Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Empreendedorismo

Empréstimo online para empresas: o que você precisa saber

Empresários possuem acesso a linhas de crédito com juros baixos e melhores condições. Conheça algumas opções vantajosas
Escrito por Vanessa Ferreira em 31.01.2020 | Atualizado em 13.05.2020
  • 0 Likes

O empréstimo online para empresas é uma das modalidades de crédito mais procuradas por empreendedores que precisam de capital de giro, buscam expandir o negócio, melhorar o fluxo de caixa ou até solucionar imprevistos, já que é uma opção prática e flexível entre as tantas disponíveis no mercado.  

No entanto, como em qualquer outro tipo de empréstimo, exige uma análise acurada para entender as taxas de juros, prazo de pagamento e outros detalhes ofertados por diferentes instituições financeiras, a fim de encontrar a melhor opções que ajudará no crescimento da empresa, e não em dívidas que podem prejudicar o negócio. Para ajudar você nesta tarefa, o Exponencial listou abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Como conseguir um empréstimo online para empresas?

Instituições financeiras costumam ser exigentes e estudam bem uma empresa antes de aceitar fornecer crédito a ela. Levando isso em consideração, antes mesmo de começar a busca por um empréstimo, o empreendedor precisa se adequar a alguns critérios.

Seja para abrir um negócio ou investir em um negócio em andamento, é necessário que o empresário organize bem a contabilidade e esteja certo de que está em dia com suas obrigações fiscais.

A instituição financeira estudará o seu histórico financeiro e da empresa, bem como de todos os sócios, a fim de garantir que não haverá risco de inadimplência.

Com esses detalhes alinhados, chegou a hora de buscar opções de empréstimo que atendam as necessidades financeiras da sua empresa e que ofereçam as melhores condições de pagamento. A seguir, conheça opções saudáveis para o seu negócio.

Leia também | Microempreendedor: 7 dicas de redes sociais para pequenas empresas

Alternativas de empréstimo online para empresas

Como vimos, é preciso entender se a alternativa de crédito escolhida irá suprir as demandas financeiras do negócio sem impactar a saúde financeira. Para ajudar você, selecionamos linhas de crédito saudáveis que podem ser usadas por empreendedores:

Empréstimo com garantia de imóvel

Oferecido no Brasil desde 2006, o empréstimo com garantia de imóveil - ou home equity - é uma das modalidades de crédito mais vantajosas no mercado, por dispor as menores taxas de juros,s já que o cliente coloca um imóvel como garantia de pagamento da dívida, tornando o risco de inadimplência menor. 

O pré-requisito para essa linha de crédito é que o imóvel esteja com a documentação regularizada e atenda às determinações impostas pela instituição que concederá o empréstimo, como estar em um território regular e em boas condições.

Em geral, o valor a ser emprestado pode ser de até 60% do valor do imóvel. Para ter uma ideia, a taxa de juros praticada pela Creditas no empréstimo com garantia de imóvel é a partir de 0,89%, uma das menores do mercado.

Empréstimo com garantia de veículo

O empresário que não possui um imóvel  quitado pode usar um veículo como garantia para acessar uma linha de empréstimo mais saudável. A concessão de crédito do empréstimo com garantia de veículo é bem parecida com a de imóvel - e o prazo para pagamento pode chegar até a 60 meses.

Será necessário realizar uma vistoria no veículo, geralmente feita por uma empresa terceirizada, que verificará as condições do seu carro e o seu valor. A quantia a ser liberada também estará sujeita à análise de crédito.

Leia também | Empréstimo com garantia: tudo o que você precisa saber

Faça a sua simulação de empréstimo agora mesmo!

Peer to peer

Esse modelo de empréstimo online para empresas é uma opção de investimento de pessoas para pessoas. Isso significa que por meio de plataformas específicas, é possível que o investidor empreste dinheiro diretamente para a pessoa jurídica, ou seja, a operação não depende de um agente financeiro.

A verificação do risco consiste em checar o perfil financeiro de quem tomará o empréstimo. Os investidores podem fazer a disponibilização total ou parcial do valor a ser emprestado. Isso permite o compartilhamento do risco da operação.

Por não oferecer uma compensação aos credores, é necessário que empresas que busquem essa forma de crédito estejam com situação fiscal em ordem.

Antecipação de recebíveis

Essa modalidade de empréstimo online permite que a empresa receba, de forma antecipada, créditos futuros.

Na prática, a antecipação de recebíveis permite ao empreendedor adiantar o recebimento por vendas a prazo ou serviços prestados. Em especial, aqueles que deveriam ser parcelados ou pagos em uma data futura.

O processo costuma ser menos burocrático e é utilizado por empresários que ainda não têm capital de giro. Como esse crédito antecipa pagamentos que a empresa já vai receber, os pagamentos em questão funcionam como uma garantia, o que se reflete em juros mais baixos e em um crédito mais barato e acessível.

Leia também | Como fazer um empréstimo online na Creditas

Cuidados ao contratar um empréstimo online para empresas

Assim que o empreendedor tem certeza que sua empresa está preparada, pode buscar um agente financeiro de confiança. Mas, quando o contato é feito por meio da internet, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.

Agentes financeiros idôneos não pedem nenhum tipo de pagamento antecipado e não cobram taxas para liberar o crédito. O empresário deve desconfiar se algo do tipo acontecer.

