• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Tudo sobre Crédito

Tudo sobre Crédito

Financiamento de imóvel rural: qual a melhor linha de crédito para você

Está pensando em comprar um imóvel rural? Saiba tudo o que é necessário para tirar esse plano do papel

por Portal Exponencial

Atualizado em 25 de novembro, 2022

Quer saber tudo sobre as melhores linhas de crédito para financiamento de imóvel rural? Nesta matéria, você vai saber mais sobre como fazer esse financiamento, os bancos que fornecem crédito para a aquisição de terra.

Quando pensamos em comprar um imóvel e não temos o dinheiro necessário, a primeira solução que surge na cabeça é um financiamento imobiliário, que viabiliza a aquisição do bem por meio de longas parcelas. Mas será que o financiamento é a melhor maneira de realizar esse sonho?

Para não cair em uma cilada, você precisa saber qual a melhor linha de crédito para comprar imóvel em área rural. Para facilitar sua jornada, veja quais são os tópicos abordados nesta matéria:

O que é preciso para financiar um imóvel rural

O financiamento de um imóvel rural é um produto  que nem todas as instituições permitem a contratação. Isso ocorre porque um bem localizado fora do perímetro urbano acaba não coberto pelas linhas de crédito normal. Em alguns casos, o financiamento só pode ser contratado por pessoas que trabalham com atividade rural e suas famílias.

Isso ocorre porque a linha de crédito tradicional é direcionada a imóveis residenciais e comerciais localizados em áreas urbanas, sejam eles novos ou usados. Portanto, antes de pensar em financiamento de imóvel rural,  recomendamos que você verifique quais instituições oferecem essa linha de crédito para esse tipo de bem.

Para te ajudar nesse momento, trazemos alguns alguns pontos que você deve levar em conta na hora de fazer um financiamento rural. 

Quem pode fazer?

A maior parte das linhas de crédito são destinadas a trabalhadores rurais sem terra, cooperativas, posseiros, pequenos produtores rurais arrendatários, proprietários minifúndios e meeiros agregados. 

Que bancos aceitam financiamento rural?

Utilizando principalmente programas como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e Programa Nacional de Habitação Rural, alguns bancos permitem que você tenha acesso a crédito rural para comprar um imóvel.

Confira abaixo os principais bancos que oferecem essas linhas:

  • Caixa 
  • Banco do Brasil

Para quem não é um produtor rural pode ser difícil conseguir esse tipo de crédito, por isso um bom caminho para seguir pode ser procurar linhas de crédito utilizando outro imóvel como garantia. Nessa modalidade os juros costumam ser menores que os praticados em um financiamento. 

Aqui na Creditas você encontra empréstimo com garantia de imóvel com juros a partir de 0,99% a.m. + IPCA, até 240 meses para pagar e ainda ganha uma consultoria financeira personalizada

É simples, rápido e prático. Basta simular sua parcela com a gente e aguardar o contato dos nossos consultores. Você acompanha todo o processo pelo nosso site, app ou telefone. Assim que tudo for aprovado, você recebe o dinheiro em sua conta.

Qual é a melhor linha de crédito para comprar imóvel rural?

A melhor linha de crédito para adquirir um imóvel rural é aquela que atende todas as necessidades do consumidor, ou pelo menos a maior parte delas. Se você se enquadra em um dos grupos do tópico "Quem pode fazer?", você pode tentar linhas de crédito na Caixa e Banco do Brasil.  Caso contrário, a melhor opção é tentar o empréstimo com garantia de imóvel. 

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel

Se você já possui um bem em área urbana e deseja comprar outro em área rural, talvez o refinanciamento de imóvel seja a melhor opção para você, já que os juros são menores que os praticados num financiamento comum. Além disso, o prazo para o pagamento das parcelas é tão vantajoso quanto o oferecido no financiamento tradicional.  

Se quiser, você pode fazer a sua simulação desta linha de crédito agora mesmo.

Leia também: Entenda como funciona o empréstimo com garantia de imóvel.

Vale a pena fazer financiamento de imóvel rural? 

O financiamento é uma boa opção quando você está em um dos grupos descritos no tópico "Quem pode fazer?", caso contrário pode ser um pouco mais difícil conseguir esses valores como pessoa física.

