• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Atração e retenção

Atração e retenção

Tech Recruiter: como promover um ambiente atraente para profissionais de TI

Se sua empresa está em busca dos melhores profissionais de tecnologia e ainda não contratou um tech recruiter, está perdendo oportunidades. Saiba por quê!

por Leonardo Cruz

Atualizado em 19 de outubro, 2022

Quer saber como o tech recruiter pode ajudar sua empresa na atração e retenção de talentos de TI? Então veio ao lugar certo. Nesta matéria, você vai entender a importância desse profissional focado no recrutamento de profissionais de tecnologia.

Com a crescente demanda por profissionais de TI e desenvolvedores, empresas de todos os portes, que necessitam de ferramentas digitais para a realização das suas tarefas, enfrentam dificuldades na atração e retenção de talentos deste setor. Por essa razão, uma nova profissão surgiu: o tech recruiter.

Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:

  1. O que é 
  2. O que faz
  3. Importância
  4. Boas práticas
  5. Tire suas dúvidas

O que é a pessoa tech recruiter?

Basicamente, o Tech Recruiter é o profissional de RH especializado em encontrar profissionais da área de tecnologia. O escopo dessa posição surgiu a partir da dificuldade de quem não trabalha na área, entender os termos específicos da tecnologia. Isso levava os gestores de RH a terem dificuldades para criar descrições de vagas que expliquem exatamente quais são os atributos que a empresa espera dos profissionais de tech, ou para conduzir as entrevistas.

O que faz um tech recruiter?

O RH especializado em tecnologia tem como foco encontrar candidatos que tenham o fit perfeito com a vaga, reduzindo os custos da empresa com a etapa de recrutamento e seleção. Futuramente, isso terá reflexos na redução de demissões, voluntárias ou não, por falta de compatibilidade.

O tech recruiter também será capaz de intermediar as negociações dos profissionais de tech, que estão entre os mais exigentes do mercado, com a empresa, resultando em vantagens para ambos e no estreitamento dos laços entre a empresa e os colaboradores.

Qual a importância do tech recruiter para as empresas?

Se o mundo já estava caminhando, cada vez mais, para a digitalização antes do isolamento social de 2020/2021, agora esse cenário ficou ainda mais promissor. Devido à migração em massa para os modelos de trabalho home office e híbrido, grande parte das empresas passou a necessitar de tecnologias para a oferta de seus serviços e produtos.

Esse fator, unido às baixas taxas de formação de novos profissionais de tecnologia, foi o estopim para uma crise de escassez de talentos do setor, resultando no aumento desenfreado do piso salarial, exigências por mais benefícios trabalhistas, além dos obrigatórios pela CLT, e flexibilização da jornada de trabalho.

O tech recruiter é o profissional capacitado para lidar com essas demandas e buscar por soluções que satisfaçam as necessidades do candidato e da empresa simultaneamente. Após a contratação, o recrutador técnico ainda tem a responsabilidade de encantar os profissionais de tecnologia, a fim de evitar o turnover.

Boas práticas para uma pessoa tech recruiter

Para atrair e encantar os melhores especialistas em tecnologia, é essencial que os responsáveis pela gestão de pessoas desse setor estejam sempre atentos às tendências do mercado, evitando que as estratégias da empresa tornem-se obsoletas com o passar do tempo e incompatíveis com o mercado nacional e internacional.

Confira a seguir algumas ações vantajosas para as empresas e para os profissionais de tech:

Divisão de tarefas

Como a contratação desses talentos é um grande desafio para a empresa, mesmo com um tech recruiter no comando, é comum que apenas um colaborador fique responsável por todas as tarefas do setor, resultando em sobrecarga e, eventualmente, na falta de motivação, redução da produtividade ou até demissão voluntária.

Para evitar que isso ocorra, é essencial que o tech recruiter crie estratégias de atração de talentos, a fim de tornar a empresa mais desejável para os especialistas do setor. Assim, as tarefas serão divididas entre os membros da equipe, que também poderão aprender com as experiências do outro e trazer mais diversidade de ideias para os projetos.

Flexibilidade de horários e modelo de trabalho

O modelo de trabalho 100% presencial é pouco buscado pelos profissionais de tech, portanto, o recrutador deve negociar com a empresa para criar uma rotina de trabalho adequada às necessidades destes colaboradores, flexibilizando a carga horária e auxiliando no transporte de equipamentos, quando necessário.

Oferta de benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis são diferenciais que a empresa oferece aos colaboradores, como um investimento na saúde financeira, saúde física e mental, acesso ao lazer e cultura e desenvolvimento profissional. É uma excelente estratégia de valorização do trabalho CLT, auxiliando o tech recruiter a manter os melhores talentos em empresas nacionais.

Quer conhecer mais sobre esse mercado e aprender novas técnicas de atração e encantamento de profissionais de tech? Então baixe gratuitamente o Manual Tech Recruiter da Creditas Benefício e torne sua empresa irresistível para os melhores talentos!

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o tech recruiter.

Qual a diferença entre o gestor de RH e o tech recruiter

O tech recruiter é um gestor de RH, porém, especializado na área de tecnologia. Por esse motivo, possui conhecimentos teóricos sobre o setor, que auxiliam nas análises de currículos, condução de entrevistas, verificação de fit do candidato com a vaga e criação de estratégias de encantamento específicas para o profissional de tech.

Empresas que contratam um tech recruiter para cuidar do recrutamento e seleção de talentos de TI e de desenvolvedores têm mais chances de se destacar nesse mercado tão competitivo, afinal, as descrições de vagas e ofertas de benefícios serão planejadas estrategicamente por um profissional altamente qualificado.

Por que é tão difícil atrair profissionais de tecnologia?

Entre os maiores desafios que os tech recruiters enfrentam, estão a relutância de algumas empresas para a flexibilização da jornada de trabalho e para o aumento da oferta de benefícios flexíveis, aspectos comumente demandados por profissionais de tecnologia. Dessa forma, muitos colaboradores abandonam suas vagas por oportunidades melhores. 

No caso desse setor específico, as oportunidades melhores podem significar a prestação de serviços para empresas estrangeiras, de forma que o profissional recebe seu salário em dólar e gasta em real, ou os trabalhos informais, oferecendo serviços pontuais para empresas que não conseguiram contratar um desenvolvedor full time.

Com isso, o tech recruiter tem a difícil tarefa de transformar uma vaga CLT na melhor opção para os candidatos. É aí que entram os benefícios flexíveis, uma forma eficiente de atração e encantamento dos melhores talentos do mercado, afinal, esse é um diferencial competitivo que melhora a qualidade de vida do colaborador e tem custos baixos para a empresa. 

Além disso, o recrutador técnico é responsável por criar estratégias que melhorem o clima organizacional e oferecem a liberdade e flexibilidade que os profissionais de tecnologia precisam, evitando o estresse, sobrecarga e até a possibilidade de burnout.

Como atrair os melhores profissionais de tecnologia?

A Creditas Benefícios desenvolveu o Manual Tech Recruiter, que te explica detalhadamente os benefícios de contratar um recrutador especializado em tecnologia para atrair os melhores talentos do mercado, e oferece dicas de como tornar sua empresa mais desejável para esse setor. E o melhor de tudo: você não paga nada por ele!

Este conteúdo ajudou você a entender mais sobre a importância do tech recruiter? Saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados em sua gestão de recursos humanos. Continue acompanhando!

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Atração e retenção

Salários no RH: remuneração de gestor e analista