O empreendedor também precisa é preciso ficar atento ao site da instituição financeira. Não é incomum que criminosos tentem reproduzir sites de instituições sérias com o objetivo de ter acesso aos dados de seus clientes. Por esse motivo, antes de fornecer qualquer informação importante, ele deve ter certeza de que está lidando com o site oficial da empresa.

Para isso, sempre observe se o site trabalha com selos e certificados de segurança para proteção dos usuários e de seus dados. 

O certificado de segurança pode ser consultado logo no início da url da página, por meio da figura de um “cadeado”. Ao clicar nele, é possível verificar se a conexão é segura. Além disso, é importante verificar o selo de blindagem com auditoria SSL, um padrão global em tecnologia de segurança, que geralmente fica no rodapé da página.

Leia também | Descubra como abrir um negócio e alcance independência financeira

O que avaliar antes de contratar empréstimo para a sua empresa 

1. Faça um planejamento

Defina com objetividade a finalidade do dinheiro e a quantia exata que será necessária. Essas duas respostas devem ser muito claras e, a partir delas, você vai saber se pedir um empréstimo ou financiamento é realmente a melhor opção.

Antes de aceitar a proposta de empréstimo, faça um planejamento e entenda quanto a parcela vai pesar no caixa da empresa. O crédito deve ser uma forma de escalar e desenvolver o negócio e não um motivo de problema.

2. Entenda o orçamento da empresa

Antes de pensar em solicitar o crédito é preciso entender que, independente da opção escolhida, haverá a cobrança de taxa de juros. Portanto, é preciso fazer uma análise minuciosa do orçamento da empresa, a fim de identificar a necessidade do empréstimo e até mesmo verificar o valor necessário para impulsionar o negócio.

Esse planejamento é essencial para garantir que o crédito seja um solucionador e não motivo de preocupação e mau endividamento.

3. Pesquise e faça simulações

Cada instituição financeira tem exigências, fatores de restrição, taxas, custos, prazos e limites. Isso tudo costuma variar bastante de uma para outra.

Você pode procurar por linhas de crédito destinadas especificamente à finalidade desejada – capital de giro, compra de equipamentos ou ampliação do espaço físico, por exemplo.

Faça uma simulação de empréstimo:

4. Confira o custo total do empréstimo

A taxa de juros que o banco cobra em cima do valor emprestado não é o único custo que você terá ao pedir dinheiro.

Os bancos também cobram taxas administrativas e, por isso, a referência para comparar as linhas de crédito é o CET (Custo Efetivo Total). Na dúvida sobre como calculá-lo, consulte o seu contador para que ele ajude a avaliar as melhores possibilidades.

Fique atento a todos os custos envolvidos na operação e não somente à taxa de juros. Além disso, procure simular o crédito em diferentes agentes financeiros. Com acesso ao que é praticado no mercado, é possível ter mais poder de negociação.

5. Atualize seu plano de negócios

Depois de escolher qual banco oferece as melhores condições, prepare-se para convencê-lo de que o seu projeto é viável e de que você terá capacidade para pagar as parcelas.

Além das garantias exigidas, elabore um estudo com a análise de mercado ou um plano de negócios que detalhe como o dinheiro tomado será aplicado.

Leia também | Abertura de empresas aumenta no início do ano. Como começar a sua?

Como organizar o fluxo de caixa?

Manter o fluxo de caixa equilibrado é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independente do tamanho, a fim de garantir a sustentabilidade do negócio.

Contudo, não basta apenas inserir as receitas e despesas da empresa em uma planilha. É preciso realizar uma boa gestão financeira, a fim de garantir que o lucro trabalhe em prol do desenvolvimento do negócio. Veja algumas dicas para equilibrar o fluxo de caixa:

1. Categorize as movimentações financeiras

Separe as receitas e despesas que são periódicas daquelas que não são. Por exemplo, contas de consumo como água, luz e aluguel, salário dos colaboradores e pagamento de fornecedores devem ser inseridas como despesas fixas. 

Já despesas com viagens e eventos, por exemplo,  devem ser considerados gastos pontuais. Essa organização favorece um controle diário do seu caixa e o saldo futuro provisionado, ou seja, já considerando as contas que você vai ter que pagar, evitando surpresas no fim do mês. 

2. Registre as contas a receber

O mesmo controle deve servir para os rendimentos, principalmente para o empresário que recebe o pagamento de forma parcelada. Faça os lançamentos das contas a receber para os próximos meses. Assim, seu saldo futuro provisionado já irá contemplar o dinheiro que irá entrar no caixa da empresa.

3. Mantenha o caixa atualizado

Dependendo do tipo do seu negócio você pode controlar o fluxo de caixa por dia, semana, quinzena ou mês. No entanto, não é indicado utilizar períodos muito longos, senão você corre mais risco de perder o controle do seu fluxo de caixa.

Para facilitar o controle, existem muitas ferramentas e softwares disponíveis no mercado que automatizam o processo e que valem o investimento.

Agora que você já sabe como aprimorar a gestão financeira da sua empresa e como captar recursos para impulsionar o negócio, compartilhe suas experiência com a gente nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao enviar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Preencha esse campo obrigatório.
Preencha esse campo obrigatório.
Selecione uma opção no menu suspenso.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010