• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Departamento pessoal

Departamento pessoal

Antecipação de salário: benefícios para empresa e para o colaborador

Entenda por que sua empresa só tem a ganhar quando oferece a antecipação de salário como benefício flexível!

por Redação @Work

Atualizado em 9 de junho, 2022

Quer saber mais sobre a antecipação de salário e seus benefícios? Então veio ao lugar certo. Nessa matéria, você vai saber como esse pode ser um recurso essencial para seus colaboradores. Acompanhe!

A antecipação de salário é uma prática que pode ser adotada por empresas de todos os portes e segmentos, de forma habitual ou como benefício flexível. No primeiro caso, todos os colaboradores recebem 60% do salário na data do pagamento e um vale de 40% do valor bruto na metade do mês, sem a possibilidade de escolha.

Já na segunda opção, o trabalhador tem a opção de receber todo o valor integral no quinto dia útil ou pedir a porcentagem de adiantamento salarial necessária para suprir suas necessidades naquele momento, desde que não ultrapasse os 40%. É uma excelente forma de oferecer autonomia e liberdade ao colaborador e evitar o endividamento.

Para facilitar sua jornada nesse assunto, confira os principais tópicos desta matéria:

  • Como o adiantamento salarial beneficia a empresa?
  • Como a antecipação de salário beneficia o colaborador?
  • Como calcular o adiantamento salarial?

[CTA do ebook + calculadora]

 

Como o adiantamento salarial beneficia a empresa?

Embora a antecipação de salário como benefício flexível seja uma estratégia focada em melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, traz inúmeras vantagens para a empresa. Conheça as principais a seguir:

 

Sem custos e sem tirar do caixa

Quando a antecipação de salário é oferecida como um benefício flexível, o dinheiro não sai do caixa da empresa, portanto, não afeta o orçamento mensal. No caso da carteira de benefícios da Creditas @Work, o colaborador pede o adiantamento salarial pelo aplicativo e o dinheiro é transferido diretamente para sua conta em até um dia útil.

No quinto dia útil ou a data de pagamento padrão, a empresa realiza a transferência do valor integral, sendo que a porcentagem da antecipação de salário é paga para a Creditas e o restante é pago ao colaborador, em um processo automático, simples, seguro e, principalmente, sem custos para empresa.

Leia também: Guia da Educação Financeira nas empresas

 

Trabalhadores mais produtivos

O endividamento é uma das principais causas da queda na produtividade no trabalho, afinal, é muito mais difícil se concentrar quando a mente está ocupada com preocupações financeiras. Além disso, é comum que a falta de dinheiro para pagar suas dívidas obrigue os trabalhadores a buscarem um segundo emprego para complementar a renda.

A antecipação de salário oferece ao trabalhador acesso ao próprio dinheiro em períodos de necessidade. Dessa forma, evita que ele recorra a linhas de crédito com taxas abusivas, como o cheque especial e o limite do cartão de crédito, para lidar com qualquer gasto imprevisto antes do quinto dia útil.

 

Redução do turnover

Quando o salário pago no quinto dia útil não é suficiente para cobrir os gastos do colaborador, que se envolveu em dívidas causadas pelo uso excessivo do cheque especial e cartão de crédito, é comum que ele busque por novas oportunidades de emprego que oferecem um salário maior ou um bom pacote de benefícios.

Com a antecipação de salário, a empresa reduz radicalmente essas chances, já que proporciona maior controle de suas finanças. Para completar, é importante que sejam oferecidos treinamentos e materiais referentes à educação financeira, afastando cada vez mais as possibilidades de abandono do trabalho devido ao endividamento.

 

Como a antecipação de salário beneficia o colaborador?

Como foi mencionado acima, o endividamento afeta a produtividade no trabalho, mas essa não é a única área da vida do colaborador que é impactada, afinal, as preocupações são responsáveis por problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, reduzindo consideravelmente a qualidade de vida e bem-estar.

Com a antecipação de salário, especialmente quando é oferecido como um benefício flexível, o colaborador tem liberdade para utilizar o próprio dinheiro quando e como quiser, sem precisar recorrer a empréstimos, cartão de crédito ou cheque especial, além da satisfação de trabalhar em uma empresa que se preocupa com sua equipe.

 

Como calcular o adiantamento salarial?

Para calcular o adiantamento salarial é preciso considerar alguns fatores, que são:

  • Valor do salário bruto mensal;
  • O percentual de desconto (percentual máximo de 40%);
  • Quantidade de dias do mês;
  • Quantidade de dias trabalhados.

 

Agora, veja como calcular:

  1. Multiplique o salário pelo percentual máximo de desconto concedido.
  2. Divida o total pelos dias do mês e multiplique pelos dias trabalhados. Dessa forma: 

 

R$ 1.000,00 (salário bruto) * 40% (percentual de desconto) = 400 / 30 (dias do mês) * 30 (dias trabalhados) = R$ 400,00 (valor do adiantamento salarial)

Caso o funcionário não trabalhe o mês completo, é preciso alterar na fórmula os dias trabalhados.

 

Quando deve ser pago?

Não está especificada na CLT nenhuma regra em relação ao dia do pagamento do adiantamento salarial, apenas o valor total que deve ser recebido até o quinto dia útil de cada mês. Porém, a prática geralmente costuma ser feita entre os dias 15 e 20.

 

Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre antecipação de salário e seus benefícios para empresa e colaborador? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Benefícios flexíveis

Cartão premiação: o que é e como utilizar