• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Empréstimo com garantia
    • Aluguel
    • Financiamento
    • Seguro Casa
    • Carros

    • Empréstimo com garantia
    • Financiamento de carros
    • Seguro Auto
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Seguros

    Seguros

      Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.

    • Para você

    • Auto
    • Casa
    • Viagem
    • Vida
    • Acidentes Pessoais
    • Mais seguros para empresas
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Atração e retenção

Atração e retenção

Saiba quais são as 8 competências profissionais mais requisitadas

Descubra as 8 competências profissionais mais requisitadas pelas empresas no processo de seleção de candidatos e aumente suas chances de ter sucesso nas contratações

por Marilia Ferro

Atualizado em 20 de maio, 2023

Saiba quais são as 8 competências profissionais mais requisitadas

Quer saber quais são as competências profissionais essenciais no momento de selecionar talentos para sua empresa? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, conheça as habilidades que você deve buscar nos candidatos.

No cenário atual, as empresas estão em busca de equipes qualificadas e adaptáveis às constantes mudanças no mercado de trabalho. Desse modo, algumas competências profissionais se destacam como as mais requisitadas. Por isso, é fundamental que os colaboradores fiquem atentos a essas habilidades.

Da mesma maneira, o RH também deve saber como desenvolvê-las na empresa. E é justamente sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe e descubra quais são as competências mais importantes e de que forma o setor de Recursos Humanos deve descrevê-las na seleção de talentos, bem como de que forma ele pode aprimorá-las nas equipes.

Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH

Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.

Quero saber mais

Para facilitar sua leitura, veja quais são os tópicos abordados nesta matéria:

Quais são as principais competências profissionais?

Com o aumento da competitividade e a necessidade de conquistar espaço, ter um conjunto de habilidades específicas faz toda a diferença no momento da contratação. Do mesmo modo, as empresas que contam com equipes bem qualificadas conseguem impulsionar seus resultados. A seguir, confira as competências profissionais mais valorizadas atualmente.

1. Comunicação eficiente

A capacidade de se comunicar de forma eficaz é uma habilidade essencial em qualquer ambiente profissional. Isso inclui a comunicação escrita, verbal e também a não verbal. Portanto, profissionais que dominam essa competência são capazes de transmitir informações de forma clara e concisa, além de saber ouvir e compreender as necessidades dos colegas de trabalho e clientes.

2. Trabalho em equipe

Colaboradores que sabem trabalhar bem em equipe são capazes de compartilhar ideias e atuar para o desenvolvimento de projetos em grupo, contribuindo para um ambiente de colaboração e crescimento mútuo.

3. Adaptabilidade

A adaptabilidade é uma habilidade essencial no mundo corporativo porque mudanças e inovações acontecem constantemente. Profissionais que demonstram capacidade de adaptação são capazes de lidar com diferentes situações, aprender novas habilidades e se ajustar às transformações do mercado. Por isso, essa competência é fundamental para se manter relevante e bem-sucedido na carreira.

4. Pensamento crítico

Essa habilidade envolve a capacidade de analisar informações, identificar padrões e tomar decisões embasadas em evidências e raciocínio lógico. Desse modo, colaboradores com o pensamento crítico aguçado conseguem avaliar situações de diferentes perspectivas, questionar suposições e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.

5. Liderança

A liderança é uma das softs skills mais requisitadas no mercado de trabalho. Afinal, ela engloba diversas outras habilidades, como a capacidade de motivar e inspirar equipes, tomar decisões assertivas, delegar tarefas e gerenciar conflitos. Sendo assim, colaboradores com habilidades de liderança são muito valorizados, pois conseguem conduzir projetos e times de forma eficaz, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa.

6. Gestão de tempo

Essa é uma competência crucial para a produtividade no ambiente de trabalho. Assim, profissionais que dominam essa habilidade são capazes de organizar suas tarefas, estabelecer prioridades e cumprir prazos, garantindo a eficiência e qualidade do trabalho realizado. Aliás, a gestão de tempo também se refere à habilidade de equilibrar vida profissional e pessoal.

