documentação: envie a documentação exigida e, caso o veículo não esteja em seu nome, é preciso fazer a transferência.
  3. Análise de crédito: nessa etapa ocorre a avaliação da situação financeira do cliente, para  checar a viabilidade de arcar com as parcelas, e a quantia requerida. Se não estiver adequado aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
  4. Análise jurídica e vistoria do veículo: os documentos do solicitante passam por uma verificação e triagem. Paralelamente, o bem é avaliado para  se tornar garantia do pagamento.
  5. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, o documento de formalização do empréstimo é liberado  para assinatura.
  6. Liberação do recurso: o dinheiro pode entrar na sua conta entre 5 e 15 dias depois de iniciar a contratação. A liberação do crédito depende da velocidade com que o cliente providencia a documentação e realiza a vistoria do veículo, além da rapidez na análise de crédito por parte da empresa.

Leia também: Refinanciamento: o que é, como funciona e onde fazer

Quando solicitar o refinanciamento de veículo?

Essa linha de crédito também é utilizada para outros fins, além de quitar dívidas. Como a utilização do dinheiro é livre, muitos usam o crédito para investir no próprio negócio, além de arcar com gastos  de saúde e aquisição de outros bens, por exemplo. Como os juros são baixos, também é uma boa alternativa para custear viagens, cursos e realizar reformas, entre outros.

Essa opção é vantajosa, ainda mais quando comparada a outras linhas como o empréstimo pessoal, com taxas acima de 7% ao mês. Em relação ao cheque especial, com juros de mais de 12% ao mês, o refinanciamento de veículo apresenta taxas cerca de 80% menores.

Veja um comparativo entre o refinanciamento de veículo e as principais modalidades de crédito do mercado:

Vantagens e cuidados

Embora o refinanciamento de veículos seja uma modalidade de crédito vantajosa, é preciso ter alguns cuidados para não cair em armadilhas. Veja algumas dicas:

  • Certifique-se de que o site é seguro: sempre observe se o site trabalha com selos e certificados de segurança para proteção dos usuários e de seus dados.
  • Fuja de qualquer pagamento antecipado: nenhuma empresa pode cobrar valores antecipados para liberar o crédito. 
  • Verifique a reputação da empresa: pesquise sobre a empresa em sites como o Reclame Aqui e nas  redes sociais da empresa, pois além de perceber a credibilidade, também é possível verificar opiniões de quem já contratou o crédito.
  • Verifique se a empresa é autorizada a oferecer empréstimo: confira se a empresa em questão é autorizada a prestar serviços financeiros. Você pode consultar no site do Banco Central ou pelo telefone 145.
  • Leia o contrato antes de assinar: o contrato é a garantia de que as condições acordadas na negociação serão cumpridas.  Se possível, avalie o documento com a ajuda de um profissional da área.

Requisitos para o refinanciamento de veículo

O principal requisito para solicitar essa linha de crédito é possuir um automóvel, de preferência quitado e sem dívidas. Caso haja alguma pendência financeira, ainda é possível de requisitar o dinheiro, porém parte do montante será usado para quitar os débitos pendentes.

A documentação básica para dar entrada no processo é a seguinte:

  • RG e CPF ou carteira de habilitação;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Documentação do veículo.

Após preencher as fichas e enviar a documentação, o cliente passará por uma aprovação de crédito. Em caso de autorização, segue para o processo de vistoria do veículo, para a empresa entender o estado do bem e avaliar o quanto pode ser liberado.

Outras alternativas para o refinanciamento de veículo

Tradicionalmente, você consegue solicitar o empréstimo em bancos e financeiras. Mas, hoje em dia é possível recorrer às fintechs, empresas que provocam inovações no mercado financeiro, escalando produtos e serviços com a ajuda da tecnologia. Esse modelo de negócio é focado na experiência do usuário, priorizando processos simples e fluídos.

As fintechs brasileiras têm estrutura e expertise para atuar nos mais variados segmentos do mercado financeiro. Diferente dos bancos tradicionais, que oferecem produtos e serviços financeiros variados e padronizados, essas empresas se especializam em nichos de mercado, concentrando seus esforços em áreas específicas. Isso é muito positivo, pois o consumidor pode contar com profissionais especializados no produto/serviço que ele precisa. Além disso, você pode solicitar o crédito pela internet, sem precisar encarar filas em agências bancárias e perder tempo.

