Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Como funciona o empréstimo consignado privado da Creditas

A linha de crédito se destaca pela taxa de juros reduzida e facilidade no processo de contratação, 100% online

Escrito por Vanessa Ferreira em 17.03.2020 | Atualizado em 29.03.2020

  • 1 Likes

A Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, oferece acesso ao crédito consignado exclusivo para funcionários de empresa privada, com o objetivo de ampliar a mais pessoas o acesso a recursos financeiros saudáveis.

A seguir, entenda como funciona essa modalidade, como contratar, compare taxas e conheça os diferenciais em comparação com outras linhas de crédito.

Como funciona o empréstimo consignado privado da Creditas?

O empréstimo consignado é conhecido por possuir taxas de juros atrativas. Por meio de um convênio entre a empresa empregadora e a Creditas é possível contratar o crédito e usufruir do benefício para quitar dívidas mais caras ou tirar um plano do papel.

As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento do colaborador, o que reduz os riscos de inadimplência e possibilita políticas de crédito melhores e mais flexíveis.

O que muita gente não sabe é que existem outras possibilidades para essa linha de crédito, como a consignação de produtos e serviços, além de condições especiais oferecidas pela fintech. Veja as principais:

Taxa de juros menores

Os juros baixos são um dos grandes destaques do consignado da Creditas, com taxa a partir de 1,29% ao mês, pré-fixadas. Para se ter uma ideia, no consignado a taxa média de juros varia entre 20% e 35% ao ano. Na Creditas, a taxa é ainda menor: a partir 16,6% ao ano. Enquanto isso, modalidades de empréstimos mais populares, como o cartão de crédito e cheque especial chegam a bater a exorbitante marca de três dígitos.

Veja um comparativo entre as principais linhas de crédito disponíveis no mercado:

Agora, compare as taxas mínimas praticadas por empréstimos consignados privados:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
CREDITAS   1,29   16,06
CAIXA ECONOMICA FEDERAL   1,60   20,92
BANCO SAFRA   1,74   23,01
BANCO DO BRASIL   1,84   24,48
BANCO BRADESCO   2,11   28,46
BANCO INTER   2,16   29,25
BANCO SANTANDER   2,39   32,70
BANCO AGIBANK   2,42   33,19
ITAÚ UNIBANCO   2,55   35,32
BV FINANCEIRA   3,52   51,48

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em março de 2020.

Leia também: Taxa de juros do consignado: compare e escolha a melhor

Flexibilidade na margem consignável

Outra característica do crédito consignado é a chamada margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido com o pagamento das parcelas.

De acordo com a Lei do empréstimo consignado, o limite máximo da parcela de empréstimo não pode ser maior que 30% do salário do funcionário. Por exemplo, vamos supor que você possui um salário líquido de 2 500 reais por mês, a parcela mensal do empréstimo não pode ultrapassar o valor de 750 reais para o empréstimo.

Nesse sentido, a Creditas também se diferencia do mercado ao oferecer mais flexibilidade no cálculo da margem consignável. Ela pode chegar a até 40% do salário do colaborador, o que garante o acesso a valores maiores. O cálculo leva em consideração o perfil e histórico financeiro do funcionário, a fim de garantir que o crédito não impacte o seu equilíbrio financeiro.

Leia também |Saiba como renegociar seu empréstimo consignado

Facilidade na contratação

O processo de solicitação e contratação de crédito pode ser feito totalmente online, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp ou pelo próprio site da fintech, o que proporciona uma excelente experiência ao usuário, não sendo necessário dirigir-se a uma agência bancária. 

Na plataforma é possível fazer desde a simulação de crédito até a assinatura do contrato de forma totalmente online e com a garantia de segurança dos dados enviados.

Agilidade na aprovação

O processo automatizado também proporciona mais agilidade na análise e aprovação de crédito. A liberação do valor na conta corrente do solicitante leva, em média, 5 dias úteis entre a solicitação e assinatura do contrato.

Disponível para negativados

A fintech também disponibiliza o crédito para quem possui restrições no CPF. Dessa forma, é possível utilizar o crédito para regularizar a situação e retomar o seu poder de compra, evitando a incidência de juros ainda maiores.

Creditas Store

Outra novidade da fintech é a Creditas Store, a primeira plataforma para compra de produtos, serviços e experiências por meio do empréstimo consignado privado. 

Todos os colaboradores com carteira assinada, de empresas conveniadas com a Creditas, podem realizar compras na loja online de forma parcelada, com desconto na folha de pagamento. A principal vantagem desse tipo de serviço é a possibilidade de adquirir um bem ou serviço sem a necessidade de recorrer ao cartão de crédito ou a crediários que possuem taxas de juros elevadas

Por enquanto, quem acessar a loja online terá a possibilidade de adquirir um único produto: smartphones. No entanto, em breve novos produtos e serviços estarão disponíveis nas prateleiras digitais, como programas de educação (intercâmbio e cursos de pós-graduação), eletrodomésticos e viagens, por exemplo.