Agora se você possui um imóvel que possa ser oferecido como garantia existem excelentes opções no mercado. Compare as condições oferecidas por diferentes instituições, considerando tanto as taxas de juros e prazos, quanto os critérios exigidos por cada uma delas para que a contratação da linha de crédito seja possível.

Aqui na Creditas você encontra empréstimo com garantia de imóvel com juros a partir de 0,99% a.m. + IPCA, até 240 meses para pagar e ainda ganha uma consultoria financeira personalizada

Tire suas dúvidas sobre financiamento de imóvel rural

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre financiamento de imóvel rural. 

As regras são diferentes para comprar chácara, sítio, fazenda ou lote?

As áreas rurais recebem diferentes nomes no Brasil, por isso é importante você entender o que significa cada uma dessas nomenclaturas. Por definição, temos o seguinte:

  • Lote é um terreno destinado a construção de casas, ele pode ser, por exemplo, um lote em condomínio (que nesse caso não precisa necessariamente estar na área rural).
  • A chácara tem no máximo 5 alqueires (cada alqueire possui 2,42 hectares, cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados).
  • O Sítio tem área que varia entre 5 e 40 alqueires.
  • Fazenda são as propriedades que possuem área de terra superior a 40 alqueires. 

Apesar das diferentes definições, as regras para compra acabam sendo muito parecidas. 

É possível usar o FGTS para compra de imóvel rural?

Pelas regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é vedado o uso dos seus recursos para fins de aquisição de lotes ou terrenos ou ainda a compra de imóvel rural.

No entanto, em 2009 foi aprovada uma lei que determina que o trabalhador rural pode usar o FGTS para adquirir um imóvel no campo, desde que a exploração da terra seja feita de forma direta e pessoal pelo agricultor e sua família.

Trata-se de uma iniciativa que foi criada pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.​

Se este é o seu caso e você quer saber como fazer para comprar imóvel rural para pessoas da agricultura familiar, confira as regras específicas do Programa Nacional de Habitação Rural.

Como adquirir recursos para comprar imóvel rural?

Para quem não vive e trabalha no campo e quer um imóvel rural para ser um espaço de passeio, utilizar um bem próprio como garantia e fazer um empréstimo pode ser realmente a opção mais barata para adquirir recursos e conseguir comprar um imóvel no campo. 

A segunda maneira, é procurar um financiamento imobiliário, sabendo que não são todas as instituições financeiras que oferecem crédito para este fim. 

Já para o trabalhador rural, uma outra possibilidade é buscar recursos no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que permite ao trabalhador rural, sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. 

Como fazer um contrato de compra e venda de imóvel rural?

Se você já escolheu, conseguiu adquirir recursos e está decidido a comprar seu imóvel rural, agora é hora de pensar no contrato de compromisso de compra e venda de imóvel rural ou contrato de promessa de compra e venda de imóvel rural.

Mas o que é isso? Trata-se de um documento que assegura a compra e a venda do imóvel para que as duas partes, o comprador e o vendedor, não corram risco de desistência da operação. Por isso, é aconselhável procurar ajuda de um advogado especializado em direito imobiliário ou de uma imobiliária para que esses profissionais auxiliem no momento de preencher e registrar em cartório a proposta de compra e venda.  

Existe uma série de modelos deste tipo de contrato na internet. Para facilitar sua jornada de compra ou venda de imóvel rural, preparamos um modelo de contrato que pode ser baixado aqui.

Como fazer distrato de contrato de compra e venda de imóvel rural?

O melhor a se fazer caso você queira desistir da compra de um imóvel rural, é procurar ajuda de um advogado. A Lei do Distrato (Lei 13.786, de 27 de dezembro de 2018) trata de inúmeros aspectos envolvendo a resolução de contratos de alienação de imóveis em regime de incorporação imobiliária ou de loteamento. É necessário avaliar cada caso para chegar na melhor negociação possível. 

Agora que você já sabe como funciona o financiamento de imóvel rural é hora de compartilhar este conteúdo com pessoas que você gostaria que conhecessem mais sobre ele.

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Me explica Creditas

Como ganhar dinheiro no Kwai: aprenda 6 maneira agora!