• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Controle Financeiro

Controle Financeiro

IPVA atrasado: como consultar, pagar e fugir das consequências

Conheça os riscos do não pagamento do IPVA e alternativas para pagar o imposto

por Vanessa Ferreira

Atualizado em 24 de maio, 2022

Quer entender mais sobre IPVA atrasado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para entender qual o impacto do atraso e como pagar parcelas do imposto.

Em meio a tantos compromissos financeiros no início do ano, o contribuinte pode perder o prazo ou mesmo não conseguir arcar com os débitos. No caso do IPVA atrasado há uma série de consequências que pode comprometer a sua saúde financeira.

A boa notícia é que é possível regularizar a situação e ficar em dia com o governo. Para facilitar sua jornada nesse universo, confira os principais tópicos desta matéria:

  • IPVA atrasado não é uma infração de trânsito
  • Como consultar IPVA atrasado
  • Passo a passo de como pagar o IPVA
  • Principais dúvidas
    • Vale a pena fazer o parcelamento do IPVA?
    • Vale a pena pegar um empréstimo para quitar o IPVA?
    • IPVA atrasado dá multa?
    • O veículo pode ser apreendido?
    • Até quando posso andar com IPVA 2021 vencido?

IPVA atrasado não é uma infração de trânsito

Calma, IPVA atrasado pode não ser uma infração de trânsito e não gerar pontos na carteira de motorista, mas sem ele em dia não é possível fazer o licenciamento do veículo.

E é aí que mora o perigo, pois se você for parado em uma blitz sem licenciamento estará cometendo uma infração gravíssima. Seu carro pode ser apreendido até a regularização do imposto e ainda haverá uma multa de R$293,47 com 7 pontos na carteira.

Como consultar IPVA atrasado

Normalmente, você recebe uma carta pelos Correios informando os valores e a data para quitar o IPVA atrasado. Mas, você também consegue consultar o débito no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Basta fornecer os dados de RENAVAM e placa do veículo. No próprio site é possível imprimir o boleto para pagamento. 

Você também pode ir até um posto da Secretaria da Fazenda da cidade onde o seu veículo é emplacado para consultar se há algum débito pendente.

Leia também | Tudo sobre IPVA: entenda como o imposto funciona

Passo a passo de como pagar o IPVA

Se você ainda não quitou o IPVA, saiba que realizar o pagamento é mais fácil do que você imagina. É possível quitar o débito pela internet, na página do banco no qual possui conta corrente ou diretamente em uma agência física de seu banco. Para entender melhor como acabar com a dívida, confira os passos necessários:

  1. Acesse o site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois basta inserir a placa do veículo e o RENAVAM.
  2. Emita uma  guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD). Esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso.
  3. Escolha uma forma de pagamento: você pode quitar integralmente ou parcelar, com acréscimo de juros. Para quitar em prestações, é possível fazer o processo pelo site do Detran ou ir à Secretaria da Fazenda do seu estado para negociar a dívida.
  4. Pague o débito em um banco, posto de atendimento da Secretaria da Fazenda ou em uma casa lotérica.

Principais dúvidas

Abaixo listamos as principais dúvidas relacionadas a IPVA atrasdo.

Vale a pena fazer o parcelamento do IPVA?

Para quem não possui recursos para o pagamento à vista, existe a opção de parcelar o IPVA atrasado. Normalmente, os programas organizados pelo Estado para o pagamento de dívida ativa oferecem boas condições aos contribuintes com pendências. Os descontos costumam ser aplicados tanto para pagamentos à vista quanto para aqueles que optam pelo parcelamento da dívida ativa.

Na hora de escolher a forma de pagamento, é necessário que o consumidor faça uma avaliação criteriosa da sua situação financeira. Sempre que possível, pagar à vista é a melhor opção, já que os descontos costumam ser maiores e o contribuinte pode se livrar de uma vez dessa pendência.