O foco dessas companhias é facilitar o acesso ao crédito. A Creditas, por exemplo, é uma fintech especializada em empréstimo com garantia de veículo, imóvel ou salário. A quantia máxima concedida é 90% do valor total do automóvel e a taxa mínima é de 1,49% ao mês. O prazo para pagar chega a 48 meses. Porém, todos esses fatores vão depender da análise de crédito, do seu perfil financeiro e da situação do veículo em garantia. Lembre-se que a empresa leva em conta inúmeros fatores antes de  entregar a proposta final.

Tem mais dúvidas sobre o refinanciamento de veículos? Escreva para nós nos comentários abaixo. Continue acompanhando os conteúdos para ficar por dentro desse e de outros assuntos.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao enviar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Preencha esse campo obrigatório.
Preencha esse campo obrigatório.
Selecione uma opção no menu suspenso.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 1 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial

Comentários [5]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Carlos Eduardo de Oliveira
Carlos Eduardo de Oliveira
disse:
BOM DIA ,TENHO UM i30 2009 /2010 FINANCIADO PELO SANTANDER EM 48 PARCELAS COM 37 PAGAS , VALOR DE QUITAÇÃO 11.418,43 QUERIA SABER SE A COMO REFINANCIAR,SE SIM GOSTARIA DE FAZER UMA SIMULAÇÃO!
11.03.2019
às 11:46
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Olá Carlos, tudo bem? Aqui na Creditas trabalhamos sim com carros financiados! Você já deu uma olhadinha no nosso site (www.creditas.com.br)? Por lá você consegue fazer uma simulação! Não se esqueça de selecionar a opção que seu carro ainda não está quitado. Qualquer dúvida, estamos à disposição! 😊
19.03.2019
às 14:33
Elton Lourenço
Elton Lourenço
disse:
Tenho uma moto e queria refinancia-la? Como faço?
14.01.2019
às 00:36
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Olá Elton, tudo bem? Infelizmente não trabalhamos com motos =( Neste link você encontra alguns parceiros que trabalham com empréstimo pessoal, talvez um deles possa te ajudar! https://app.creditas.com.br/emprestimo/pessoal 😉
19.03.2019
às 14:36
Lucia fonseca
Lucia fonseca
disse:
Tenho um carro quitado no.meu.nome e preciso de um emprestimo,tenho.como.conseguir esse emprestimo.
15.03.2018
às 00:47
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Lucia, Colocando o seu carro como garantia você tem acesso a ótimas taxas de juros! Na Creditas, por exemplo, a taxa mínima é de 1,49% ao mês. Você pode financiar até 90% do valor do seu veículo e parcelar em até 48 meses Quer fazer uma simulação sem compromisso? Basta entrar no nosso site e preencher um cadastro com algumas informações www.creditas.com.br
15.03.2018
às 21:46
OsmarmarianoPimenta
OsmarmarianoPimenta
disse:
Quréia saber com o carro alienado posso fazer
10.02.2018
às 21:02
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Olá, Não é possível alienar o mesmo bem em duas instituições financeiras diferentes, sem que uma dívida seja quitada. Entenda mais sobre isso neste texto: Como o Interveniente Quitante pode mudar seu empréstimo
12.03.2018
às 18:57
angela
angela
disse:
tenho um corolla xei 2010/2011, ainda não terminei de quitar faltam 06 parcelas, porem fui roubada tenho o termo de ocorrência e gostaria de financia-lo novamente para voltar a minha vida financeira ao normal
17.07.2017
às 15:03
Time Creditas
Time Creditas
disse:
Olá Angela..tudo bem? Pra você colocar o carro como garantia ele tem que estar com você (fisicamente) em " mãos" . O carro passa por vistorias No empréstimo com o carro em garantia, nós conseguimos solicitar até 90% do valor de seu carro, dependendo do ano/modelo. O carro deve ser de ano/modelo a partir de 2002, mas se você for de São Paulo Capital, conseguimos atender veículos a partir de 1991 ;) Caso seu carro ainda não esteja quitado, o valor do empréstimo + saldo devedor do carro, não pode ultrapassar 50% do valor do seu carro. Se você tiver restrições no CPF, dependendo do seu perfil, conseguimos seguir.
28.07.2017
às 10:58

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010