• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Benefícios flexíveis

Benefícios flexíveis

Como a gestão de RH pode solucionar as dores dos funcionários com benefícios flexíveis

A adoção de benefícios flexíveis não precisa ser fragmentada e complexa para a gestão de RH. Entenda mais sobre como solucionar as dores dos funcionários no texto de hoje da Creditas @Work.

por Leonardo Cruz

Atualizado em 30 de maio, 2022

Uma das principais atribuições da gestão de RH é compreender as dores dos funcionários. A partir dessa análise, é possível solucioná-las pontualmente, desenvolver estratégias para que as mesmas situações não voltem a acontecer e, assim, contribuir para a melhora significativa do clima organizacional.

Mas, todo profissional da área de RH sabe que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Quanto mais se busca por soluções, maior o risco de se perder em demandas que aumentam o trabalho mecânico, e a gestão de RH acaba se tornando uma gestão e inúmeros fornecedores.

Como, então, solucionar as dores dos funcionários de maneira rápida e centralizada? A Creditas @Work te dá algumas dicas.

Entenda as dores dos funcionários

Para facilitar a gestão de RH, o primeiro passo para a melhora do clima organizacional de forma prática é entender as dores dos funcionários.

Parece simples e óbvio, mas diversas empresas buscam “soluções” e “benefícios” apenas pelo nome ou status, imaginando que estarão automaticamente ligados a essa questão

Isso é um equívoco. De fato, a pesquisa divulgada em março deste ano pela Microsoft, que analisou o comportamento de empresas no Brasil e no mundo, constatou que 34% dos gestores no Brasil percebem que a alta liderança está totalmente fora de contato e desconectada com as expectativas dos seus funcionários.

Portanto, dedique algumas horas na criação, aplicação e depuração de alguns questionários a fim de elucidar a fundo as principais necessidades dos colaboradores. Em seguida, catalogue-as em grupos que possam ser complementares – queixas em relação ao ambiente de trabalho, à remuneração e benefícios, plano de carreira, etc. Dessa forma, você já tem muito do que precisa para resolver os problemas da maneira mais centralizada possível.

Acompanhe as tendências

Além de ter um bom panorama interno, é muito importante que você acompanhe as tendências na sua área. Seus funcionários fazem parte dessas tendências. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar as expectativas e, até mesmo, reforçar os dados da sua pesquisa interna.

Ainda segundo a mesma pesquisa da Microsoft, por exemplo, 71% dos brasileiros colocam a saúde e bem-estar à frente do trabalho desde o início da pandemia de COVID-19. Já 7% dos funcionários do mundo inteiro priorizam a vida particular do que a profissional. Isso já nos dá um caminho sobre a forte tendência se seguros saúde e vida.

Seguindo os principais itens, 18% dos trabalhadores mundiais que pediram demissão em 2021, o fizeram por conta de salários ou benefícios incompatíveis com o mercado. O número parece pequeno, mas assusta quando pensamos que, dos que não pediram demissão no ano passado, quase metade, 43%, pensam em, de fato, se desligarem na empresa justamente pela baixa oferta de benefícios para funcionários e salários incompatíveis. Quando pensamos na Geração Z, esse número salta para nada menos do que 55%. 

“As pessoas estão repensando sobre o que realmente estão dispostas a abrir mão por suas carreiras”, diz Colette Stallbaumer, gerente geral de Microsoft 365, em entrevista ao Estado de S.Paulo. Considerando essas mudanças de prioridades, é preciso concordar que também está na hora das empresas passarem a ter um olhar mais holístico e centralizado para a dor do funcionário - evitando novas ondas de debandadas profissionais.

Saiba mais: PAT: evolução do programa na era dos cartões multibenefícios

Busque um fornecedor de benefícios flexíveis

Uma vez que você já conheceu as dores dos funcionários, que as embasou com dados de pesquisas e outros levantamentos externos, chegou a hora de entender a aplicabilidade das ações.

Muito dificilmente as dores dos funcionários estarão todas relacionadas a uma única área. E, ainda assim, como desconsiderar as tendências altíssimas de preocupação com a saúde?

Invariavelmente, isso pode resultar em uma alta demanda de fornecedores para a gestão de RH. 

Como evitar essa questão? Escolhendo o fornecedor certo.

Creditas @Work: a primeira carteira de benefícios do RH do Brasil

Para solucionar a questão da alta de fornecedores e auxiliando na resolução das dores dos funcionários de maneira centralizada, a Creditas @Work desenvolveu a primeira carteira de benefícios do RH do Brasil.

Isso significa que o seu RH pode oferecer uma alta variedade de benefícios flexíveis para os colaboradores com um único fornecedor, economizando tempo e, principalmente, dinheiro, otimizando a gestão de RH.

Na Creditas @Work, você pode contratar e/ou ter acesso aos seguintes benefícios flexíveis: 

  • Cartão de benefícios: VA, VR, VT, Cultura e muito mais no mesmo cartão, com integração 100% online e livre de taxas em recargas (inclusive, sem taxas até mesmo para cancelamento), com isenção de INSS e de FGTS.
  • Empréstimo consignado: com taxas abaixo do mercado e desconto em folha, evitando o endividamento do seu colaborador com juros abusivos
  • Antecipação de salário: sempre que seu funcionário precisar, sem que para isso seja necessário esforço manual do RH - tudo comandado pela Creditas
  • Educação financeira: uma série de ações que conscientizem seu funcionário sobre o uso consciente do dinheiro, contribuindo para sua qualidade de vida fora da organização, com reflexos diretos na sua produtividade interna
  • Creditas store: uma loja  exclusiva para empresas parceiras Creditas @Work, com condições de parcelamento diferenciadas sem a necessidade de cartão de crédito - o desconto é direto na folha, contribuindo ainda mais para a saúde da vida financeira dos seus funcionários, o que impacta positivamente na sua relação com o trabalho.
  • Seguros de Vida e Saúde: uma solução mais completa e mais barata que planos de saúde, perfeitamente alinhadas às tendências do brasileiro colocar a saúde em primeiro lugar.
  • Previdência privada: para proporcionar mais qualidade de vida, projeção de futuro e segurança para seu funcionário, estimulando a retenção de funcionários.

Já pensou em oferecer um seguro saúde, Vale Alimentação e o serviço de Empréstimo Consignado com um único fornecedor?! Você já viu que com a Creditas @Work é possível combinar esses e vários outros benefícios flexíveis para seus funcionários.

Dessa forma, com o fornecedor certo, você consegue abordar todas as dores dos funcionários de uma única vez, de forma centralizada e efetiva, otimizando o trabalho do RH e gerando equipes produtivas, engajadas e com qualidade de vida.

Se o conteúdo desta matéria faz diferença para seus próximos projetos, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Atração e retenção

Salários no RH: remuneração de gestor e analista