• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Benefícios flexíveis

Benefícios flexíveis

Cartão premiação: o que é e como utilizar a premiação de funcionários

Veja nesta matéria como funciona o cartão de premiação ao colaborador e os aspectos legais dessa prática.

por Leonardo Cruz

Atualizado em 22 de julho, 2022

Quer saber mais sobre o cartão de premiação? Então veio ao lugar certo. Nesta matéria, você vai entender como ele funciona e as vantagens de oferecer esse benefício aos colaboradores. Confira!

Os tempos de benefícios básicos estão terminando. Cada vez mais, os colaboradores têm buscado vantagens que vão muito além do vale-refeição – que, diga-se de passagem, ainda é um dos mais valorizados pelos profissionais.

Especialmente em áreas com mais vagas abertas do que especialistas disponíveis, como a de tecnologia, por exemplo, apostar em uma estratégia consistente de benefícios pode fazer muita diferença na atração e retenção de talentos.

Nesse sentido, o cartão de premiação pode ser um desses recursos essenciais para manter a satisfação dos colaboradores. Vamos falar mais sobre ele no próximo tópico.

Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:

O que é cartão de premiação?

A premiação em si é um benefício utilizado pelas empresas para reconhecer e motivar seus funcionários, que podem ser presentados de inúmeras maneiras: jantares, viagens, eletrônicos ou eletrodomésticos, cursos ou mesmo um valor extra para que ele possa gastar como quiser.

Nesse último caso, o saldo deve ficar disponível em um cartão específico para essa finalidade – ou seja, um cartão de premiação.

Como funciona o cartão de premiação para colaboradores?

O cartão de premiação para funcionários é um benefício é opcional e, caso a empresa o ofereça, poderá contratar uma operadora autorizada para disponibilizar ao colaborador por meio do cartão, que pode ser físico ou virtual. 

Vale ressaltar que, na maior parte das operadoras, o cartão funciona na função crédito, porém trata-se de um saldo pré-pago que o funcionário pode utilizar em suas compras. Se não utilizado, é acumulado com o pagamento do próximo prêmio até o vencimento do cartão.

Onde o colaborador pode usar o cartão de premiação?

O cartão virtual pode ser utilizado em compras na internet, como lojas online, aplicativos de delivery, plataformas de filmes e músicas, entre outros. Já o cartão físico, além de compras online, pode ser utilizado também em lojas físicas.

Vantagens de premiar seus colaboradores

A valorização e o incentivo são ferramentas importantes, que trazem bem-estar e satisfação ao colaborador e, como consequência, impactam positivamente na produtividade dos times e na qualidade das entregas. A premiação é, junto a outras ações, uma das iniciativas para promover um ambiente saudável para todos.

Além disso, a premiação é uma das formas mais eficientes de promover o engajamento das equipes, tanto para as metas do time quanto para os objetivos da empresa como um todo. Se bem trabalhado, pode despertar o senso de colaboração e parceria – especialmente se a premiação se dirigir a todo o time – incentivando o aprendizado e a solução de problemas. 

Sem dúvida, é um recurso de excelente custo-benefício, já que o impacto na motivação e produtividade dos colaboradores será muito maior do que o custo para implementar a ação. 

Quando premiar o colaborador?

A empresa pode definir como, quando e por quê realizar a premiação, já que tem liberdade para planejar as iniciativas de engajamento. Não há um valor mínimo ou máximo. 

Vejas as ocasiões mais comuns para realizar esse tipo de ação:

  • Atingimento de metas (individuais ou de equipe);
  • Destaque em alguma atividade específica;
  • Sorteios de fim de ano e Natal;
  • Presente de aniversário.

Esses são apenas alguns exemplos de uso do cartão premiação como forma de motivar e reter seu time de colaboradores, mas seu uso fica a cargo do time de RH e dos objetivos da empresa.

O que diz a legislação sobre a premiação de funcionários?

Qualquer tipo de premiação ao colaborador como as citadas anteriormente não representa qualquer possibilidade de problemas jurídicos para organização, já que existe uma previsão legal para a prática. 

Porém, em casos como a Participação nos Lucros e Resultados –  a famosa PLR – há uma legislação particular e existem descontos retidos na folha de pagamento, assim como o bônus, um tipo de gratificação que também pode sofrer descontos.

É importante ressaltar, também, a natureza não-salarial do benefício, que não deve ser considerado parte do salário in natura do colaborador.

Cartão de premiação e os benefícios flexíveis

Oferecer o cartão de premiação aos seus colaboradores pode ser um diferencial interessante e eficiente para retenção de talentos, já que possibilita o sentimento de valorização, engajamento com a cultura da empresa e seus resultados e, por consequência, a melhoria do clima organizacional. 

Nesse sentido, o cartão de benefícios flexíveis pode ser uma excelente ferramenta para disponibilizar esse benefício, já que por meio desse recurso é possível oferecer não apenas o subsídio para premiação, mas também vale-refeição, vale-alimentação, cultura, mobilidade, educação, entre outros, em apenas um cartão. Sem dúvida, trata-se de uma solução muito mais prática para os colaboradores, que podem controlar seus benefícios em um só lugar, e também para o RH, que em uma única plataforma poderá realizar toda a gestão de pagamentos.

Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre cartão de premiação e como ele funciona? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Atração e retenção

Salários no RH: remuneração de gestor e analista