Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Atração e retenção
Recurso pode otimizar diversos processos do RH e pode revoluciona a atuação na área, mas requer alguns limites éticos. Saiba mais!
por Marilia Ferro
Atualizado em 12 de agosto, 2024
Presente em 41% das empresas no Brasil, a Inteligência Artificial (IA) pode otimizar recursos e automatizar processos-chave em diversos setores.
Apesar dos benefícios, a aplicação da ferramenta levanta questões éticas em todo o mundo, sendo fundamental observar boas práticas na aplicação da tecnologia.
Creditas Benefícios: a 1ª carteira de benefícios do RH
Para o RH, gerenciamento descomplicado de todos os benefícios corporativos em uma única plataforma. Para os colaboradores, um só aplicativo para gerenciar e aproveitar os benefícios. Tudo em um só lugar e com custo zero para a empresa.
Pensando nisso, elencamos 5 maneiras de aplicar a Inteligência Artificial para inovar no RH, além de boas práticas para incorporá-la aos processos. Acompanhe o conteúdo!
Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:
A Inteligência Artificial é um campo de estudo que permite desenvolver máquinas e softwares capazes de analisar um grande volume de dados. Por meio dela, é possível descobrir padrões, simular a capacidade de raciocínio e tomar decisões complexas.
No RH, a IA pode automatizar processos de coleta, organização e interpretação de dados para agilizar e otimizar tarefas humanas. São muitas as aplicações da tecnologia e as vantagens percebidas pelas empresas, como veremos mais adiante.
A ideia é que, ao automatizar tarefas repetitivas e manuais, a gestão de pessoas seja facilitada, sendo possível focar a atuação no campo estratégico. O impacto operacional, por sua vez, pode facilitar o desenvolvimento da empresa no mercado.
Como visto, a incorporação da IA pode provocar um movimento em cadeia, tornando os processos mais ágeis e dinâmicos e viabilizando a percepção de resultados em tempo reduzido.
Entre os benefícios da Inteligência Artificial para o setor, cabe citar:
Confira agora algumas áreas do RH para aplicar a IA!
Entre as atividades que podem ser automatizadas está o controle da jornada. Durante muito tempo, essa atividade foi vista como problemática.
Afinal, a anotação manual é passível de erro humano, o que impacta diretamente no cálculo da folha de pagamento e nos riscos financeiros com processos judiciais.
Com a aplicação da IA, no entanto, é possível automatizar essa rotina, tornar o controle mais eficiente e integrar as anotações a outras atividades relacionadas.
Como visto, a tecnologia também permite fazer a triagem de currículos e, ainda, facilitar o envio de feedbacks aos candidatos.
Especialmente em processos com um grande número de interessados, a função otimiza o tempo da equipe e reduz custos. Nos processos seletivos, a IA também se aplica à análise comportamental dos candidatos. Através de questionários, o gestor pode entender se há compatibilidade do talento com a vaga.
Assim como a tecnologia é utilizada para analisar candidatos em um processo seletivo, também pode servir para coletar informações e avaliar as equipes.
Isso permite encontrar pontos fortes e fracos e orientar os treinamentos de acordo com as melhorias necessárias. Além de otimizar o orçamento, a empresa pode aumentar a capacidade das equipes em tempo reduzido.
A Inteligência Artificial, ao facilitar a emissão de relatórios, também auxilia na análise e elaboração de estratégias eficazes para a gestão de pessoas.
Nesse sentido, a observação de taxas de desempenho, absenteísmo e turnover se tornam mais dinâmicas na rotina do setor.
Apesar de ser uma área humanizada, que exige um olhar do gestor para além dos números, a IA pode apontar necessidades específicas do time e auxiliar na busca pelo bem-estar dos colaboradores.
Por fim, o suporte nas ações que promovem bem-estar também auxiliam na melhora do clima organizacional. Como se sabe, este é um indicador importante para o engajamento e a produtividade dos colaboradores no negócio.
Por meio de uma IA, o gestor pode fazer pesquisas e coletar dados para definir estratégias personalizadas, visualizar o progresso e monitorar a percepção do time no longo prazo.
Ficou claro que o uso dessa tecnologia pode beneficiar uma série de atividades no setor. Mas, na hora de investir em Inteligência Artificial, é importante ficar atento a algumas questões éticas, legais e organizacionais. Confira a seguir!
A primeira ação quando a empresa percebe a necessidade de implementar uma IA deve ser formar uma equipe de avaliação.
O ideal é que a empresa integre os profissionais do RH com especialistas em tecnologia para entender a função das ferramentas no negócio.
Em alguns casos, é possível contar com empresas parceiras para ampliar a visão sobre a IA, pensar nos objetivos e impactos da tecnologia na organização.
A equipe ainda pode fazer um diagnóstico da situação da empresa e entender os problemas que a IA pode suprir, além das aplicações estratégicas da tecnologia e seus eventuais desafios.
Além de definir objetivos, é preciso planejar a integração das ferramentas pensando no longo prazo, o que inclui treinamento e capacitação para as equipes.
Para guiar a execução do projeto, também é interessante discutir aspectos éticos que cercam o uso da IA e desenvolver princípios e políticas para o seu uso.
Como se sabe, a tecnologia também está sujeita a erros e distorções. Além disso, algoritmos podem refletir e amplificar decisões discriminatórias.
É importante prever no documento até que ponto as decisões baseadas apenas em dados fazem sentido para a organização ou interferem na valorização humana.
Após o planejamento, tendo definido objetivos e políticas de uso, o gestor pode passar para a etapa de aprofundamento sobre as soluções disponíveis no mercado.
Neste momento, afinal, ela já se encontra maduro para entender as particularidades de cada ferramenta para RH e suas implicações na empresa.
Na hora de investir em uma solução, é importante investigar a sua compatibilidade com as preocupações e necessidades reais da empresa, por exemplo, a segurança digital.
Além dos limites éticos já discutidos ao longo do texto, é preciso observar as implicações legais e de segurança ao implementar uma ferramenta de IA.
É importante lembrar que o uso da tecnologia envolve a coleta e o processamento de dados sensíveis, o que pode afrontar a recente Lei Geral de Proteção de Dados.
Algoritmos complexos também podem ser difíceis de compreender, o que impacta na transparência das decisões tomadas e na promoção da confiança na empresa.
O uso da Inteligência Artificial no RH pode trazer uma série de benefícios, tanto para produtividade da empresa quanto para o bem-estar dos colaboradores. O recurso é passível de aplicação em inúmeras áreas e facilita a gestão de pessoas. Por outro lado, é preciso observar as boas práticas para que não haja prejuízos ao negócio.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como aplicar a Inteligência Artificial no RH, não deixe de conferir as soluções que a Creditas disponibiliza para a sua equipe!
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.