No entanto, se esta não for uma opção viável, parcelar também pode ser uma opção interessante - já que as condições para pagamento desta forma seguem a linha facilitada. 

A grande questão que envolve esses programas é a duração. Geralmente, essas ações acontecem por períodos curtos, entre um e dois meses, e nem todos os consumidores têm o valor disponível neste prazo para aproveitar a oportunidade e quitar suas pendências com o governo. 

Em casos assim, para realizar o pagamento e evitar acúmulo de mais juros, uma alternativa interessante é buscar uma linha de crédito com juros baixos, como o empréstimo com garantia, e trocar a dívida por outra mais barata e com maiores prazos para pagamento. 

Vale a pena pegar um empréstimo para quitar o IPVA?

Tomar um crédito para quitar dívidas é uma alternativa inteligente, desde que as condições do empréstimo sejam realmente vantajosas. Nesse caso, é sempre válido comparar taxas e condições de pagamento, a fim de evitar um mau endividamento.

Existem alternativas de crédito saudáveis que podem te ajudar a organizar o orçamento. É o caso do empréstimo com garantia. Nessa modalidade de crédito é possível usar o seu próprio veículo como garantia do pagamento e aproveitar taxas menores e prazos flexíveis para pagamento.

Essa linha é oferecida por bancos e financeiras, e por fintechs, companhias de tecnologia especializadas em finanças, que buscam flexibilizar o processo de contratação e melhorar os serviços.

A Creditas é uma fintech que fornece empréstimo com garantia de veículo com taxa a partir de 1,59% ao mês. É possível solicitar entre R$ 2 mil e 90% do valor do bem e o prazo chega a 60 meses. Também é possível deixar o seu imóvel próprio alienado e ter acesso a 60% do valor da propriedade, 240 meses para pagar e uma taxa mínima de 0,99%.

Se quiser, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo.

IPVA atrasado dá multa?

Não, IPVA atrasado não é uma infração de trânsito. As complicações são que não será possível licenciar o veículo e essa dívida pode entrar em dívida ativa.

A única multa decorrente do atraso no imposto está relacionada as cobranças normais de multas por atraso no pagamento de um impostos. Em São Paulo, por exemplo, a multa corresponde a 0,3% do total do imposto. Quando chegar a 60 dias de atraso, fica em 18% e a partir disso não sobe mais. É importante destacar que, conforme o tempo passa, a multa é acrescida de juros, de acordo com a Taxa Selic.

Leia também: Dívida Ativa de IPVA: quais as consequências e como pagar

O veículo pode ser apreendido?

Isso só pode acontecer em caso de não ter feito o Licenciamento Anual. Sem isso, o motorista fica impedido de circular com o veículo e este pode ser apreendido.

Porém, pela Lei, se você estiver dirigindo um carro com IPVA atrasado e for parado por uma blitz, a remoção do carro não é permitida. Isso porque o contribuinte tem a possibilidade de negociar a dívida em caso de atraso de um imposto como este.

No entanto, como o IPVA atrasado impede a realização do licenciamento, o carro pode acabar apreendido de qualquer forma. Mas esses eventos ocorrem em momentos diferentes e, por isso, não estão necessariamente conectados.

Até quando posso andar com IPVA 2021 vencido?

Existe um prazo específico onde o motorista ainda consegue andar com IPVA vencido. Por exemplo, no estado de São Paulo, um carro com placa final 0 deve ser licenciado até o mês de dezembro. Sendo assim, entre o dia março e dezembro, quando deve ser feito o licenciamento do veículo, você pode andar com débitos relacionados ao imposto.

Você já se deparou com dificuldades para quitar o IPVA do seu veículo? Deixe sua experiência nos comentários.

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Me explica Creditas

O que é Open Banking? Veja como funciona esse novo sistema financeiro

Meu negócio

Como fazer declaração do MEI: passo a passo

4 minutos de leitura