Simule seu crédito
Soluções
Imóveis
Carros
Empresas
Atração e retenção
Ações internas de conscientização sobre a saúde masculina são fundamentais para derrubar preconceitos sobre o tema. Saiba mais!
por Marilia Ferro
Atualizado em 8 de novembro, 2022
Quer saber tudo sobre o Novembro Azul? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender a importância da campanha e como o RH pode abordar o tema nas empresas. Confira!
Assim como o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, o mês de novembro também é dedicado a uma pauta de grande importância: a saúde masculina e a conscientização da importância de realizar exames regulares para identificar, especialmente, o câncer de próstata, que atinge cerca de 2 milhões de homens por ano no Brasil.
Ao longo do mês, instituições, especialistas e a sociedade civil se unem em prol da prevenção, dando mais visibilidade ao diagnóstico e tratamento da doença e contribuindo para a desconstrução de mitos e preconceitos em relação ao exame de próstata. Nesse sentido, a empresa pode ter um papel fundamental neste propósito, aproximando essa questão dos colaboradores e promovendo a qualidade de vida e saúde da equipe.
Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:
A iniciativa começou em 2003, quando um grupo de amigos na Austrália, inspirados pelo Outubro Rosa, resolveu deixar o bigode crescer para chamar a atenção para a saúde masculina. A partir de então, o movimento ganhou força e resultou no surgimento de uma organização sem fins lucrativos chamada Movember - nome que vem da junção “moustache” (bigode, em inglês) e “november”.
Desde a criação da Movember, cerca de 500 milhões de dólares foram direcionados a mais de 700 projetos voltados para a saúde masculina e o dia 17 de novembro passou a ser considerado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
Muitas vezes, o ambiente de trabalho pode ser o único local onde os colaboradores recebem orientações em relação à prevenção de doenças. Nesse sentido, a conscientização sobre o tema faz parte da responsabilidade social da empresa, que deve promover uma cultura de cuidado e valorização dos trabalhadores – uma estratégia que beneficia não somente o funcionário, mas também reflete diretamente no clima organizacional.
Veja também: Retenção de talentos: o que é, importância e como implementar
A seguir, vamos listar algumas iniciativas que o RH pode promover. Acompanhe!
A empresa pode convidar alguns especialistas para tratar sobre a saúde masculina, trazendo possíveis fatores de risco, sintomas, tratamentos disponíveis e a importância dos exames de rotina. Além disso, o profissional pode ser fundamental para desfazer os mitos e melhorar a comunicação a respeito do assunto.
Especificamente neste mês, a empresa pode estabelecer parcerias com estabelecimentos de saúde para que os colaboradores possam realizar os exames gratuitamente ou com descontos – especialmente se a empresa não disponibilizam convênio médico. Uma ação como essa pode ser fundamental para facilitar o acesso e aumentar o interesse em relação aos exames preventivos.
Ações como essa podem ser consideradas iniciativas de endomarketing, mas a empresa pode divulgar em suas redes sociais para o público em geral o seu comprometimento em relação à importância do diagnóstico precoce e com a saúde dos colaboradores, o que pode não apenas fortalecer a campanha de forma geral, mas também trazer impactos positivos para a imagem da empresa.
A empresa também pode receber decoração e iluminação diferente ao longo de todo o mês com o objetivo de ser um lembrete diário da importância da ação. Para isso, invista em balões, cartazes e luzes espalhados por todo o ambiente.
Uma ação simples, mas que pode ter bastante apelo entre os colaboradores, é o “Dia do Azul”, em que toda a equipe veste uma peça de roupa nesta cor. Além de esquentar as discussões sobre o assunto, ainda é possível desenvolver o sentimento de pertencimento e engajamento dos funcionários.
Depoimentos de pacientes que estão em tratamento ou que venceram o câncer de próstata podem ser uma ferramenta poderosa de conscientização para a importância da prevenção Também podem ser colhidos relatos de outros homens em relação aos seus cuidados com a saúde, com o objetivo de desmistificar derrubar qualquer tipo de preconceito em relação aos exames de rotina.
Ao planejar iniciativas como esta, a empresa contribui ativamente para salvar vidas e promover um ambiente de cuidado e acolhimento, tão importantes para garantir os resultados e a produtividade dos colaboradores.
Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre o Novembro Azul? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!
Newsletter
RH Estratégico
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.