• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Empréstimo com garantia
    • Aluguel
    • Financiamento
    • Seguro Casa
    • Carros

    • Empréstimo com garantia
    • Financiamento de carros
    • Seguro Auto
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Seguros

    Seguros

      Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.

    • Para você

    • Auto
    • Casa
    • Viagem
    • Vida
    • Acidentes Pessoais
    • Mais seguros para empresas
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Realizando sonhos

Realizando sonhos

Harmonia das cores e aconchego na Casa Própria

por Leonardo Cruz

Atualizado em 5 de outubro, 2023

Casa escolhida, financiamento feito – hora de decorar. Entenda o que é a Harmonia das Cores e como a escolha certa deixa seu imóvel mais aconchegante. 

Ainda não sabe onde ou como financiar imóveis? Vem com a Kzas Krédito, assessoria de crédito full-service!

harmonia

Adquirir um imóvel próprio é o sonho de muitos, e fazer um financiamento imobiliário é um grande investimento. Ambos simbolizam tanto uma conquista, quanto um passo a mais em direção à independência, ao autoconhecimento, à uma nova fase da vida, o resultado de muita dedicação e a realização de uma meta própria – então, o espaço escolhido para concretizar esta realização não deve ser apenas uma casa, mas sim um lar, certo?

Por isso, a Kzas Krédito veio contar sobre uma técnica chamada Harmonia das Cores, aplicada à séculos por todo o mundo e conhecida por ajudar na organização estética, no bem-estar físico e mental, na produtividade, no humor, sentimentos, relações e, sem dúvidas, na sensação de pertencimento e identificação territorial que as pessoas tem com o espaço em que vivem. Acompanhe:

Decorar é importante?

O que é e como surgiu a Harmonia das Cores?

Aplicando as cores na Casa Própria

Bem estar e aconchego: Como transmitir? 

 

Decorar é importante?

Antropólogos, Arqueólogos e historiadores da era moderna evidenciam, sem sombra de dúvidas, que o ato de decorar, enfeitar e estruturar os meios de convívio do ser humano estão presentes desde o período pré-histórico.

Como dizia o biólogo, entomólogo e pesquisador Edward Osborne Wilson, “decorar é um elemento de sobrevivência ancestral, uma questão biológica”, pois, ao transformar seu refúgio, marcar o habitat com suas características, o homem entendeu que passa a ter posse deste local.

Assim, mesmo com o passar dos tempos e a evolução do ser, o senso de posse e espaço ainda é muito ligado à caracterização e ambientação. Para pertencer, nós precisamos nos identificar com algo no local, por isso, a decoração comprovadamente gera um conforto físico e psicológico, permitindo que utilizemos o nosso espaço de forma muito mais eficaz e espontânea. Por exemplo, se alguém é contra e não vê beleza na taxidermia, não faria sentido colocar cabeças de animais empalhados em sua própria sala de estar, não é mesmo? Seria incoerente e desconfortável, por não coincidir com os gostos particulares do morador.

É o mesmo sentido do porquê é comum não nos sentirmos confortáveis ao ficar muito tempo na casa de parentes ou amigos: não é nosso espaço, nossa decoração, nosso lugar de colocar as coisas, nossa cama ou nossa cor de parede. Não é “A” casa própria, é a zona de gosto e conforto particular do outro.

 

Ei, corretor! Está afim de redecorar sua casa sem pagar nada? Participe da nova campanha Parceria Premiada Kzas Krédito e ganhe diversos prêmios!

O que é e como surgiu a Harmonia das Cores?

Levando em conta esta ideia, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, por volta do ano 1700, desenvolveu estudos e pesquisas de efeitos universais que mostravam como, ao combinar luz, condições do ambiente e tipo de percepção do indivíduo, certos tons e cores podem provocar emoções e sentimentos diferentes na mente humana. Por exemplo, a cor amarela passa a impressão de felicidade e espontaneidade, o laranja transmite energia e vitalidade, o roxo remete à sabedoria, e por aí vai. Fisicamente, também nos influencia: um tom pode irritar ou acalmar os olhos, aumentar a pressão arterial, causar raiva, calmaria ou inibir o apetite

A partir daí, a noção de cor e tom foi aprimorada, passando a compreender-se que cores podem ter variedades e intensidades diferentes. Então, foi desenvolvido um elemento chamado círculo cromático, apresentando as cores primárias, suas variações, intensidades e temperaturas.

coresTambém, através dele, é possível mapear combinações e contrastes, saber o que é harmônico ou não. Dai, surgiu a harmonia das cores, técnica que sugere a junção de certas cores a fim de transmitir uma mensagem, formar um perfil, melhorar a comunicação ou criar um clima específico em um ambiente. A definição do que combina ou não foi feita com base em elementos da natureza, estudo de expressões faciais ao reagirem à certas cores e outros acompanhamentos feitos em parceria da arquitetura, psicologia, medicina e design.

