• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Tudo sobre Crédito

Tudo sobre Crédito

Empréstimo no cartão de crédito: veja como funciona e como fazer

Modalidade não interfere no limite do cartão de crédito, mas deve ser avaliada com cautela

por Vanessa Ferreira

Atualizado em 10 de novembro, 2022

Quer entender mais sobre empréstimo com cartão de crédito? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para entender se vale a pena, como simular e conseguir seu empréstimo.

O cartão de crédito está presente na vida dos consumidores e é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. O que muitos não sabem é que é possível contratar um empréstimo usando o cartão de crédito.

Esse crédito funciona como um empréstimo pessoal convencional, sendo uma linha de crédito adicional associada ao seu cartão, sem comprometer o limite de crédito. No entanto, apesar da facilidade de contratação é preciso estar atento às taxas de juros praticadas nessa modalidade.

Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:

Como funciona o empréstimo com cartão de crédito

Essa modalidade de empréstimo é uma linha de crédito relacionada ao seu cartão. Caso esse crédito pessoal seja aprovado, você recebe o valor na conta corrente ou poupança que escolher e a cobrança é feita direto na sua fatura do cartão.

Esse produto cobra juros e IOF caso você atrase o pagamento da parcela, mas ele não compromete o limite rotativo do cartão.

Como fazer empréstimo usando cartão de crédito passo a passo

Agora vamos explicar como pegar empréstimo usando o limite do cartão de crédito e transformar seu limite em dinheiro.

A solicitação do empréstimo no cartão de crédito é semelhante à solicitação do empréstimo pessoal convencional.  Algumas operadoras disponibilizam a simulação e contratação de forma totalmente online. Nesse caso, basta consultar a disponibilidade do serviço com a sua operadora de cartão de crédito. 

Veja o passo a passo para contratação:

  1. Solicitação: é possível fazer a solicitação diretamente no site da operadora de cartão de crédito. Basta preencher alguns dados e fornecer os documentos exigidos.
  2. Análise de crédito: nesta etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, a fim de garantir de que ele tem condições de arcar com as parcelas. Se o perfil não estiver adequado aos critérios da empresa, o pedido pode ser negado.
  3. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, o contrato é emitido e assinado.
  4. Liberação do dinheiro: em seguida o dinheiro solicitado é disponibilizado em sua conta corrente, seguindo prazo estipulado pela operadora de cartão.

Se o seu cartão de crédito estiver vinculado com uma uma conta corrente, muito provavelmente já existe um crédito pré-aprovado que pode ser liberado a qualquer momento, por telefone ou Internet/aplicativo. Esse valor costuma ser estipulado de acordo com o histórico de movimentação no banco.

No entanto, apesar da facilidade de contratação, as taxas de juros costumam ser altas nesse tipo de operação. Isso porque, como a instituição não tem nenhuma garantia do pagamento da dívida, oferece condições menos vantajosas.

Leia também: Cartão de Crédito: veja como usar a seu favor

Tire suas dúvidas

Abaixo listamos as principais dúvidas relacionadas ao empréstimo com o cartão.

O que é o empréstimo no cartão de crédito?

É uma modalidade de empréstimo pessoal oferecido por alguns agentes financeiros para clientes que possuem cartão de crédito. Na maioria das vezes, essa modalidade não afeta o limite de compras do cartão.

Quais são as vantagens dessa modalidade de crédito?

A principal vantagem é que você não precisa passar por análise de crédito, mas em contrapartida existem uma série de considerações a serem feitas antes de utilizar essa modalidade.

Quais são as taxas cobradas nesse empréstimo?

Como explicado acima, as taxas cobradas no empréstimo no cartão de crédito podem variar de uma instituição financeira para outra.

Você pode conferir esse valor no site do agente financeiro no qual irá tomar crédito ou no site do Banco Central.

Como é feito o pagamento desse empréstimo?

As parcelas são descontadas de acordo com as especificações do contrato. Você pode por exemplo efetuar o pagamento via débito automático ou direto na sua fatura do cartão. O ideal é consultar o agente financeiro onde você está solicitando o crédito para entender quais as possibilidades para efetuar o pagamento.

E então, o que achou do empréstimo no cartão de crédito? Já precisou recorrer ao empréstimo com cartão de crédito ou ao empréstimo pessoal? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Me explica Creditas

Dígito da conta: o que é, para que serve e como encontrá-lo