Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Me explica Creditas
Entenda o que é o dígito verificador da sua conta e qual é o seu papel em uma transação bancária.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 24 de janeiro, 2023
Quer saber o que é o dígito da conta que é solicitado ao fazer uma transferência? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra a resposta para essa dúvida e muito mais sobre esse importante número que pode impedir uma série de problemas durante transações bancárias.
Assim como o RG, CPF ou CNPJ, sua conta possui um dígito final que aparece depois do traço. Esse número, que é popularmente chamado de dígito da conta, é o dígito verificador e tem um importante papel na proteção das suas transações.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Na Creditas você tem acesso ao melhor crédito do mercado, com as menores taxas de juros em comparação com qualquer outro tipo de empréstimo. Consiga até R$3M em até 240 meses pra pagar, seja para quitar dívidas ou conquistar algo novo em 2023.
Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:
Esse número é utilizado em uma série de locais cotidianamente, como nos documentos de identificação, ISBN, cartão de crédito, código de barras, boletos, entre outros.
Sua função principal é garantir a validade e integridade de um número, protegendo-o de erros de digitação na hora de realizar uma transferência bancária, pagamento de boleto, cadastro etc. Ele é realmente importante para garantir que o número da conta realmente existe.
Como ele evita erros, se você estiver realizando uma transação bancária e não informar esse número ela não será realizada.
Se você acha que o dígito da conta é escolhido aleatoriamente, saiba que existe toda uma fórmula para calculá-lo.
Antes de conhecer a fórmula para cálculo desse número é preciso saber que a conta para cálculo varia de acordo com cada banco e não temos uma regra única para todos.
Abaixo vamos trazer apenas uma das fórmulas utilizada para o cálculo do dígito verificador de uma conta corrente fictícia de número 262634-2.
Vale reforçar que essa não é a fórmula para calcular o dígito verificador em todos os bancos. Se você precisa descobrir seu DV, basta consultar o próximo tópico.
A forma mais fácil de encontrar o dígito da conta é tendo em mãos seu cartão do banco em formato físico ou digital. O algarismo de controle se localiza no final da sequência que identifica o número da conta corrente ou poupança logo após o hífen (-).
Abaixo você pode conferir alguns exemplos de dígito da conta:
Abaixo você encontrará as respostas para as principais dúvidas sobre o dígito da conta.
Sim, o dígito verificador (DV) da sua conta é o que você conhece popularmente como dígito da conta.
Ambos podem ser formados por letras ou números e se localizam no número logo após o traço. Cada um dos DV tem o objetivo de verificar se o número realmente existe, sendo o DV assim, cada um valida uma informação diferente.
Uma importante diferença entre eles é que nem sempre o dígito da agência será exigido em uma transação, algo que sempre ocorre no caso do dígito da conta.
Isso acontece com alguma frequência e muitas pessoas acabam ficando perdidas na hora de fazer uma transferência.
Caso esse seja o seu caso, a solução é simples, basta preencher apenas com o primeiro número. Por exemplo, se o número e dígito da sua conta for 20482-49, você deve preencher os campos dessa forma 204824-9.
Para encontrar esse número, pegue seu cartão bancário, seja ele físico ou digital. Com ele em mãos, veja como encontrar esse dígito em alguns dos principais bancos do Brasil:
Gostou de entender para que serve o dígito da conta? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.