Simule seu crédito
Soluções
Saia do vermelho
por Portal Exponencial
Atualizado em 11 de fevereiro, 2021
Se você tem carro próprio deve saber que todo ano precisa pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Metade do valor vai para o município onde o veículo foi emplacado e a outra parte para os cofres públicos do estado para ser investido em saúde e educação. Mas, nem sempre o contribuinte sabe onde realizar a consulta IPVA para poder pagar.
Hoje em dia você pode acessar o valor, pagar e verificar outros débitos do veículo pela internet. É muito simples fazer isso e não necessariamente você precisa esperar chegar a carta do governo com a cobrança. Até porque, ao quitar com antecedência é possível conseguir um desconto.
Afinal, se ficar inadimplente no IPVA, você pode até entrar na dívida ativa do governo. Esse é um tipo de cadastro que reúne todas as informações das pessoas com algum tipo de dívida em esfera municipal, estadual e federal. Em caso de atraso, além de pagar o valor inicial do imposto, você encara juros e multas.
Isso pode gerar uma série de restrições na hora de pegar empréstimo ou fazer um parcelamento de uma conta, por exemplo. O débito também poderá dificultar a venda do carro, pois é raro encontrar quem aceite assumir as dívidas do veículo. Por isso, é recomendado que você esteja sempre atento às cobranças e evite passar do prazo.
Sem contar que, ao fazer consulta IPVA você tem acesso às últimas multas de trânsito. E como está a situação do seu automóvel com relação a outros compromissos, como licenciamento.
Pode, ainda, ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC. Isso gera restrição na hora de conseguir empréstimos.
No caso do estado de São Paulo, especificamente, é ainda mais importante verificar o IPVA pela internet. Isso porque, a partir do início de 2018, a cobrança não chega mais na sua casa pelo correio, para eliminar o risco de extravio das correspondências e reduzir os gastos com papéis.
Para facilitar sua vida, disponibilizamos os links direcionando para o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de cada estado para fazer a consulta IPVA:
[table id=15 /]
Nos sites acima você se informa de quanto precisa pagar e, em caso de parcelamento, verificar as parcelas restantes. Isso garante também que não esqueça de nenhum débito - e se isso acontecer é possível quitar, mesmo com as consequências do atraso.
Você pode verificar o valor do imposto e o prazo de pagamento de maneiras diferentes:
Veja onde o Renavam pode ser encontrado no documento:
Existem datas limites diferentes de acordo com o número final de cada placa. Os municípios costumam oferecer desconto para quem paga o valor integral e com antecedência. Como acontece, por exemplo, em São Paulo.
Mas, se você não conseguir quitar tudo de uma só vez, pode optar pelos Programas de Parcelamento do governo.
Também é muito importante manter o licenciamento em dia. Basicamente isso valida seu documento e que seu carro está dentro das normas para transitar. Até porque, se você quiser vender ou alienar o veículo, precisa manter os papéis atualizados.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.