Leia também | Creditas lança loja online para clientes do consignado privado

Como contratar o empréstimo consignado Creditas?

Como vimos, uma das principais vantagens do empréstimo consignado da Creditas é a facilidade na contratação. Veja como o processo é simples:

Simulação: a simulação do crédito consignado da Creditas pode ser realizada totalmente online, via computador ou celular. A fintech também disponibiliza a simulação e contratação via WhatsApp. Na plataforma é possível visualizar o valor de crédito pré-aprovado, além de ser possível simular o valor e quantidade de parcelas.

Solicitação: após a escolha das condições do empréstimo é possível fazer a solicitação pela própria plataforma, sem a necessidade de falar com um atendente.

Envio da documentação: em seguida, é necessário anexar as fotos da documentação exigida (documento com foto, comprovante de residência e holerite). Certifique-se de de as fotos estão com boa qualidade e com informações legíveis.

Análise de crédito: com todos os dados em mãos, a Creditas realiza uma análise de crédito, levando em consideração o perfil e histórico financeiro do solicitante.

Assinatura do contrato: após a aprovação, o usuário receberá acesso ao contrato de empréstimo com todas as informações detalhadas da contratação. É possível assinar o contrato diretamente pelo aplicativo, não sendo necessário se dirigir a uma loja física para concluir a contratação do crédito.

Liberação do valor: após a confirmação o valor estará disponível na conta bancária do solicitante em até 1 dia útil.

É importante lembrar que para ter acesso ao crédito liberado é necessário ter uma conta corrente em seu nome. Se você não é correntista de um banco, é possível abrir uma conta online, sem a necessidade de enfrentar burocracias e filas em bancos. Algumas fintechs oferecem a possibilidade de criar uma Conta Corrente Digital, em que todos os processos bancários são realizados online, inclusive a ativação da conta.

Leia também | Como fazer um empréstimo online na Creditas

E em caso de aposentadoria e demissão?

Quando o colaborador contrata crédito consignado na Creditas e pede demissão antes de concluir o pagamento do empréstimo, as parcelas podem ser descontadas de até 30% das verbas rescisórias - como saldo de salário, aviso prévio, férias vencidas e valores depositados no FGTS. O mesmo se aplica aos funcionários que são desligados e para aposentados.

Caso ainda haja parcelas em aberto, o valor adicional pode ser cobrado diretamente na conta do trabalhador ou por meio de boletos bancários. A forma de pagamento varia de acordo com as condições estabelecidas no contrato assinado durante a solicitação do empréstimo.

Saiba mais: Tenho um empréstimo consignado e fui demitido. E agora?

Portabilidade de crédito consignado

A portabilidade de crédito serve para ajudar quem quer trocar uma dívida cara por uma mais barata. Com essa opção, é possível transferir a dívida para outro banco e, dessa forma, reduzir a taxa de juros e melhorar as condições de pagamento.

O que poucas pessoas sabem é que é possível solicitar a portabilidade a qualquer momento, mediante o cancelamento do contrato e quitação antecipada da dívida original. A portabilidade de crédito consignado na Creditas pode ser solicitada por funcionário de empresa privada que seja conveniada à fintech.

Para isso, basta fazer a simulação e solicitação do crédito. Após a análise e aprovação, a Creditas quita o pagamento do empréstimo e assume o novo contrato de empréstimo com melhores condições. Geralmente, a operação dura em torno de 5 a 10 dias úteis, entre a solicitação de portabilidade, análise de crédito e assinatura do novo contrato.

Leia também: Portabilidade de crédito vale mesmo a pena?

Considerações antes de contratar o crédito consignado

O empréstimo consignado privado é, sem dúvidas, uma modalidade de crédito saudável, indicada para o pagamento de dívidas com juros altos ou para obter conquistas, como fazer um intercâmbio, viajar, estudar algo novo ou até adquirir algum bem.

No entanto, antes de contratar qualquer tipo de crédito é importante entender a finalidade do empréstimo, o período em que esse recurso extra será suficiente, porcentagem do salário que será comprometida com a dívida e se esse crédito resolverá a sua situação de forma definitiva.

Antes de tudo, faça uma análise da sua situação financeira e verifique o valor máximo que é possível comprometer com o pagamento da parcela mensal. Como o dinheiro é descontado diretamente na folha de pagamento, deve-se ter em mente que parte da renda será comprometida com o pagamento das parcelas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o empréstimo consignado privado da Creditas já é possível considerar essa modalidade como opção de crédito para viabilizar as suas novas conquistas. Gostaria de saber mais sobre o produto? Conte para a gente nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 1 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010