Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Negócios

Confira quais são as 15 profissões em alta para 2020

Gestor de mídias sociais, engenheiro de cibersegurança, representante de vendas. Confira as profissões que estão em alta para este ano e saiba quais as áreas mais promissoras para quem quer um novo emprego

Escrito por Elaine Ortiz em 16.01.2020 | Atualizado em 17.01.2020

  • 0 Likes
RESUMO

  • O LinkedIn publicou no último dia 8 o levantamento "Profissões Emergente 2020";
  • Entre os 15 cargos mapeados pela rede, nove estão ligados a Tecnologia da Informação;
  • Saiba quais são as áreas mais promissoras para quem quer um novo emprego. 

O LinkedIn, rede social voltada ao mercado de trabalho, publicou no último dia 8 o levantamento “Profissões Emergentes 2020”. Entre os 15 cargos mapeados pela rede, nove estão ligados a Tecnologia da Informação, uma das áreas que mais sofrem atualmente com a falta de mão de obra especializada. Para se ter ideia,  o setor foi responsável por 7% do PIB de 2018 e demandará 420 mil novos empregos até 2024, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Para Pollini Jorio, especialista em RH e co-fundadora da plataforma Feedback House, a alta demanda para profissões relacionada a TI ocorre por conta da presença cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas que, além de facilitar o cotidiano, aumenta também o potencial de vendas das empresas.

“Hoje em dia, com a internet, é muito fácil comparar benefícios de empresas concorrentes e tomar a melhor decisão. Com isso, praticamente todas as empresas conseguem digitalizar processos e produtos, o que aqueceu o mercado de desenvolvedores, assim como os salários, pois a quantidade de vagas disponíveis é muito superior ao número de pessoas qualificadas”, diz. 

“Depois do produto pronto, é preciso vender, e o funil de vendas digital começa nas mídias sociais, passa por performance de vendas e termina no atendimento, que hoje chamamos de sucesso do cliente”. 

Especialista em sucesso do cliente é, inclusive, a quarta profissão em alta segundo o relatório do LinkedIn, atrás de representante de vendas, engenheiro de cibersegurança e gestor de Mídias Sociais, a primeira profissão colocada, com a demanda mais crescente do mercado -- a procura por profissionais na área subiu anualmente a média de 122% entre 2015 e 2019. 

Outro destaque do relatório do LinkedIn é o mercado financeiro: seis das profissões em alta são fortemente procuradas por empresas do ramo financeiro, como mercado de capitais, investidoras, bancos e serviços afins.

“A chegada das Fintechs abriu uma gama de oportunidades no ramo financeiro”, diz  Pollini Jorio para justificar a área em ascensão. “Os brasileiros passaram a se interessar mais em investimentos, capitais, bancos digitais, empréstimos online. Além do que, os investimentos oferecidos pelos bancos tradicionais, como renda fixa, não estão mais tão atraentes. As pessoas estão entendendo a importância de investir o próprio dinheiro, mesmo que pouco a pouco, e isso aquece o mercado, saindo fora do eixo tradicional ‘poupança e bancão’”, diz.

O documento do LinkedIn foi elaborado a partir dos dados de usuários com perfil público e que tenham ocupado um ou mais cargos nos últimos cinco anos no Brasil. A empresa analisou quais foram as profissões com maior movimentação no período e fez o cálculo de crescimento utilizando o número de contratações e taxa de crescimento para cada uma.

Confira a lista completa das 15 profissões emergentes para 2020:

Leia mais: Perfil profissional: descubra como ser encontrado pelos recrutadores no LinkedIn

1. Gestor de mídias sociais

As pessoas na função são responsáveis pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais. Elas ampliam estrategicamente as possibilidades de negócios por meio de sites e redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter. 

Crescimento médio anual: 122%

Cinco conhecimentos primordiais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; mídia online; e internet.

2. Engenheiro de cibersegurança

Qualquer dispositivo conectado à internet é vulnerável a ataques cibernéticos e, por isso, a segurança de dados na rede se tornou central. A função de engenheiro de cibersegurança é cada vez mais importante. O profissional cria sistemas de segurança e monitora a infraestrutura de TI da organização para evitar intrusões e implementar processos e controles.

Crescimento médio anual: 115%

Cinco conhecimentos primordiais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.

3. Representante de vendas

O bom vendedor continua primordial para qualquer empresa. Mas as mais elevadas posições estão disponíveis àqueles que entendem de vender tecnologia, pois são as empresas dos segmentos de softwares, TI e internet as que mais procuram por estes especialistas. 

Crescimento médio anual: 109%

Cinco conhecimentos primordiais: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços; e internet.

4. Especialista em sucesso do cliente

O relacionamento com o cliente depois da compra é hoje fundamental para qualquer empresa. O especialista em sucesso do cliente tem o papel de proporcionar uma experiência de qualidade ao comprador no pós-venda. Por isso, apresenta em geral um perfil que combina habilidades técnicas e comportamentais, já que precisa entender da tecnologia e gerenciar relacionamentos.

Crescimento médio anual: 79%

Cinco conhecimentos primordiais: Inbound marketing; auxiliar no sucesso do cliente; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; e internet.

5. Cientista de dados

A importância dos dados para as empresas explica por que profissões ligadas a captura, processamento, análise, representação e interpretação de grandes volumes de dados chegam com força entre as emergentes, segundo o levantamento do LinkedIn. O bom cientista de dados tem os conhecimentos necessários para analisar os dados e, a partir deles, construir modelos, fazer experimentos e buscar insights para a melhor tomada de decisão.

