• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Tudo sobre Crédito

Tudo sobre Crédito

Empréstimo com cartão de crédito: entenda como funciona

Modalidade não interfere no limite do cartão de crédito, mas deve ser avaliada com cautela

por Vanessa Ferreira

Atualizado em 7 de outubro, 2021

O cartão de crédito está presente na vida dos consumidores e é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. O que muitos não sabem é que é possível contratar empréstimo com o cartão de crédito.

Esse crédito funciona como um empréstimo pessoal convencional, sendo uma linha de crédito adicional associada ao seu cartão, sem comprometer o limite de crédito. No entanto, apesar da facilidade de contratação é preciso estar atento às taxas de juros praticadas nessa modalidade.

Como fazer empréstimo no cartão de crédito?

A solicitação do empréstimo no cartão de crédito é semelhante a solicitação do empréstimo pessoal convencional.  Algumas operadoras disponibilizam a simulação e contratação de forma totalmente online. Nesse caso, basta consultar a disponibilidade do serviço com a sua operadora de cartão de crédito. 

Veja o passo a passo para contratação:

  1. Solicitação: é possível fazer a solicitação diretamente no site da operadora de cartão de crédito. Basta preencher alguns dados e fornecer os documentos exigidos.
  2. Análise de crédito: nesta etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, a fim de garantir de que ele tem condições de arcar com as parcelas. Se o perfil não estiver adequado aos critérios da empresa, o pedido pode ser negado.
  3. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, o contrato é emitido e assinado.
  4. Liberação do dinheiro: em seguida o dinheiro solicitado é disponibilizado em sua conta corrente, seguindo prazo estipulado pela operadora de cartão.

Se o seu cartão de crédito estiver vinculado com uma uma conta corrente, muito provavelmente já existe um crédito pré-aprovado que pode ser liberado a qualquer momento, por telefone ou Internet/aplicativo. Esse valor costuma ser estipulado de acordo com o histórico de movimentação no banco.

No entanto, apesar da facilidade de contratação, as taxas de juros costumam ser altas nesse tipo de operação. Isso porque, como a instituição não tem nenhuma garantia do pagamento da dívida, oferece condições menos vantajosas.

Leia também | Cartão de Crédito: guia completo para usar a seu favor

Empréstimo com cartão de crédito: simulação

A simulação de crédito é uma etapa muito importante na hora de escolher o melhor empréstimo. 

Existem diversos sites comparadores na internet, que possuem dados e informações atualizadas de condições e taxas das inúmeras operadoras do mercado, poupando tempo do consumidor e facilitando o acesso ao crédito saudável.

Para fazer a simulação, basta colocar algumas informações referentes ao empréstimo que você deseja solicitar, tais como:

  • Valor pretendido;
  • Tempo de quitação;
  • Valor das parcelas;
  • Renda mensal;
  • Informações adicionais, como bens que podem ser oferecidos como garantia.

Para te ajudar na escolha, veja a média de juros praticada nas principais instituições financeiras na modalidade de empréstimo pessoal:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
ITAÚ UNIBANCO   4,4 60,75
NUBANK   4,27   65,15
BANCO SANTANDER   4,35   66,61
BANCO BRADESCO   5,47   89,38 
BV FINANCEIRA   6,26   107,22
CREFISA   21,79   964,61

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em outubro de 2019.

O Banco Central disponibiliza as taxas médias de juros dessa modalidade em todos os bancos que a oferecem. Mas vale lembrar que as taxas podem variar de acordo com o perfil, bem como a relação do cliente com a instituição.

Agora, veja o comparativo de juros entre as principais modalidades de crédito disponíveis, incluindo o empréstimo com garantia, que oferece condições mais vantajosas:

Leia também | Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você

Vale a pena fazer um empréstimo para quitar a dívida do cartão de crédito?

A dívida do cartão de crédito está entre as mais caras do mundo, ultrapassado os três dígitos em juros, sendo uma das principais causas do mau endividamento entre os brasileiros.

É o que mostrou uma pesquisa recente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com o levantamento, 83 milhões de pessoas estão com o orçamento prejudicado devido ao parcelamento de produtos e, dentre elas, 69% parcelam as compras no cartão de crédito.

Para sair dessa situação, muitas pessoas recorrem ao empréstimo pessoal. O agente financeiro tem tanto interesse quanto você na quitação do débito e costuma facilitar o pagamento, seja com parcelas mais flexíveis ou com a redução da taxa de juros. 

Mas, antes, é importante entender quanto do seu orçamento mensal pode ser comprometido com o pagamento da dívida, além de entender se as condições oferecidas são as melhores para o seu perfil financeiro.

Para isso, é sempre válido fazer simulações de crédito em diferentes agentes financeiros para identificar se existem propostas mais adequadas à sua realidade financeira. Muitas vezes, é possível encontrar ofertas com juros menores e melhores condições de pagamento.

Se a proposta de negociação da operadora do cartão de crédito não for vantajosa, negocie mais, ou vá atrás de alternativas mais baratas, caso perceba que o acordo será difícil. Dessa forma, no lugar da parcela com juros abusivos, é possível pagar parcelas saudáveis, que caibam no seu orçamento. 

Existem opções no mercado com taxas de juros reduzidas. É o caso do empréstimo consignado e o empréstimo com garantia, que são excelentes alternativas para trocar uma dívida cara, como a do cartão de crédito por uma mais barata.

Na Creditas, por exemplo, você pode fazer a simulação de empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículo e empréstimo consignado com garantia do salário. Ao colocar a sua casa como garantia, é possível conseguir taxas de juros a partir de 0,99% ao mês. Já com o automóvel, as taxas ficam a partir de 1,59% ao mês. No consignado, as taxas praticadas são a partir de 1,29% ao mês.

Se quiser, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo.

E então, o que achou dessas alternativas? Já precisou recorrer ao empréstimo com cartão de crédito ou ao empréstimo pessoal? Compartilhe sua experiência nos comentários.

 

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Meu negócio

Como fazer declaração do MEI: passo a passo

4 minutos de leitura