Destoando dos últimos meses, o mercado automotivo sofreu uma leve queda no mês de agosto. As vendas de automóveis e comerciais leves em agosto somaram 230 718 unidades, enquanto no mesmo período de 2018 a comercialização de veículos novos bateu quase 240 000. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e retratam uma pequena desaceleração do setor - 3,5%. Embora os números não tenham sido favoráveis para as vendas, no quesito seguro de carros, a média dos valores das apólices se manteve estável.
É o que mostra o levantamento da corretora digital Minuto Seguros. De acordo com a pesquisa realizada no mês de agosto, o hatch Onix, da Chevrolet, carro mais vendido pelo quinto ano consecutivo, oscilou apenas 0,75% em seu preço médio quando comparado com o mês anterior. Em termos financeiros, a diminuição significa 15 reais para os consumidores.
Atentar-se ao movimento do setor automotivo é um importante recurso para avaliar a compra de carros novos e os seguros a serem contratados. Por isso, mensalmente, a Minuto Seguros realiza o estudo do preço médio das apólices em diferentes capitais do país.
No estudo de agosto, a corretora online considerou perfis de condutores homens e mulheres, de 35 anos, ambos casados. Foram avaliados valores de seguros de carros de cinco capitais, sendo elas São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA) e Manaus (AM).
Mantendo o histórico do segmento, o Onix segue disparado na ponta da lista dos 10 carros mais comercializados. Em 2019, o hatch emplacou quase 160 000 unidades. Quando analisado o crescimento do veículo no mês de agosto, a alta é de 24%.
Disputando o segundo lugar na lista, os carros HB20, da Hyundai, e o Ka, da Ford, continuam crescendo sutilmente. Enquanto o HB20 teve um acréscimo de 0,3% em agosto de 2019, quando comparado com o mesmo período de 2018, o Ka cresceu cerca de 1,5%. Além disso, o Ka desbancou o hatch da Hyundai, assumindo o segundo lugar do ranking.
A novidade para o mês de agosto, porém, foi com a saída de dois nomes na lista dos 10 mais vendidos. O Corolla, da Toyota, continua instável na tabela e cedeu o lugar, juntamente com o Compass, da Jeep, para o Mobi, da Fiat, e o Creta, da Hyundai.
O Creta subiu quatro posições e se fincou na oitava colocação entre os veículos mais vendidos no Brasil, com com 6.643 unidades emplacadas. A SUV da Hyundai ficou a frente, inclusive, do Argo e do Mobi, veículos economicamente mais baratos.
Já o Mobi, não figurava na tabela desde fevereiro deste ano. Em agosto, surpreendeu e alcançou a décima posição, somando quase 5 500 unidades comercializadas - um crescimento de 15% quando comparado com o mês anterior.
Leia também - Carro: conheça os modelos que menos depreciam após um ano
De acordo com a análise elaborada pelo Minuto Seguros, o valor médio do seguro de carros - considerando os 10 mais vendidos no mês de agosto, ficou entre 2 056 reais - 2 316 reais, para homens. Já para as mulheres, o preço variou entre 1 727 reais e 2 166 reais.
A boa notícia é que, para ambos os sexos, o valor médio das apólices sofreu queda. Para os homens, a queda foi de 11%, enquanto para as mulheres a redução foi de 20%.
Quando avaliada as cidades, Manaus foi a cidade com o seguro mais barato para sete, dos 10 veículos mais vendidos, com valor médio de 1 764 reais. Em contrapartida, Rio de Janeiro continua sendo a capital mais cara para se contratar seguros de carros: teve o maior valor entre os nove carros mais comercializados, com preço médio de 2 734 reais.
Seguro de carros: confira o valor do preço médio das apólices dos veículos mais comercializados em agosto
Marca: Chevrolet
[table id=76 /]
Marca: Ford
[table id=77 /]
Marca: Hyundai
[table id=78 /]
Marca: Volkswagen
[table id=80 /]
Marca: Renault
[table id=81 /]
Marca: Chevrolet
[table id=82 /]
Marca: Volkswagen
[table id=83 /]
Marca: Hyundai
[table id=84 /]
Marca: Fiat
[table id=85 /]
Marca: Fiat
[table id=86 /]
Escrito por Portal Exponencial
Portal ExponencialComentários [0]
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?
Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.
Exponencial. Informação é fonte de crescimento.