Crescimento médio anual: 78%

Cinco conhecimentos primordiais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

Leia mais: Motivo de desligamento: estudo mostra 5 atitudes nocivas de líderes

6. Engenheiro de dados

Trata-se de um engenheiro de software especializado em backend. Ou seja: é o responsável por construir a infraestrutura e os sistemas para organização dos dados de uma empresa. Atua no armazenamento, na distribuição e na recuperação dessas informações com foco na otimização do desempenho delas. 

Cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros.

7. Especialista em Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) e o machine learning (aprendizado de máquina) são associações rápidas quando se fala hoje de inovação. Apesar de atuarem nos mais variados setores, é exigido deles um conjunto específico de habilidades, que incluem – além de machine learning – deep learning e a linguagem de programação Python

Crescimento médio anual: 73%

Cinco conhecimentos primordiais: Machine learning; deep learning; l.nguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA).

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

8. Programador em JavaScript

A linguagem de programação JavaScript é uma das principais tecnologias da internet, pois permite páginas da web interativas. A maioria dos sites e navegadores têm um mecanismo JavaScript dedicado para executá-los. 

Crescimento médio anual: 72%

Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

9. Investidor Day Trader

O Day Trade é uma estratégia de compra e venda de ações em bolsas de valores em um mesmo dia. Por exigir análises e tomada de decisão rápidas, os conhecimentos mais procurados neste perfil de investidor são sobre bolsas de valores, mercado de capitais, Trading (investimentos de curto prazo) e a metodologia Technical Analysis (análise técnica, em português), que objetiva prever o comportamento futuro do mercado baseado em dados históricos.

Crescimento médio anual: 69%

Cinco conhecimentos primordiais: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Serviços financeiros; mercado de capitais; e gestoras de fundos de investimentos.

10. Motorista

A procura por motoristas também está aquecida no mercado, mostra o ranking das Profissões Emergentes. Ao observar os três setores da economia que mais devem demandá-los no próximo ano, constata-se que, entre eles, estão as empresas ligadas a internet e a serviços e facilidades ao cliente, como os aplicativos de transporte de passageiros e os de compras e entregas. Mas o segmento de logística não fica para trás: em expansão no Brasil, aparece na segunda posição.

Crescimento médio anual: 68%

Cinco conhecimentos primordiais: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Internet; transportes terrestres e ferroviários; e serviços e facilidades ao cliente.

11. Consultor de investimentos

O consultor de investimentos orienta os clientes na tomada de decisão de como aplicar os recursos deles, de acordo com as expectativas e necessidades de cada pessoa. Este profissional precisa dominar as carteiras para direcionar as melhores estratégias àquele perfil. 

Crescimento médio anual: 61%

Cinco conhecimentos primordiais: Investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa; e análise financeira.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Serviços financeiros; mercado de capitais; e bancos.

12. Assistente de mídias sociais

O assistente de mídias sociais tem, entre suas responsabilidades, pesquisar marcas ou mercados competitivos, executar campanhas nos sites e redes sociais e criar uma voz ou imagem online que seja desejável e atinja o público-alvo da empresa, a partir da estratégia definida pelo gestor. 

Crescimento médio anual: 60%

Cinco conhecimentos primordiais: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Publicidade e marketing; internet; Tecnologia da Informação e serviços.

Leia mais: LinkedIn lista startups mais desejadas para se trabalhar; confira

13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce

Centralizar em um único banco de dados todas as interações entre uma empresa e seus clientes é uma das tarefas mais importantes desenvolvidas atualmente nas organizações. Para isso, tem-se usado um grupo de ferramentas chamado Customer Relationship Management, o CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente). O Salesforce é um dos sistemas CRM mais fortes do mercado, e os programadores especialistas nele analisam os processos da empresa, desenvolvem fluxos de trabalho e gerem soluções para necessidades específicas do negócio.

Crescimento médio anual: 58%

Cinco conhecimentos primordiais: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e consultoria em gestão.

14. Recrutador especialista em Tecnologia da Informação

Para contratar tantos profissionais qualificados de TI, o mercado precisa também de recrutadores especializados no setor. Dele, são demandados conhecimentos para fazer as melhores escolhas em um processo seletivo, como técnicas de recrutamento – especialmente em TI –, entrevista e pesquisa de executivos.

Crescimento médio anual: 56%

Cinco conhecimentos primordiais: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; recrutamento e seleção; e Recursos Humanos.

15. Coach de metodologia Agile

No contexto corporativo, o conceito de agilidade não se refere apenas à velocidade, mas, também, à estratégia de resposta às constantes mudanças pelas quais o negócio passa. A Agile é uma metodologia de gerenciamento de projetos focada em desenvolver equipes mais ágeis, de modo a facilitar as transformações na cultura organizacional necessárias para a sustentabilidade da empresa. O coach especializado nesse modelo treina os times e supervisiona o desenvolvimento deles a fim de que possam contribuir com seu potencial para resultados efetivos. 

Crescimento médio anual: 53%

Cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios.

Três segmentos que mais buscam a profissão: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

Leia mais: Perfil no LinkedIn: entenda como a rede pode alavancar sua carreira

 

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Elaine Ortiz

Escrito por Elaine Ortiz

Repórter do Portal Exponencial, com dez anos de experiência em redações de jornais e revistas. Acredita que informação de qualidade é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e que conhecimento financeiro tem tudo a ver com liberdade.

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010