• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Me explica Creditas

Me explica Creditas

Agiota: o que é e por que esse crédito deve ser evitado

Saiba porque você deve evitar evitar a agiotagem e conheça alternativas mais saudáveis para conseguir crédito.

por Leonardo Cruz

Atualizado em 18 de outubro, 2022

Quer saber o que é o agiota e porque você deve evitar fazer empréstimo com ele? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra a resposta para essas dúvidas e muito mais sobre agiotagem.

Quem precisa de dinheiro urgente já deve ter pensado em recorrer a empréstimos com agiotas. Apesar de inicialmente parecer algo positivo devido a facilidade, esse tipo de crédito deve sempre ser evitado. 

Entenda na matéria de hoje todos os problemas envolvidos na agiotagem e como é possível encontrar outras formas de crédito com menores taxas de juros e dentro da legalidade. 

Para saber mais sobre esse universo, confira os principais tópicos dessa matéria:. 

O que é um agiota?

O primeiro passo para saber porque você deve evitar um agiota é saber o que ele faz. Agiota é a pessoa que empresta dinheiro a outra pessoa fora da legalidade. 

O agiota fornece crédito ignorando as regras que instituições financeiras precisam seguir. Isso inicialmente parece diminuir a burocracia, mas as altas taxas de juros e os prazos curtos podem virar uma bola de neve.

Além do problema com todas as questões legais, muitos agiotas recorrem a violência e ameaça em caso de inadimplência, por isso é importante evitar esse tipo de crédito.

Como identificar um agiota?

Abaixo listo algumas características que podem te ajudar a identificar um agiota:

  • Taxas de juros acima do permitido por lei - se você tem dúvidas sobre a taxa ser abusiva, basta conferir as taxas de juros de todos os bancos disponíveis no site do Banco Central
  • Prazos curtos para o pagamento; 
  • Dispensam a comprovação de renda;
  • Não possuem autorização do Banco Central.

Essas são algumas das principais características de um agiota. Evitar pessoas que oferecem crédito dessa forma pode preservar sua saúde física, financeira e mental. 

Quais são os perigos de pedir empréstimo com agiota?

Existem diversos perigos de pedir empréstimo com um agiota, mas os principais deles são:

É uma prática criminosa

Isso já foi dito diversas vezes ao longo do texto, mas é essencial reforçar: a agiotagem é considerada uma prática criminosa

Segundo o art.4º da Lei nº  1.521/51, esse é um crime contra a economia popular com pena prevista para quem pratica agiotagem é de reclusão entre 6 meses e 2 anos e multa..

Juros e multas abusivos

Por não ser uma prática legalizada, os agiotas cobram taxas de juros exorbitantes. Além disso, as multas por atraso no pagamento são abusivas, tornando praticamente impossível o pagamento da dívida no prazo estipulado. 

Cobrança 

Por ser uma prática criminosa com juros abusivos, muitas pessoas não conseguem pagar as parcelas do empréstimo. E aqui a situação se complica ainda mais: os agiotas podem realizar a cobrança recorrendo a intimidação e extorsão. 

Afinal, empréstimo com agiota vale a pena?

Bom, por tudo que já explicamos deve ter ficado que não vale a pena, mas é importante reforçar: empréstimo com agiota não vale a pena

Outro ponto que merece destaque é que a falta de formalidade pode levar a cobrança de valores diferentes do que o que foi inicialmente acordado, levando o agiota a cobrar o valor que achar correto. 

Lembre-se: essa é uma prática ilegal, com juros e taxas abusivas e que ainda pode descambar para situações de intimidação e violência contra você ou sua família. 

Quais as alternativas para o empréstimo com agiota?

Com tudo que já trouxemos, acredito estar claro os perigos de tomar crédito com um agiota, por isso é importante conhecer alternativas saudáveis para conseguir um empréstimo. Veja abaixo algumas formas de crédito que você precisa conhecer:

Empréstimo com garantia

É um crédito diferente do que os brasileiros estão habituados a tomar, mas bem conhecido ao redor do mundo. Como o próprio nome já diz, nessa modalidade você utiliza um bem como garantia do pagamento do seu empréstimo. Normalmente, esse bem costuma ser um carro ou um imóvel, o que faz com que os juros e parcelas do seu empréstimo fiquem muito mais em conta. 

Se quiser saber mais sobre o empréstimo com garantia, leia nosso guia exclusivo e completo sobre a modalidade

Empréstimo consignado

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos.

Se quiser saber mais sobre o empréstimo com garantia, leia nosso guia exclusivo e completo sobre a modalidade

Tire suas dúvidas

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre empréstimo com agiota. 

Precisa de dinheiro urgente. Devo pedir ao agiota?

Tenha calma, existem opções mais saudáveis de crédito e vamos apresentar algumas delas logo abaixo.

Pedir dinheiro emprestado ao agiota é crime?

O crime é cometido por quem pratica a agiotagem, não por quem toma o crédito. Apesar de não ser crime, existem uma série de fatores que deixam claro que você deve evitar pegar um empréstimo fornecido por um agiota. Um pouco mais acima no texto trouxe algumas alternativas mais saudáveis para quem precisa de crédito.

Quem me empresta dinheiro urgente?

A Creditas oferece opções de empréstimo com garantia com taxas de juros a partir de 0,99% ao mês + IPCA, até 240 meses para pagar e uma consultoria financeira personalizada. Se quiser, faça uma simulação utilizando o formulário abaixo e conheça as condições da Creditas para você.

Gostou de saber o motivo pelo qual você não deve fazer um empréstimo com um agiota? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Me explica Creditas

Como ganhar dinheiro no Kwai: aprenda 6 maneira agora!