Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Empréstimo com cheque: como funciona e onde fazer?

Pouco difundido no mercado, o empréstimo com cheque é uma espécie de empréstimo pessoal. Saiba como e onde fazer e conheça opções mais vantajosas
Escrito por Flávia Marques em 31.01.2017 | Atualizado em 29.05.2020
  • 4 Likes

Quando surge uma emergência ou a possibilidade de investir em algum projeto, muitos consumidores buscam crédito no mercado e podem encontrar diversas opções. O empréstimo com cheque é uma delas. 

Como o próprio nome indica, nessa modalidade de empréstimo o cliente utiliza folhas de cheques pré-datados como garantia. Assim, as datas de pagamento das parcelas já ficam registradas nos cheques que serão entregues à instituição financeira e descontados no dia especificado. 

Nos últimos anos, com a modernização das operações financeiras, menos consumidores usam talões e essa linha de crédito vem caindo em desuso. Segundo o levantamento mais recente do Banco Central, apenas 1% dos pagamentos no país é feito com cheque e somente 15% das empresas ainda se dispõem a aceitar essa forma de pagamento. Apesar disso, a opção ainda é oferecida por algumas instituições financeiras. 

Como funciona o empréstimo com cheque? 

O empréstimo com cheque é uma modalidade de crédito pessoal que utiliza folhas de cheque nominais e pré-datadas como garantia de pagamento da dívida. Ao solicitar o empréstimo em uma instituição financeira, além do RG, CPF, comprovante de renda e de residência, o cliente precisa levar o talão com a quantidade de folhas referente ao número de parcelas. Assim, se ficar acordado o pagamento de 12 prestações, por exemplo, a mesma quantidade de cheques será preenchida, assinada e armazenada pela credora até a data do seu depósito. 

Para a segurança do solicitante e da instituição financeira, não é permitido deixar de definir as datas para depósito em cada cheque ou mudar o dia que já foi firmado no contrato. Para solicitar o crédito, é preciso ter uma conta corrente, possibilidade de comprovar renda e, claro, as folhas de cheque para preencher. A conta do solicitante deve estar em funcionamento por um tempo mínimo de seis meses e ter movimentações financeiras recentes. 

Leia também | Empréstimo sem comprovação de renda: como conseguir? 

Como qualquer outra modalidade, o empréstimo com cheque tem uma etapa de análise de crédito, quando a instituição financeira avalia os documentos e histórico financeiro do cliente para saber se ele é um bom pagador. Se o solicitante for aprovado, as folhas de cheques são assinadas e entregues à credora. O prazo para a liberação do dinheiro na conta corrente normalmente é de 24 horas, mas pode variar de acordo com as políticas da instituição.

Vale lembrar que, como os cheques têm datas definidas, o cliente precisa ter o dinheiro em conta no dia em que eles forem descontados. Do contrário, o consumidor poderá ter o seu nome incluído nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito e ficar negativado.  

Prazo para pagamento 

O parcelamento do empréstimo pessoal com cheque está diretamente relacionado ao número de folhas disponíveis e, em geral, varia entre três e 36 meses. Algumas instituições financeiras permitem que a primeira parcela seja paga em 45 ou 60 dias, mas as condições podem mudar de acordo com a empresa.

Por determinação do Banco Central, o valor das parcelas de um empréstimo não podem comprometer mais que 30% da renda mensal do solicitante. A regra tem como objetivo evitar que o consumidor contraia uma dívida muita alta e tenha grandes dificuldades para quitá-la. 

Valor e liberação do crédito

O valor liberado é definido de acordo com a renda e o perfil financeiro do cliente, avaliado durante a análise de crédito. De modo geral, as instituições não oferecem um montante superior ao triplo da receita mensal. Se o solicitante comprovar uma renda de 5 000 reais por mês, por exemplo, o valor máximo oferecido pela credora deve ser de 15 000 reais. 

As taxas de juros também são definidas de acordo com o perfil financeiro do solicitante, mas costumam ser mais baixas do que as cobradas pelos bancos no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial. Isso porque, como o valor é debitado automaticamente na data registrada em cheque, a instituição financeira tem maior garantia de pagamento do que nas modalidades anteriores. 

