Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Saia do vermelho
Além de consultar as pendências financeiras da empresa, é possível renegociar a dívida diretamente com o credor
por Vanessa Ferreira
Atualizado em 16 de agosto, 2023
Quer saber como consultar restrição no CNPJ grátis? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa saber para consultar e regularizar dividas no seu CNPJ.
Ter dívidas é uma situação arriscada para empresas de qualquer porte e segmento, visto que a expansão do negócio fica comprometida devido a dificuldade de acesso ao crédito e a perda de credibilidade com fornecedores e clientes.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Para sair dessa situação é preciso acompanhar a evolução das dívidas e buscar maneiras de quitar o débito para evitar a incidência de altas taxas de juros, o que prejudica ainda mais o negócio.
Para facilitar sua jornada para consultar dívidas no CNPJ, confira os principais tópicos desta matéria:
Veja, a seguir, os principais órgãos públicos e privados em que é possível consultar pendências no CNPJ:
A dívida ativa é um cadastro dos governos municipais, estaduais ou federais que reúne as informações de todos os débitos pendentes de pessoa física ou jurídica. O não pagamento desse tipo de dívida pode ocasionar o cancelamento do CNPJ e até mesmo a impossibilidade da empresa operar.
Para realizar a consulta e impressão da guia de pagamento de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. Em muitos casos é possível fazer a consulta no próprio site do órgão responsável.
Também é possível consultar o débito por meio do app “Dívida Aberta”, desenvolvido pela Serpro e PGF (Procuradoria Geral da Fazenda) e disponível para download em celulares Android e iOS.
Para facilitar a regularização dos débitos, o Governo Federal criou o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), que oferece descontos e condições de parcelamento de dívida ativa que podem chegar até 180 meses.
Leia também: Divida ativa: o que é, como consultar e regularizar
O Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, mais conhecido por CADIN, é um banco de dados que registra dívidas de pessoas físicas e jurídicas nos órgãos e entidades federais do Brasil.
Quando a empresa possui pendências financeiras com órgãos públicos, ela possui menos chances de receber incentivos financeiros e fiscais, bem como realizar contratos de gestão, por exemplo.
Para regularizar a situação, basta acessar o site do Banco Central do Brasil, clicar em Registrato PJ e solicitar o credenciamento. Em seguida, é necessário acessar o Sisbacen com o login e senha criados, a fim de emitir o relatório completo de sua dívida, bem como o boleto para pagamento.
Todos os meses, o microempreendedor individual (MEI) tem a responsabilidade de fazer o recolhimento da DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), uma contribuição mensal que é destinada à Seguridade Social.
O valor garante alguns benefícios ao profissional, como auxílio-maternidade e aposentadoria. O não pagamento da contribuição acarreta em juros, durante o período de atraso e até mesmo no cancelamento do CNPJ.
É possível realizar a consulta dos débitos pendentes diretamente no Portal do Empreendedor. Basta acessar a área de “Serviços” e “Pague a contribuição mensal”. Neste campo é possível consultar as guias de recolhimento em aberto e imprimir o boleto para pagamento.
Leia também: Empréstimo online para empresas: o que você precisa saber
As empresas também devem evitar pendências com a Justiça do Trabalho, visto que esse tipo de débito pode prejudicar a reputação do negócio e possíveis negociações de parcerias. Para isso, é preciso emitir a “Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas”, que garante que sua empresa cumpre com as obrigações legais e judiciais.
Para fazer a consulta, basta acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Clique em “Serviços” e “Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas”. O documento oferece um relatório completo de todos os processos da empresa no período, se houver.
Estar em dia com o pagamento do FGTS dos colaboradores é um dever de todo empregador. Isso garante um bom relacionamento com os órgãos da Administração Pública.
É possível consultar a regularidade da empresa de forma online no site da Caixa Econômica Federal, em que também é possível regularizar a situação por meio do parcelamento dos débitos. As empresas que não possuem o certificado digital podem fazer a solicitação diretamente em uma agência física da Caixa Econômica.
A Certidão Negativa do INSS também é de extrema importância para a empresa, pois garante que ela está em dia com o sistema previdenciário e regular junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim como nos exemplos anteriores, a dívida com o INSS pode ocasionar o cancelamento do CNPJ.
É possível emitir a Certidão e consultar possíveis débitos diretamente no site da Receita Federal. No campo “Serviços”, clique em “Certidões e Situação Fiscal” e em “ Certidão Negativa de Débito”. Caso haja algum valor pendente é possível emitir a guia para pagamento no próprio site.
Leia também: 10 linhas de crédito para empresas que você precisa conhecer
As empresas também podem consultar débitos pendentes diretamente nos sites de órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa. Por meio do Serasa Recupera PJ é possível checar se o CNPJ está negativado e quais os débitos pendentes, além de ocorrências de títulos protestados.
Para fazer a consulta basta informar os dados de contato pessoal e da empresa consultada. No portal também é possível renegociar a dívida diretamente com os credores parceiros. O site oferece os canais de atendimento disponíveis para efetivar a renegociação.
Leia também: O que é Score Serasa e qual a pontuação ideal
Algumas dúvidas sobre consultar restrições no CNPJ são comuns. Separamos as mais recorrentes para ajudar você a entender, de uma vez por todas e de forma objetiva, tudo sobre o tema. Confira.
Quando a empresa tem o CNPJ incluído nos órgãos de proteção ao crédito ela fica negativada, semelhante ao que acontece com a pessoa física. O resultado disso é mais dificuldade de acesso a processos que são de extrema importância para a expansão do negócio, como o acesso ao crédito e aluguel de imóveis, por exemplo.
Muitas pessoas acreditam que após cinco anos, a partir da data de negativação do CNPJ, a dívida prescreve ou deixa de existir. No entanto, o que ocorre é que as informações da dívida são excluídas do banco de dados de inadimplência, mas a dívida ainda pode ser cobrada pelo credor e, inclusive, continua correndo juros e demais encargos.
Além do cadastro do consumidor nos bancos de inadimplentes, a dívida também pode ser cobrada por ações judiciais, que podem ocasionar o bloqueio das contas correntes da empresa por ordem judicial e, dependendo do caso, a penhora de bens do proprietário. Portanto, é sempre válido buscar a renegociação da dívida e tentar regularizar a situação o quanto antes, a fim de tirar a empresa do vermelho.
O refinanciamento nada mais é do que trocar um contrato de empréstimo antigo por um novo na mesma instituição financeira, sendo possível fazer alterações no prazo e valores contratados.
O refinanciamento pode ser a solução ideal para acabar com o mau endividamento. A ideia dessa prática é dar autonomia às pessoas para que seja possível sair das dívidas e voltar a ter controle sobre as próprias finanças.
Leia também: Refinanciamento: o que é, como funciona e onde fazer
Agora que você já sabe como consultar e regularizar as dívidas da sua empresa, compartilhe mais dúvidas sobre o assunto nos comentários para ajudar outros empresários na mesma situação.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.