7. Inteligência emocional

Trata-se da capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros. No ambiente de trabalho, essa habilidade é fundamental para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis e duradouros. Isso porque os profissionais são capazes de manter o equilíbrio emocional, lidar com situações de pressão e estresse e criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

8. Resolução de problemas

Essa é uma competência profissional muito valorizada porque os profissionais que a dominam conseguem analisar situações complexas, identificar obstáculos e encontrar soluções criativas e eficientes para superá-los. Além disso, a resolução de problemas envolve a capacidade de tomar decisões assertivas e lidar com imprevistos.

Quais são as habilidades profissionais do futuro?

As habilidades profissionais do futuro se relacionam às demandas de um mercado de trabalho em constante transformação, com avanços tecnológicos e mudanças nos modelos de negócio. Algumas das competências que ganharão ainda mais destaque no futuro são:

  • aprendizado contínuo adquirir novos conhecimentos de forma constante, mantendo-se atualizado em relação às tendências e inovações do mercado;
  • inteligência artificial e automação — compreensão e aplicação de conceitos relacionados à inteligência artificial, robótica e automação, e suas aplicações no ambiente de trabalho;
  • pensamento orientado a dados (Data-Driven) — interpretar, analisar e tomar decisões com base em dados, utilizando ferramentas de análise e visualização de informações;
  • cibersegurança — conhecimento e aplicação de práticas e tecnologias para proteger informações e sistemas contra ataques cibernéticos, garantindo a segurança dos dados da empresa;
  • economia e sustentabilidade — aplicação de práticas sustentáveis nos processos da empresa, visando o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e ao bem-estar;
  • empatia e diversidade cultural — ou seja, compreender e valorizar diferentes perspectivas culturais e sociais, provendo ambientes inclusivos e respeitosos no trabalho;
  • gestão ágil de projetos — isto é, domínio de metodologias ágeis para gerenciar projetos de forma eficiente e flexível, garantindo a entrega de resultados em um ambiente em constante mudança.

Como descrever as competências profissionais para a seleção de talentos?

O RH deve descrevê-las de forma clara e objetiva. Antes de tudo, é importante diferenciar habilidades técnicas, ou seja, conhecimentos específicos, das habilidades comportamentais (soft skills). Ao listar as competências, o responsável deve considerar o perfil da vaga, as necessidades da empresa e a cultura organizacional.

Por isso, indique o nível de domínio esperado e, quando aplicável, ferramentas ou técnicas associadas. Além disso, utilizar exemplos de situações práticas em que tais habilidades são aplicadas pode facilitar o entendimento dos candidatos. Afinal, a transparência na descrição das competências profissionais ajuda a atrair candidatos alinhados ao perfil desejado, otimizando o processo seletivo.

Como o RH pode ajudar a desenvolver as competências profissionais?

O RH pode ajudar a desenvolver competências e habilidades profissionais dos colaboradores através de diversas estratégias. Entre elas, promover treinamentos e capacitações específicas, incentivando o aprendizado contínuo e a atualização profissional. Ainda, implementar programas de mentoria e coaching auxilia no desenvolvimento das soft skills, como a liderança, por exemplo.

Além disso, o RH pode criar planos de desenvolvimento individual (PDI) personalizados, estabelecendo metas e ações para aprimorar competências. Fomentar a cultura do feedback, tanto positivo quanto construtivo, também é essencial para a melhoria contínua dos colaboradores. Por fim, estimular um ambiente de trabalho colaborativo e diverso impulsiona o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Portanto, o RH desempenha um papel crucial na identificação, seleção e no desenvolvimento das competências profissionais. Lembre-se de que investir no aprimoramento contínuo dos colaboradores da sua empresa é garantir um futuro promissor tanto para o negócio quanto para a equipe envolvida.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então, confira os 10 livros de Gestão de Pessoas que todo gestor de RH deve ler!

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Educação financeira

Bloquinho do saldo positivo: colaboradores com as finanças no ritmo neste Carnaval