Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Economia

Imposto de renda, dólar: confira os principais assuntos desta quarta

Os destaques de economia para você começar o dia bem informado
Escrito por Portal Exponencial em 08.01.2020 | Atualizado em 13.05.2020
  • 0 Likes

Imposto de Renda

A Receita Federal abre nesta quarta-feira hoje (8) consulta de lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Ao todo, serão desembolsados R$ 725 milhões para declarações de 2008 a 2019, beneficiando 185.891 contribuintes que estavam na malha fina, mas regularizaram as pendências com o Fisco. A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições. As restituições terão correção de 4,77%, para o lote de 2019, a 113,05%, para o lote de 2008. O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. 

Dólar 

Em meio à busca menor por dólares por parte de empresas e fundos, o Banco Central (BC) tem se limitado a observar o mercado de câmbio neste início de 2020, sem promover leilões de moeda. O BC somente voltará a atuar nos próximos dias se a demanda por moeda se intensificar novamente. As informações são do Estadão/Broadcast . Desde agosto do ano passado, o BC vinha promovendo leilões diários de dólar à vista, conjugados com operações de swap reverso (equivalentes à compra de dólares no mercado futuro) e swap tradicional (de venda de dólares no mercado futuro). Com estas três operações, o BC vinha permitindo aos agentes financeiros trocar posições em swap por dólares à vista - que, por sua vez, eram demandados por multinacionais interessadas em pagar dívidas no exterior. 

Emprego 

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) terminou 2019 em seu maior nível desde abril, indicando uma perspectiva mais otimista para o mercado de trabalho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,5 ponto em dezembro na comparação com o mês anterior, chegando a 89,9 pontos, maior leitura desde os 92,5 pontos registrados em abril. O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, teve queda de 0,8 ponto em dezembro, para 95,3 pontos. 

Veículos

As montadoras tiveram uma queda brutal das exportações em 2019, de 31,9%, impactadas pela crise na Argentina. Com esse desequilíbrio, a produção da indústria automotiva cresceu apenas 2,3% no período, para 2,94 milhões de unidades. O desempenho ocorre em um ano em que as vendas de veículos novos cresceram 8,6%, para 2,79 milhões de unidades, segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em 2019, a produção de automóveis e comerciais leves avançou 2,1%, para 2,80 milhões de unidades. O maior crescimento foi verificado no segmento de veículos pesados. No período, o volume de caminhões produzidos teve alta de 7,5% sobre o ano anterior, a 113,4 mil unidades.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010