• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Empréstimo com garantia
    • Aluguel
    • Financiamento
    • Seguro Casa
    • Carros

    • Empréstimo com garantia
    • Financiamento de carros
    • Seguro Auto
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Seguros

    Seguros

      Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.

    • Para você

    • Auto
    • Casa
    • Viagem
    • Vida
    • Acidentes Pessoais
    • Mais seguros para empresas
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Realizando sonhos

Realizando sonhos

Fies ou crédito consignado para educação? Veja a melhor opção

Ambas são opções interessantes para quem precisa de recursos para investir em educação, mas funcionam de forma diferente. Saiba mais!

por Leonardo Cruz

Atualizado em 23 de março, 2023

Fies ou crédito consignado para educação? Veja a melhor opção

Quer entender se é melhor investir no Fies ou no crédito consignado para educação? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender como funciona cada uma das opções. Confira!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma opção bastante conhecida para quem deseja financiar seus estudos no Ensino Superior. No entanto, nem sempre é possível garantir a aprovação do financiamento, deixando muitos estudantes em uma condição complicada.
Se você está nessa situação, não precisa desanimar! Há outras alternativas que podem ser exploradas, como o crédito consignado. Neste texto, vamos explicar como funciona essa modalidade de empréstimo e como ela pode ser uma solução viável para quem não conseguiu o Fies.

Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:

O que é o Fies?

O Fies é um programa do governo federal que tem como objetivo financiar a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior, sendo uma das principais alternativas para quem não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades do curso.
Trata-se de um empréstimo que deve ser pago pelo estudante após a conclusão do curso, com juros baixos e prazo de pagamento estendido.

Como funciona o Fies?

O processo de inscrição para o Fies é realizado através do site do programa, e o estudante precisa comprovar sua renda familiar e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com uma média mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
No entanto, nem sempre é possível conseguir o financiamento pelo Fies, seja por não atender aos requisitos ou por não haver vagas suficientes para atender a todos os candidatos. Nesses casos, uma alternativa é o empréstimo consignado. Vamos falar mais sobre ele nos próximos tópicos!

O estudante pode escolher entre duas modalidades de financiamento: a primeira é a juros zero, destinada a candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, e a segunda é a modalidade P-FIES, com juros determinados pelos agentes financeiros e voltada para candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até cinco salários mínimos.

Uma vez aprovado no FIES, o estudante deve pagar o valor do financiamento após a conclusão do curso, com juros que variam conforme a modalidade escolhida. O valor das parcelas é determinado de acordo com a renda do estudante após a conclusão do curso, não podendo ultrapassar 10% da sua renda mensal.

No vídeo a seguir, da plataforma educacional Quero Bolsa, você encontra mais detalhes de como o programa funciona. Confira!

Por que o crédito consignado pode ser uma alternativa ao FIES?

Nessa modalidade de empréstimo, o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento do estudante ou do seu responsável financeiro. Isso garante mais segurança ao credor, já que a possibilidade de inadimplência é menor.
Além disso, os juros do empréstimo consignado são mais baixos do que em outras modalidades , o que pode torná-lo uma opção mais viável financeiramente.
É importante lembrar, no entanto, que o empréstimo consignado também é uma dívida que deve ser quitada, e é necessário avaliar cuidadosamente se é possível arcar com as parcelas mensais antes de contratá-lo.

Investimento em educação

É importante levar em conta que os custos com educação não podem ser considerados como uma simples despesa, já que difere em sua natureza gerando receita futura.
Embora o retorno financeiro futuro não seja previsível, é certo que o investimento em educação pode gerar receita indireta. A qualidade da formação recebida pode reduzir o risco e aumentar o retorno financeiro do investimento.
A contratação de um empréstimo consignado pode ser justificada para investir em educação, especialmente quando consideramos a qualidade do corpo docente, orientação educacional, infraestrutura e método de ensino como fatores que influenciam diretamente na formação.
No entanto, antes de contratar um empréstimo, é importante avaliar se a taxa de juros cobrada é menor do que o rendimento esperado da aplicação do dinheiro. Para isso, é preciso considerar o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todas as tarifas, taxas e despesas cobradas pelo banco ao conceder o empréstimo.

Veja também: Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?

3 razões para usar o crédito consignado para educação

Os juros são atrativos

O empréstimo consignado oferece taxas de juros menores já que os descontos são realizados diretamente na folha de pagamento do solicitante. Isso garante ao banco a certeza de que as parcelas serão pagas em dia, além de permitir que o cliente contrate um empréstimo mais barato.
De acordo com o Banco Central, a taxa de juros média para aposentados e pensionistas do INSS é de até 2,12% ao mês, enquanto para servidores públicos varia de 0,06% a 5,32% ao mês e para trabalhadores de empresas privadas é de 1,22% a 5,17% ao mês. Vale destacar que o limite máximo das taxas de juros nominais para beneficiários do INSS é de 2,08% ao mês, enquanto os servidores públicos têm um limite de 2,05% ao mês.

Pode ser utilizado também para pagamento de materiais de estudo

Independentemente da etapa educacional, manter os estudos requer um investimento financeiro. No entanto, há momentos específicos do ano em que os gastos aumentam consideravelmente, como na hora de adquirir materiais escolares.
A demanda por esses itens geralmente surge nos primeiros meses do ano, juntamente com outras despesas, como IPVA, licenciamento, IPTU, entre outros.

Nesse contexto, o crédito consignado pode ser uma opção interessante para cobrir integralmente os gastos com material escolar. É possível solicitar um empréstimo de curto prazo, como de 6 a 12 vezes para pagar, e obter o dinheiro necessário para comprar uniformes, livros e outros itens essenciais para a educação dos filhos.
Além disso, receber o valor desejado para a compra desses suprimentos permite pagar à vista, proporcionando maior liberdade para negociar com diferentes fornecedores até encontrar a melhor opção que se adeque ao orçamento educacional.

Desconto automático em folha

Uma grande vantagem do empréstimo consignado é que as parcelas são descontadas automaticamente na folha de pagamento. Isso dá ao banco a garantia de que os prazos serão cumpridos e reduz a possibilidade de inadimplência, resultando em juros mais baixos.
Além disso, o consumidor tem a conveniência de não precisar pagar boletos e a liberdade de usar o dinheiro como quiser, já que o empréstimo não está vinculado a nenhum bem específico.
É importante observar que todos os valores das parcelas são definidos no momento da contratação do empréstimo consignado e devem respeitar a margem consignável, que é o valor máximo a ser descontado do salário.

Gostou de entender como funciona o Fies e o crédito consignado para educação? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

Acompanhe o Exponencial e encontre as respostas para as principais dúvidas sobre finanças. 

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Tudo sobre Crédito

Qual é o melhor tipo de empréstimo para autônomos?