Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Me explica Creditas
consultar quando vai receber e restituição do Imposto de Renda é mais simples do que parece. Tire todas as suas dúvidas e aprenda como fazer.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 18 de agosto, 2023
Quer saber mais sobre como consultar a restituição do Imposto de Renda? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para fazer a consulta ao andamento de pedido de restituição ou compensação.
Após mais de três meses, o prazo para a declaração do Imposto de Renda finalmente chegará ao fim em 31 de maio. E, aos que estão com todos os dados e documentos em dia com a Receita Federal, a boa notícia é que em breve chega a restituição do Imposto de Renda.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Neste ano, os lotes de entrega da restituição começaram a ser liberados em maio e todos os contribuintes deverão receber até o dia 30 de setembro. A seguir, saiba mais sobre:
A restituição do Imposto de Renda é um ajuste realizado pela Receita Federal com os declarantes que pagaram impostos a mais do que o devido no ano anterior. O cálculo leva em conta os ganhos salariais, aplicações financeiras, vendas de bens e outras movimentações financeiras. Informações sobre a restituição são fornecidas ao longo da própria declaração. Para ter direito a resgatar parte do imposto pago, é necessário ter tido custos com pensão alimentícia, despesas médicas e/ou educacionais, dependentes incluídos na declaração ou parentes falecidos com valor a receber.
A quantia que será restituída pode ser consultada através do programa do IR para computador ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" para dispositivos móveis. Os valores podem ser acompanhados na aba "Tributação", na linha azul inferior.
O serviço de consulta é gratuito e de responsabilidade da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Ele permite que você consulte sua restituição de imposto de renda, apurada pela Declaração de Imposto de Renda (DIRPF).
Qualquer contribuinte ou representante legal pode utilizar esse serviço de consulta.
Em 2023 algumas novidades estão sendo implementadas, com destaque para a restituição via Pix e para a prioridade no pagamento para quem utilizar a declaração pré-preenchida.
A consulta à restituição pode ser realizada seguindo o passo a passo disponível no tópico "Como consultar a restituição do Imposto de Renda".
Além dessas novidades, a Receita anunciou a "Campanha Destinação" uma mudança que não tem custos e permite a qualquer contribuinte destinar parte do imposto ao Fundo dos Direitos da Criança e Adolescentes (FDCA), dos Direitos da Pessoa Idosa (FDPI), atividades audiovisuais e projetos desportivos e paradesportivos.
O calendário da restituição do Imposto de Renda 2023 ficou da seguinte forma:
Vale lembrar que quem utilizar a declaração pré-preenchida e escolher a restituição via Pix terá prioridade no pagamento seguindo a ordem de prioridades:
Fazer a consulta da restituição do IR é muito simples, basta que você acesse o sistema “Consultar restituição IRPF” da Receita. Mas antes de fazer sua consulta, você precisa saber a informação que gostaria, conforme divisão abaixo:
Se você quer apenas visualizar o apenas o valor, acesse aqui e informe CPF com dígito verificador, data de nascimento com dois algarismos para o DIA e para o MÊS e quatro algarismos para o ANO e código de seis caracteres que irá validar seu acesso.
Para ter acesso a informações mais detalhadas da sua restituição você precisa acessar o Meu Imposto de Renda (Portal e-CAC) no computador ou baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda (App Store | Google Play) no smartphone.
Nessa visão você consegue consultar o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na 'malha fina'. Para acessar essa visão detalhada você vai precisar de uma conta gov.br ou de um código de acesso ao e-CAC que pode ser obtido aqui.
Se você está com problemas para acessar o serviço, recomendamos que entre em contato diretamente com a Receita Federal por um dos canais abaixo:
Agora que você já sabe como consultar a restituição do Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Veja abaixo as respostas das principais dúvidas sobre a restituição do Imposto de Renda.
A Receita Federal divulgou que a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 estará disponível a partir das 10h desta sexta-feira (23). O pagamento dessas restituições está programado para ocorrer no dia 30 de junho.
Uma coisa que muitos não sabem, é que é possível pedir antecipação do pagamento - e que a medida funciona como uma modalidade de empréstimo. Quem deseja antecipar o IR, porém, devem se atentar, primeiro, se a declaração é passível à restituição. Ou seja: se ao longo do ano anterior, ele pagou mais impostos que deveria e que, por isso, poderá reaver parcela desse valor.
Além disso, também é importante pesquisar sobre taxa de juros sobre o empréstimo, tributos e tarifas bancárias que serão cobradas durante a operação. Se você está interessado nessa modalide, consulte nosso guia sobre se vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda.
Agora que você já sabe como consultar a restituição do Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.
Se quer receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail é só se cadastrar na Newsletter da Creditas.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.