 

Aplicando as cores na Casa Própria

Para fazer as combinações de cores na prática, foram desenvolvidas algumas formas de “ler” o círculo cromático e aplicar os resultados em forma de harmonia, de acordo com o gosto de cada um, o tamanho do espaço, a iluminação natural e muito mais. Algumas das principais formas de utilizar harmonias e escolher qual mais combina com você, são:

  • Utilizar cores complementares: são cores que, como o nome indica, se complementam. Elas podem ser encontradas em lados diretamente opostos do círculo de cores. Ao serem combinados, os tons deixam o ambiente visualmente impressionante, marcante e expressivo, mas também podem ser discordantes, por isso, é melhor usá-los com moderação, para acentuar e realçar, nos detalhes. Exemplos de cores complementares são roxo e amarelo, verde e vermelho ou laranja e azul;
  • Utilizar Cores análogas: cores análogas estão posicionadas imediatamente uma ao lado da outra no círculo. Costumam representar combinações de cores encontradas facilmente na natureza e são visualmente serenas. Para utiliza-las, é preciso definir uma cor-chave para o ambiente, então, observar a que está logo à esquerda e à direita dela no círculo. Por exemplo, se for escolhido um verde como cor principal, podem ser utilizadas o “azul claro” ao lado e o “verde limão” ao outro. Por terem pigmentações em comum na sua composição, as cores análogas devem ser usadas com cuidado, para não passar uma impressão repetitiva ou fechada ao ambiente;
  • Utilizar Cores triádicas: as cores triádicas são espaçadas com certa regularidade no círculo cromático. Este esquema de cores pode ser bastante elegante quando escolhemos uma cor que domina e usamos as outras como acentos pontuais. Confiar cegamente nesse esquema, no entanto, pode tornar o resultado confuso, deixando o ambiente um tanto “cafona” e sem relação certa entre os ambientes. Um exemplo desta utilização é unir o amarelo ao azul e vermelho, ou o laranja ao roxo e verde azulado;
  • Monocromia: é a harmonia alcançada por uma única cor e seus diferentes tons, sejam eles claros ou escores. Aqui, escolhe-se uma cor e segue a utilização de todas as intensidades dela, do topo ao centro do círculo. Relações monocromáticas na casa permitem brincar formas e texturas de forma mais criativa, como dégradés nas paredes ou sofás, meses e tapetes dentro do mesmo tom. O maior desafio que apresentam na hora de montar esquemas, porém, é a diferenciação entre cada tonalidade. A mente humana pode se cansar da cor em algum momento, e os olhos passam a ver um único ambiente fechado, intenso e plano.

Tais combinações de cores podem ser aplicadas tanto nas pinturas de paredes em si, quanto nas madeiras, tijolos, cimento, móveis, quadros e em detalhes como pastilhas ou mosaicos. O importante é não ter medo de usar, e estudar bem as combinações mais pertinentes.

Não podemos nos deixar levar pela empolgação do momento em que partimos para a Casa Própria e misturar todas as ideias e cores, uma vez que isso deixará o ambiente sobrecarregado e, com o tempo, os moradores podem começar a se sentir estressados, desorientados e claustrofóbicos pelo exagero intenso. Por exemplo, se um ambiente de 4m² for pintado e decorado com móveis de uma cor forte, como vermelho, laranja, vinho ou verde, o lugar vai parecer ainda menor, como se as paredes encolhessem, transmitindo monotonia e até causando dores de cabeça. Agora, se o espaço tiver mais de 20m² e uma única parede for pintada de verde escuro, preto ou até mesmo marrom, enquanto todo o restante permanece claro, a sensação transmitida é de alegria, inovação e abertura, quebrando a repetição.

 

Bem estar e aconchego: Como transmitir? 

Caso a mensagem que se quer passar ou sentir dentro de casa seja de aconchego, conforto, acolhimento e lar harmonioso, uma boa dica da Harmonia das Cores é investir no azul, verde, rosa, bege, amarelo ou até mesmo cinza claro.

O cinza é uma cor que transmite sobriedade, se mostrando muito versátil e quase que uma peça “coringa”, combinando com absolutamente qualquer tom. Isso, ao mesmo tempo em que os tons beges remetem ao orgânico e ao confortável; verdes à saúde e bem estar, além de estimular a concentração, o relaxamento e o equilíbrio; rosa permite fácil ambientação, simplicidade e acolhimento; azul estimula a calma, sobriedade e profundidade, e amarelo permite sentir-se criativo, otimista, iluminado e transmite vivacidade.

green pallette bege pallettecheerfull pallette

 

Então, curtiu as dicas? Na Kzas Krédito, o corretor e o cliente recebem acompanhamento constante e especializado sobre tudo o que envolve o ato de morar.

Afinal, a Kzas Krédito se importa com todas as etapas da moradia, desde a simulação de financiamento até a satisfação do cliente no espaço escolhido para ser seu lar!

Estamos presentes em todas as regiões do país, com parceria nos principais bancos brasileiros e um sistema digital eficiente que simplifica a contratação do financiamento perfeito.

Aqui, temos uma equipe especializada, que soma mais de 50 anos de experiência no mercado. Oferecemos todas as dicas e assessorias necessárias para que o melhor financiamento seja entregue ao seu cliente. Além disso, trabalhamos dia e noite, com sol ou neve, e aprovamos o crédito em menos de 30 minutos!

Conte com a gente! Indique seu cliente para a Kzas Krédito e simule o financiamento através do nosso BOT inteligente de crédito imobiliário, disponível 24 horas pelo WhatsApp 11 4935-9025 🚀Aqui, sua venda se torna simples e as taxas cada vez menores. 

Acesse as nossas redes sociais para contato ou mais informações: LinkedIn, Instagram e Facebook.

 

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes