Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Economia

Gasolina, IPCA: confira os principais assuntos desta sexta

Os destaques de economia para você começar o dia bem informado
Escrito por Portal Exponencial em 10.01.2020 | Atualizado em 13.05.2020
  • 0 Likes

Postos de gasolina

O Grupo Pão de Açúcar contratou o Bradesco BBI para a venda de sua rede de postos de gasolina, como parte de estratégia de focar apenas no varejo alimentar. A estratégia ocorre depois da venda de sua participação na Via Varejo, no ano passado. As informações são do Estadão/Broadcast. No fim de junho, conforme o demonstrativo financeiro da companhia, o GPA possuía 71 postos. Para as farmácias do grupo, a estratégia deve ser a mesma, mas até aqui nenhum banco foi contratado. Procurado, o GPA afirmou que não vai comentar.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, fechou 2019 em 4,31%, ultrapassando o centro da meta para o ano, que era de 4,25%. Em 2018, o índice ficou em 3,75%. Trata-se da maior inflação anual desde 2016, quando o índice ficou em 6,29%, segundo divulgou nesta sexta-feira (10). Em dezembro, o IPCA acelerou para 1,15%, após ter registrado taxa de 0,51% em novembro, segundo divulgou nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior resultado para um mês de dezembro desde 2002, quando o IPCA ficou em 2,10%.

Endividamento

O nível recorde do porcentual de famílias com dívidas, registrado em dezembro pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi impulsionado pelos níveis historicamente baixos dos juros e sinaliza uma recuperação da economia via consumo. Segundo a Peic, o porcentual de famílias com dívidas aumentou 0,5 ponto em dezembro ante novembro de 2019, para 65,6%, maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2010. 

Bancos digitais

Uma pesquisa encomendada pela Fiserv, fornecedora global de tecnologia de serviços financeiros, e realizada pela Toluna Insights revelou que quase 20% dos brasileiros já aderiram aos bancos digitais, aqueles que não têm agências físicas, como as fintechs Nubank e Inter. No estudo feito com 600 pessoas de diversas regiões do país, 61% dos respondentes afirmaram possuir sua conta principal vinculada a algum grande banco nacional – como Itaú, Bradesco, entre outros. Um percentual de 18% opta pelos bancos bancos digitais, enquanto o restante (11%) prefere bancos regionais físicos. Além disso, a pesquisa também mostrou que os aplicativos móveis se tornaram a principal ferramenta de acesso entre os correntistas e os bancos, com preferência de 43% dos usuários. Do outro lado, fazer a interação por agências físicas é a forma preferida de somente 16% dos questionados.

Mercado de trabalho

A Kenoby, empresa de recrutamento e seleção digital, recebeu aporte de 20 milhões de reais do fundo de investimento brasileiro Astella, que tem em seu portfólio empresas como Omie e Resultados Digitais. Até então, em rodadas seed com investidores anjo, a startup tinha levantado 4 milhões de reais. A companhia planeja utilizar os 20 milhões recebidos para aprimorar seus produtos e ampliar seu número de funcionários, segundo informa o fundador e presidente Marcel Lotufo. Ao longo dos próximos dois anos, a Kenoby deve passar de 100 para 300 funcionários contratados.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010