• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Troca
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Store

    Store

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Empresas
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Uncategorized

Uncategorized

Oscar 2020: o que podemos aprender sobre finanças com os indicados?

O entretenimento pode ajudar na compreensão de temas complexos. Confira o que você pode aprender sobre finanças com alguns dos indicados a Melhor Filme do Oscar 2020

por Portal Exponencial

Atualizado em 12 de março, 2021

 

RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na segunda-feira (13) os indicados ao Oscar 2020;
  • Nove filmes foram indicados à categoria de melhor filme;
  • Confira o que podemos aprender sobre finanças com alguns os indicado.

 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na segunda-feira (13) os indicados ao Oscar 2020. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles. Mas, antes de correr para assistir a todos os filmes que estão na disputa e fazer suas apostas, confira as lições sobre finanças que os indicados a Melhor Filme desta edição podem ensinar. 

1. Faça um planejamento e cuide do orçamento familiar

Conversar com o parceiro sobre finanças ainda hoje é tabu em muitos relacionamentos. Este é um dos principais motivos dos divórcios no Brasil. Segundo estudo da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito, três em cada dez casais brasileiros não sabem o salário do parceiro, e quase 70% das famílias não discutem abertamente os gastos e as receitas da casa. 

O filme “História de um Casamento” retrata perfeitamente como a falta de diálogo sobre questões financeiras pode gerar dificuldades para o casal. O filme narra o desfecho do casamento de Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver). Após anos sem discutirem assuntos como local de moradia, vida profissional de cada um, onde investir o dinheiro, a separação se torna a única saída para um casal que ainda se ama.

O filme mostra também como um divórcio pode custar caro para as duas partes envolvidas e que a ausência de uma reserva financeira para imprevistos é capaz de corroer todo o patrimônio construído ao longo de muitos anos.

História de um casamento

Tipo: Longa metragem

Direção: Noah Baumbach

Ano de lançamento: 2019

2. Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva financeira é importante para conseguir solucionar problemas em casos de emergência. Infelizmente, essa prática não é hábito de muitos brasileiros. Para se ter ideia, sete em cada dez pessoas não conseguiram guardar nenhuma parte dos seus rendimentos para realizar um sonho de consumo, programar a aposentadoria ou simplesmente lidar com imprevistos no último semestre, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil.

Em “Coringa”, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) ama seu trabalho como palhaço. Ele presta serviços para uma agência de talentos, mas acaba sendo demitido. Ao mesmo tempo, o governo de Gotham City, por motivo de corte de orçamento, interrompe o fornecimento de remédio gratuito para tratar os problemas mentais que ele possui. Sem emprego e sem reserva financeira familiar, ele acaba não tendo condições de comprar seus remédios.

 

Coringa

Tipo: Longa metragem

Direção: Todd Phillips

Ano de lançamento: 2019

3. Busque fonte de renda extra

O desemprego é um problema que assola os brasileiros há muitos anos. A taxa de desemprego ficou em 11,8% no trimestre encerrado em setembro de 2019, atingindo 12,5 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A parcela da população que está empregada, no entanto, constantemente não se sente bem remunerada e precisa buscar fontes de renda extra para garantir sua sobrevivência. 

Em 2019, cerca de 64% dos brasileiros recorreram a alguma forma de trabalho extra para complementar a renda.  O índice foi ainda maior nas classes C, D, e E, onde 70% dos trabalhadores não conseguiram se sustentar somente com um emprego, segundo dados do SPC e CNDL. 

O filme “Parasita” mostra a história de uma família que, além de extremamente pobre, não conta com nenhum membro empregado. Na Coreia do Sul, as famílias que moram nos bairros mais pobres de Seul ficam nas zonas baixas da cidade, enquanto que as famílias ricas moram em casas luxuosas nas partes mais altas.

O enredo fica interessante quando o filho adolescente da família pobre consegue uma fonte de renda extra e passa a dar aulas de inglês a filha de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha desenvolvem um plano para se infiltrarem também na família burguesa em busca da ascensão social.

Parasita

Tipo: Longa metragem

Direção: Joon-ho Bong

Ano: 2019

Leia mais: 6 lições de finanças pessoais para aprender com Breaking Bad

4. Fique atento às oportunidades 

Nas finanças, aprender a enxergar as oportunidades é um bom caminho para conseguir manter as contas em dia e conseguir sucesso.  Além da possibilidade de renda extra, mencionada no filme anterior, existem outras maneiras de equilibrar as contas.

Enxergar a oportunidade de cortar gastos, por exemplo, é um exercício valioso. No último trimestre, por exemplo, 13% dos brasileiros não conseguiram guardar dinheiro por perderem o controle sob os próprios gastos. O dado da CNDL mostra que cortar gastos supérfluos é fundamental aos brasileiros.

Saber aproveitar oportunidades é uma das grandes lições de “Ford vs Ferarri”. A trama, que se passa na década de 1960, mostra como a Ford conseguiu entrar no ramo das corridas automobilísticas e ganhar prestígio e glamour que antes era exclusividade da concorrente Ferrari, campeã de quase todas as corridas.

Para tanto, a Ford contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.

Ford vs Ferrari

Tipo: Longa metragem

Direção: James Mangold

Ano: 2019

5. Acreditar no seu sonho pode ser rentável

São privilegiadas as pessoas que trabalham com o que gostam e ganham dinheiro com isso. Esse é justamente o sonho de muitos brasileiros que deixam o mercado de trabalho formal para apostarem no sonho de empreender.

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em 49 países, Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). Ou seja, cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.

“Adoráveis Mulheres” mostra o cotidiano de quatro irmãs: Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) e como elas amadureceram na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Cada uma com um sonho diferente, inclusive o de trabalhar e não casar, em uma época em que o casamento era praticamente o único destino das mulheres.

O filme é baseado no livro autobiográfico de Louisa May Alcott, escrito em 1868. A escritora acreditou no seu sonho, lutou contra uma sociedade machista, obteve sucesso em sua profissão e até hoje sua obra é celebrada no mundo todo.

Adoráveis Mulheres

Tipo: Longa metragem

Direção: Greta Gerwig

Ano: 2019

6. Planejamento

Planejamento é fundamental para manter as finanças em dia. Com organização e foco, é possível não só ter uma reserva de emergência para imprevistos, como também investir o dinheiro.

Na Los Angeles de 1969, Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator de TV decadente, não se planejou e, por isso, acabou entrando em uma série de confusões após aceitar um emprego que não teria aceitado caso tivesse se planejado financeiramente. A história do ator e de seu dublê é retratada no filme “Era Uma Vez em… Hollywood”.

Leia mais: 10 filmes para te ajudar a entender o mundo das finanças

Era Uma Vez em… Hollywood

Tipo: longa- metragem

Direção: Quentin Tarantino

Ano: 2019

Foto: Niko Tavernise/© 2019 Warner Bros. Entertainment Inc.

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Meu negócio

Como fazer declaração do MEI: passo a passo

4 minutos de leitura