Por outro lado, o empréstimo com cheque em garantia ainda oferece risco de inadimplência à instituição financeira, afinal, na data de pagamento, é possível que o cliente não tenha em conta o valor suficiente para quitar a parcela. Nesse caso, como não existe garantia material de recebimento, o empréstimo com cheque é classificado como empréstimo pessoal ou crédito não consignado, como define o Banco Central. Por isso, essa modalidade conta com taxas maiores que as praticadas em outras linhas de crédito com garantia mais populares, como o refinanciamento de imóvel e o refinanciamento de automóvel

Para efeitos de comparação, veja o valor médio das principais taxas de juros, segundo o Banco Central: 

Modalidade de crédito  Taxa de juros (ao mês) Taxa de juros (ao ano)
Rotativo do cartão de crédito  12,6% 313,4%
Parcelamento do cartão de crédito 7,9% 148,6%
Cheque especial 6,8% 119,3%
Crédito pessoal não consignado (empréstimo com cheque)  5,3% 86,4%
Crédito consignado privado 2,2% 29,1%
Empréstimo com garantia de veículo (Creditas) 1,49% 17,88%
Empréstimo com garantia de imóvel (Creditas) 0,99% 11,88%

Fonte: Banco Central (abril/2020) e Creditas. 

É possível solicitar empréstimo com cheque com restrição? 

O consumidor não consegue obter empréstimo com cheque com restrição em seu nome. Porém, aqueles que estão negativados e desejam contratar essa linha de crédito podem apresentar folhas de cheque de alguém que tenha o nome limpo como garantia. Ele será o fiador ou avalista da operação, e seus dados também serão analisados para entrar na negociação. 

Onde fazer empréstimo pessoal com cheque? 

Como mencionamos, o uso do cheque e as movimentações financeiras com esse recurso são cada vez menos usuais, mas algumas instituições ainda operam com essa modalidade de empréstimo. No Brasil, a Ibi, BV Financeira, Losango e Portocred são algumas das empresas que oferecem essa linha de crédito. As taxas de juros e o Custo Efetivo Total são informados quando o cliente demonstra interesse na contratação. 

A Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, oferece empréstimo com garantia de imóvel e automóvel. Se quiser, é possível fazer uma simulação agora mesmo:  

Cuidados importantes

Antes de solicitar um empréstimo, independentemente da modalidade escolhida, avalie sua situação financeira e tenha certeza do valor que realmente precisa. Além disso, é importante conhecer o valor máximo de parcela que cabe no seu orçamento se o crédito for liberado. Fazer um planejamento financeiro é fundamental para escolher a opção mais adequada. 

Lembre-se de que, quanto mais caro for o empréstimo, mais difícil se torna o seu pagamento. Outras linhas de crédito com garantia podem ser opções mais interessantes para quem deseja fugir das altas taxas do crédito pessoal. Na Creditas, por exemplo, o prazo para pagamento do empréstimo com garantia de veículo pode chegar a 60 meses, com taxas mensais a partir de 1,49%. No home equity, o período máximo é de 180 meses, com juros que começam em 0,99%. 

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com cheque, pode avaliar se essa é uma opção interessante para atender às suas necessidades. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Pergunte para a gente nos comentários. 

 

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 4 Likes
Flávia Marques

Escrito por Flávia Marques

Repórter do Portal Exponencial, jornalista e curiosa. Gosta de observar, absorver e, diariamente, dividir o que aprende escrevendo.

Comentários [1]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Jucilda de Souza machado
Jucilda de Souza machado
disse:
Preciso de trinta mil reais fazer com cheque
09.10.2017
às 15:45
Revista Creditas
Revista Creditas
disse:
Olá, Jucilda Na Creditas trabalhamos com empréstimo empréstimo com garantia de imóvel ou veículo Temos um texto que explica como funciona Se interessar, pode fazer uma simulação no https://www.creditas.com.br :)
16.11.2017
às 17:27

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010