• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Benefícios flexíveis

Benefícios flexíveis

Cartão de benefícios flexíveis: o que é e como implementar na sua empresa

Quer saber o que é um cartão de benefícios e como ele pode ser um poderoso aliado na gestão de RH em sua empresa? Vamos explicar tudo pra você!

por Leonardo Cruz

Atualizado em 22 de julho, 2022

Quer conhecer mais sobre cartão de benefícios flexíveis? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre esse importante benefício que vêm ocupando um lugar de destaque na atração e retenção de talentos.

O cartão de benefícios tem se tornado uma das principais tendências nos programas de benefícios flexíveis ao redor do mundo e traz grandes vantagens que impactam não somente o colaborador, mas também a equipe de RH e a empresa de forma geral.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre esse recurso. Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:

O que é um cartão de benefícios flexíveis?

O mercado de benefícios vem se modernizando rapidamente com o uso de tecnologia para facilitar a vida das empresas e seus colaboradores. Apesar de olharmos os benefícios com um enfoque muito grande em alimentação e refeição, o mercado é muito maior, incluindo saúde, educação, cultura, mobilidade, premiação, gastos com Home Office e etc.

A modernização da forma de providenciar tais benefícios para os seus colaboradores tem sido bem visto pelas empresas como uma melhor maneira de atrair e reter talentos, ao mesmo tempo em que tem uma maior facilidade para gerir todos os seus programas internos.

Uma destas modernizações se deu na maneira como os colaboradores usam os seus benefícios corporativos, mais explicitamente, por meio de um cartão plástico conectado aos arranjos de pagamento abertos, com múltiplos saldos que se adequam respectivamente ao tipo de benefício que as empresas querem providenciar (Alimentação, Refeição, Educação, Premiação, Mobilidade, Saúde, Cultura, Uso Livre), sem a necessidade de sair andando com dezenas de cartões diferentes e senhas diferentes.

Basicamente, esse cartão é capaz de centralizar em uma carteira virtual todos os benefícios disponibilizados pela empresa aos seus colaboradores. Isso possibilida mais liberdade para sua utilização e aumenta o poder de escolha dos funcionários, que podem utilizar esse valor extra – que não está vinculado ao salário – da forma que mais faça sentido para o seu dia a dia.

Como funciona um cartão de benefícios?

Ainda que cada fornecedor tenha uma operação diferente em relação ao cartão de benefícios, alguns processos são similares e aqui vamos trazer uma abordagem geral do funcionamento desse recurso.

Ao contratar uma empresa de benefícios flexíveis, é possível selecionar quais deles atendem melhor às necessidades dos colaboradores. Após essa definição, é feita a solicitação dos cartões físicos para que os funcionários possam usufruir do valor.

O colaborador, por sua vez, recebe o acesso a uma plataforma digital com os benefícios disponíveis, onde pode controlar o saldo e os seus gastos ao longo do mês com praticidade e autonomia.

Quais são os benefícios flexíveis que podem ser disponibilizados via cartão?

Veja todos os benefícios que podem ser viabilizados por meio do cartão:

  • Cesta de Natal;
  • Vale-alimentação - também conhecido como cartão alimentação, é um um benefício disponibilizado pela empresa para que o colaborador realize a compra de alimentos em estabelecimentos conveniados com a operadora do benefício. O saldo pode ser usado em todos os estabelecimentos com o CNAE vinculado a alimentação ou refeição (restaurante, lanchonete, supermercado etc.).
  • Vale-cultura - também conhecido como cartão cultura, é um benefício disponibilizado ao colaborador mensalmente, no valor de R$50,voltado para consumo de produtos e serviços culturais, como livrarias, teatro, cinema, shows, entre outros. Foi instituído pela Lei 12.761, de 27 de dezembro de 2012, e tem o objetivo de estimular a vida cultural dos trabalhadores, especialmente aqueles com renda de até cinco salários mínimos.
  • Seguro de saúde e odontológico;
  • Vale para esporte/academia;
  • Vale premiações - essa modalide de cartão permite que o conteplado pelo prêmio escolha o que deseja comprar, seja produtos ou serviços de acordo com suas necessidades em todos os estabalecimentos que aceitam cartão de crédito. 
  • Vale-refeição - também conhecido como cartão-refeição, é um valor mensal disponibilizado aos colaboradores para que possa ser utilizado em estabelecimentos voltados à alimentação pronta, como almoço, jantar e lanches, e que sejam conveniados com a operadora do benefício.
  • Vale-transporte.

