• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Atração e retenção

Atração e retenção

Campanhas de incentivo: 7 ações para motivar colaboradores

Ações para motivar engajamento de colaboradores podem fazer diferença na produtividade e resultados. Saiba mais!

por Marilia Ferro

Atualizado em 6 de outubro, 2022

Quer saber o que são campanhas de incentivo para os colaboradores? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender mais sobre esse tipo de ação e como podem ser utilizadas para motivar sua equipe. Acompanhe!

O engajamento dos funcionários é um recurso que vale ouro para qualquer empresa e impacta em todas as áreas da operação, nos resultados, na atração de talentos e até mesmo na percepção que a organização leva para o mercado e seus clientes.

Por essa razão, planejar ações para facilitar e incentivar o dia a dia de trabalho pode trazer benefícios importantes para a retenção dos talentos da companhia e para a produtividade dos colaboradores.

Para facilitar sua leitura, veja os tópicos que abordamos neste conteúdo:

O que são campanhas de incentivo?

Ações como essa também recebem o nome de marketing de incentivo e tem como premissa estimular os colaboradores a melhorarem seu desempenho, suas competências e sua relação com a empresa por meio do reconhecimento pelo trabalho. Trata-se de uma das pontas de ações de endomarketing e que tem tanta importância quanto a fidelização de clientes – afinal, o engajamento do funcionário é base da lucratividade de qualquer organização.

Dessa forma, além de um salário e benefícios atrativos, as campanhas de incentivo podem ser oferecidas como premiações extras, que podem ser em dinheiro ou não, para melhorar o sentimento de valorização e satisfação dos colaboradores.

Por que é tão importante motivar os colaboradores?

De acordo com o relatório Estado do local de trabalho global, produzido pela Gallup, o engajamento dos colaboradores com suas empresas estagnaram em um patamar preocupante em 2022: apenas 21% estão engajados com o trabalho e 33% considera que seu trabalho não é significativo.

Ao relacionar esses dados à importância da satisfação do funcionário para os resultados da companhia, torna-se também responsabilidade da empresa promover ações para valorizar o trabalho da equipe para que ela consiga se manter firme em sua rota de crescimento.

Funcionários engajados com suas atividades e que se sentem verdadeiramente parte importante dos resultados, entendem melhor o seu papel e suas responsabilidades e têm melhor capacidade de articulá-las com seus pares e líderes, além de se tornarem promotores da marca a qual pertencem – o que reflete positivamente na interação com clientes, futuros colaboradores e o mercado em geral.

A seguir, listamos 6 ações fundamentais para implementar a cultura do incentivo em sua organização. Acompanhe!

Envolva os colaboradores no planejamento

O engajamento dos colaboradores começa a partir do momento em que eles participam ativamente dos projetos estratégicos da companhia. Ao valorizar suas opiniões e aproximá-los do negócio como um todo e seus direcionais, mais facilmente entenderão sua importância na operação e para o crescimento da empresa.

Divulgue novos projetos antes de seu lançamento

Antes de lançar novas ações ou produtos para o mercado e clientes, promova campanhas de lançamento internas para envolver os colaboradores e despertar o interesse e o sentimento de pertencimento nessas novas estratégias.

Incentive a produção de conteúdo

Os colaboradores são especialistas em suas áreas de atuação – e assim devem se sentir. Dessa forma, é interessante propor que os profissionais mostrem suas habilidades para o mercado, seja por meio de postagens no LinkedIN, blogs, podcasts, canal no Youtube, entre outros. Iniciativas como essa não são positivas apenas para o currículo do colaborador, mas também para o fortalecimento da empresa como marca empregadora.

Compartilhe os resultados

Além de apresentar a estratégia, os resultados – sejam positivos ou negativos – também devem ser compartilhados com todo o time. Dessa forma, todos comemoram juntos o sucesso das ações, onde todos tiveram participação, ou refletem sobre possíveis erros ou melhorias para os próximos desafios.

Reconheça, valorize e premie

Também faz parte de uma campanha de incentivo eficiente valorizar e premiar os colaboradores por sua contribuição. E isso pode ser feito por meio do reconhecimento individual de cada funcionário, ressaltando sua importância para o time, e também bonificações em dinheiro ou outras premiações, como jantares, viagens, eletrônicos, entre outros.

Invista no desenvolvimento do colaborador

Investir em ações de desenvolvimento e aprendizado é uma das iniciativas mais valorizadas pelos colaboradores e uma maneira eficiente de mantê-los mais engajados, produtivos e qualificados em funções. Para isso, vale oferecer oportunidades de participação em workshops, treinamentos, cursos e afins , que podem ser um ótimo caminho para campanhas de incentivo.

Ofereça feedbacks frequentes

Seja para ressaltar acertos ou recomendar melhorias, é no feedback com seus líderes que os colaboradores poderão ter a clareza do seu papel dentro da organização de forma mais individualizada e como podem se desenvolver para chegar a novas posições. Dessa forma, é mais fácil motivá-los para exercer suas funções com excelência.

Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre a importância das campanhas de incentivo? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Atração e retenção

Salários no RH: remuneração de gestor e analista