Simule seu crédito
Soluções
Tudo sobre Crédito
por Portal Exponencial
Atualizado em 11 de fevereiro, 2021
Se você já entrou no vermelho no banco por falta de saldo e mesmo assim a instituição liberou um limite de crédito, é sinal de que entrou no cheque especial. Essa modalidade está entre as mais caras e ainda pesa muito no bolso dos brasileiros. Para melhorar a situação, em julho de 2018 passam a valer novas regras do cheque especial definidas pelo Banco Central.
Essa não é a primeira mudança. Em maio de 2017, foi a vez do cartão de crédito e em junho de 2018, do crédito rotativo. O objetivo dessas alterações é diminuir o endividamento do brasileiro com essas linhas e garantir que tenha acesso a condições mais justas.
O cheque especial lidera as modalidades, apresentando as maiores taxas de juros. Isso acontece porque é um limite pré-aprovado, disponível automaticamente na sua conta corrente e muito usado em situações emergenciais.
Então, você tem acesso facilmente e não é exigida nenhuma garantia de pagamento. Com isso, os bancos não têm certeza de que serão pagos de volta. Para compensar, cobram juros exorbitantes.
A decisão de alterar as condições do cheque especial é para evitar que o consumidor entre de forma automática e, muitas vezes, sem perceber. O objetivo é fazer uso consciente dessa linha de crédito, sabendo quando e como usar sem cair numa cilada.
Então, basicamente, são exigidas quatro mudanças para os bancos:
Existem linhas de crédito com taxas de juros muito menores que o cheque especial. Hoje em dia, você pode conseguir condições diferenciadas em outras instituições além dos bancos.
As fintechs, por exemplo, são empresas especialistas em finanças e em tecnologia. Essas companhias têm crescido muito no mundo do crédito, principalmente por facilitar o acesso a taxas mais justas e prazos maiores.
O crédito consignado e o empréstimo com garantia se destacam como os mais baratos. Compare:
[infogram id="0431ab14-6f36-4625-a712-851a5bcddee8" prefix="auv" format="interactive" title="Taxas de Juros"]
Se você é funcionário de empresa privada, servidor público ou beneficiário do INSS pode solicitar essa linha. Basicamente, no empréstimo consignado, o pagamento é descontado direto do holerite, de forma automática. Os juros são reduzidos justamente porque a empresa tem seu salário ou benefício como garantia de que será paga.
Isso é uma vantagem para quem não quer se preocupar com a data de vencimento. Porém, todo mês você ficará sem uma parte da renda para quitar outras despesas. Então, é preciso se organizar e fazer um planejamento financeiro para evitar problemas.
Você precisa de quantias bem elevadas? Está pensando em realizar sonhos caros? O diferencial do empréstimo com garantia é justamente conceder muito dinheiro, com juros reduzidos e prazos longos.
Para ter acesso a essas condições, você pode assegurar o pagamento, atrelando um bem à empresa como garantia. Mas, você continua usando normalmente seu carro ou imóvel. Esse procedimento é chamado de alienação fiduciária.
Ou seja, essa é uma maneira de você conseguir quitar dívidas e alavancar projetos pessoais pagando muito mais barato.
Ainda tem dúvidas sobre as novas regras do cheque especial? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo e continue acompanhando outros conteúdos da Revista Creditas, para ficar craque em finanças!
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.