Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Descubra como quitar o empréstimo consignado de forma antecipada

Também chamada de liquidação antecipada, a prática pode reduzir significativamente os juros do empréstimo. Entenda quando vale a pena optar pelo recurso

Escrito por Vanessa Ferreira em 13.03.2020 | Atualizado em 29.03.2020

  • 0 Likes

Antecipar a quitação de um empréstimo consignado pode trazer um grande alívio financeiro e é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. No entanto, é preciso avaliar a opção com cautela, a fim de evitar um possível desequilíbrio financeiro.

A seguir, saiba como quitar esse débito e em que casos a estratégia é mais recomendada.

Alternativas para quitar o empréstimo consignado

Além de aguardar o fim dos descontos das parcelas de empréstimo consignado diretamente do salário ou benefício do INSS, também existe a possibilidade de realizar a liquidação antecipada da dívida ou a portabilidade de crédito. A seguir, entenda cada uma delas:

Liquidação antecipada do empréstimo consignado

A antecipação de pagamento é um direito, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, em qualquer modalidade de crédito, incluindo o empréstimo consignado privado, INSS ou público. Portanto, nenhum tipo de taxa adicional pode ser cobrada por isso.

Ao optar por esta opção, o consumidor antecipa o pagamento das parcelas do empréstimo antes do prazo estipulado em contrato. A maior vantagem disso é a redução da taxa de juros, visto que o agente financeiro precisa descontar os juros das parcelas que ainda iriam vencer. 

A liquidação antecipada pode ser feita de duas formas:

  • Quitação parcial: situação em que o consumidor opta pagar mais de uma parcela do empréstimo de uma vez. Nesse caso, o abatimento de juros é calculado de acordo com a parcela antecipada.
  • Quitação integral: situação em que o beneficiário decide saldar todas as parcelas de uma só vez. Nesse caso, os juros e encargos são abatidos das parcelas restantes.

Outra vantagem de optar pelo pagamento antecipado, mesmo que só algumas parcelas, é a possibilidade de melhorar o relacionamento com o agente financeiro, já que a ação indica menor risco de inadimplência. Além disso, no empréstimo consignado, a antecipação garante a liberação da margem consignável caso seja necessário contratar um novo crédito no futuro.

Leia também: Como quitar dívidas e conquistar independência financeira

Como antecipar o empréstimo consignado?

Para realizar o procedimento basta entrar em contato com o agente financeiro responsável pelo contrato de empréstimo consignado e consultar o saldo devedor da dívida. O documento deve oferecer informações importantes sobre o contrato:

  • Número do contrato
  • Saldo devedor atualizado
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor
  • Modalidade de crédito contratada
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva)
  • Valor de cada parcela
  • Prazo total e remanescente
  • Saldo com o abatimento da taxa de juro

Com o valor da antecipação em mãos, o próximo passo é solicitar o boleto para pagamento ao agente financeiro. Após a quitação da dívida, as parcelas deixam de ser descontadas na folha de pagamento, contracheque ou benefício INSS. O processo dura, em média, de 3 a 5 dias úteis.

Portabilidade de empréstimo consignado

Outra alternativa para melhorar a taxa de juros e demais condições do empréstimo consignado é a portabilidade de crédito, operação em que o consumidor transfere a dívida para outro agente financeiro com condições melhores. O recurso pode ser solicitado por aposentados, pensionistas, funcionários públicos e privados. 

Para garantir o benefício é necessário que o novo agente financeiro escolhido possua convênio com a entidade pela qual você recebe o benefício ou salário.

Como solicitar a portabilidade?

Para solicitar a portabilidade de crédito o consumidor deve entrar em contato com o agente financeiro em que possui o contrato de empréstimo consignado e solicitar o extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da dívida, como no exemplo anterior. 

Com esses dados em mãos, o contratante pode comparar as condições com o novo agente financeiro e entender se a troca realmente vale a pena. Após a solicitação e aprovação do novo crédito, o agente financeiro escolhido realiza o pagamento do débito e assume o novo crédito.

Como quitar empréstimo consignado do INSS?

Aposentados e pensionistas do INSS também têm direito de realizar a quitação antecipada do consignado e usufruir do abatimento da taxa de juros. Para isso, é importante consultar o saldo devedor por meio do extrato de empréstimo consignado disponibilizado pelo INSS. 

É possível consultar o extrato nas agências físicas ou pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e também pelo aplicativo “Meu INSS”. O beneficiário também pode recorrer aos canais de atendimento do agente financeiro responsável pela emissão do contrato de empréstimo consignado.

De acordo com a lei, o agente financeiro deve emitir, em até 5 dias úteis, boleto ou documento de pagamento detalhado, quando o beneficiário quiser quitar antecipadamente suas operações de empréstimo. O boleto ou documento de pagamento informará o valor total do empréstimo, o desconto para o pagamento antecipado e o valor líquido a pagar. 

Leia também | Tenho um empréstimo consignado e fui demitido. E agora?

Em quais casos a quitação antecipada é recomendada?

A quitação antecipada é recomendada para quem conseguiu poupar o valor necessário ou está com dinheiro extra para pagamento parcial ou total da dívida, desde que não prejudique outros pagamentos do orçamento pessoal ou familiar. Também é indicada para quem deseja liberar o limite de crédito e margem consignável. 

Quem não tem o recurso financeiro disponível mas, ainda assim, deseja reduzir o valor das parcelas pagas mensalmente, pode avaliar a possibilidade de fazer um refinanciamento. 

Leia também: Saiba como renegociar seu empréstimo consignado

No refinanciamento do empréstimo consignado, o contrato atual é negociado novamente, no mesmo agente financeiro, geralmente estendendo o prazo para pagamento da dívida original. A operação pode liberar um troco, que é como um novo empréstimo, para quem precisa de crédito.

Por outro lado, a quitação antecipada do empréstimo não é recomendada se o valor pago à vista desequilibrar o orçamento. Não vale a pena criar uma nova dívida sem necessidade, apenas para quitar um contrato em andamento. Essa opção também não se mostra tão vantajosa quando o contrato já está próximo de ser quitado, pois os juros abatidos serão mínimos.

Lembre-se também que os juros do empréstimo consignado costumam ser mais baratos. Por isso, não desanime se não conseguir antecipar o pagamento das prestações. Afinal, os valores continuam compensando mais do que outros tipos de empréstimo existentes no mercado.

Leia também | O que é empréstimo consignado? Entenda como esse crédito funciona

Como calcular desconto para quitar empréstimo consignado

O cálculo de quitação do empréstimo consignado é feito com base nas parcelas que ainda faltam para quitar o contrato atual, porém, sem a cobrança dos juros futuros. Dessa forma, os descontos serão proporcionais ao prazo e juros cobrados.

Vale lembrar que não há devolução dos juros que já foram pagos no empréstimo consignado. O que ocorre é que a dívida é trazida ao momento presente, logo isentando a cobrança dos juros e encargos futuros.

Você tem mais dúvidas sobre esse assunto? Conte para a gente nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010