Todos esses benefícios podem ser agrupados em um cartão único de benefícios que pode ser utilizado para atrair e motivar seus colaboradores.

Quais as vantagens para empresa e colaborador?

Reter talentos e manter a produtividade da equipe são alguns dos maiores desafios de uma equipe de RH. Nesse sentido, os benefícios flexíveis podem ser diferenciais importantes para o mercado - muitas vezes sendo mais decisivos do que o próprio salário.

E nesse ponto, o cartão é um grande aliado do RH por ser um produto de impacto que reduz o custo e demanda operacional do RH/ empresa e ao mesmo tempo aumenta o engajamento do colaborador com a rede de atendimento e flexibilidade.

Confira mais algumas vantagens para seu colaborador ao oferecer o cartão de benefícios para sua empresa:

  • Bandeira Mastercard: aceito em mais de 5 milhões de estabelecimentos e ainda conta com a emissão de cartão virtual para uso em plataformas de delivery como o Ifood.
  • Usabilidade: todo gerenciamento do cartão e saldo é realizado pelo app da Creditas disponível nas versões Android e IOS.

Onde o cartão de benefícios pode ser utilizado?

O cartão de benefícios flexíveis funciona como um cartão de crédito pré-pago e realiza pagamento à vista em estabelecimentos físicos ou virtuais associados à categoria do benefício. Por exemplo, se o saldo é para vale-alimentação, o pagamento será aceito em qualquer tipo de comércio com essa finalidade. Assim também funciona com o vale-cultura, academia ou quaisquer outros valores depositados para o colaborador.

Vale ressaltar que, apesar de ser utilizado na função crédito, não é possível parcelar as compras com este cartão.

Como implementar o cartão de beneficios flexíveis Creditas?

O Creditas Card é nosso cartão de benefícios flexível que pode ser utilizado em qualquer estabelecimento que esteja registrado na modalidade alimentação e refeição, e que aceitem a bandeira Mastercard. Assim, você tem mais liberdade de usar seu benefício.

O  cartão é uma ferramenta para viabilizar a utilização dos benefícios flexíveis pelos colaboradores. Isso significa que ele é uma parte de um recurso maior, que são os próprios benefícios em si, disponibilizados pela empresa. Ao contratar um fornecedor desse serviço,a empresa possivelmente terá acesso a um pacote de produtos para essa finalidade, que inclui, por exemplo, vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, vale-cultura, entre outros, que podem ser usufruídos por meio do cartão. 

Antes de contratar um fornecedor de benefícios flexíveis, procure saber quais produtos podem ser oferecidos no pacote – e se eles se encaixam no planejamento realizado antes da implementação.

Também é importante avaliar a opinião de outros clientes sobre o serviço, considerando, com igual importância, as avaliações de colaboradores e responsáveis pela gestão de Recursos Humanos e suas experiências com a plataforma, assim como sua segurança e confiabilidade.

Agora que você já sabe o que é um cartão de benefícios flexíveis e entendeu a importância desse recurso para sua empresa, que tal conhecer a plataforma da Creditas @Work? 

Invista na retenção de talentos de sua empresa e na otimização dos processos de RH com benefícios altamente valorizados no mercado – e que vão muito além dos tradicionais VA e VR. 

Para conhecer mais sobre todos os benefícios da Creditas Benefícios, basta acessar a página da primeira carteira de benefícios flexíveis para o RH do Brasil!

Como implementar o cartão na sua empresa?

É fundamental que, antes da implementação, exista clareza e planejamento dos objetivos e alcance dessa proposta, afinal, além de ser efetivamente benéfico para os colaboradores, a iniciativa precisa ser sustentável para a empresa a longo prazo.

O primeiro passo – e  mais importante – é procurar entender de fato o perfil dos funcionários e suas necessidades, assegurando que os benefícios disponíveis atendam todas as pessoas. Para isso, faça uma pesquisa interna para saber quais são os benefícios mais desejados.

Com essa informação, é possível traçar um planejamento para essa operação e calcular quais deles podem ser considerados no momento atual da empresa, sem que isso comprometa o orçamento no futuro. Além disso, é importante analisar o respaldo da legislação trabalhista sobre essa questão, o que pode envolver a participação da equipe jurídica na implementação dos benefícios.

Se o conteúdo desta matéria faz diferença para seus próximos projetos, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Atração e retenção

Salários no RH: remuneração de gestor e analista