Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Me explica Creditas
Verificação periódica do extrato é fundamental para não ter problemas na solicitação da aposentadoria. Saiba mais!
por Leonardo Cruz
Atualizado em 21 de março, 2023
Quer saber tudo sobre o extrato CNIS? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender o que é, sua importância e como consultar os dados. Acompanhe!
Após anos de contribuição, é direito do trabalhador dar entrada no processo de aposentadoria. Porém, para que seja possível obter esse benefício, é necessário comprovar os vínculos trabalhistas e o tempo de contribuição – e muitas pessoas têm dúvidas sobre como conseguir essa comprovação.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Na Creditas você tem acesso ao melhor crédito do mercado, com as menores taxas de juros em comparação com qualquer outro tipo de empréstimo. Consiga até R$3M em até 240 meses pra pagar, seja para quitar dívidas ou conquistar algo novo em 2023.
É importante saber que essas informações estão disponíveis no extrato previdenciário do trabalhador, ou o extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Nesta matéria, você vai entender como é possível fazer essa consulta. Para facilitar sua leitura, veja os tópicos abordados nesta matéria:
O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que armazena informações de trabalhadores e empregadores para fins de previdência social.
Nesse extrato, estão consolidados dados como tempo de contribuição, valor do salário de contribuição, entre outras informações previdenciárias, que serão consideradas no pedido de aposentadoria do trabalhador.
O CNIS serve para comprovar ao INSS:
Neste vídeo, Paulo Isaac, do canal Previdenciário na Veia, explica o que é e para que serve o CNIS:
Veja também: Empréstimo consignado INSS e aposentado: o que é e como funciona
O CNIS pode ser consultado através da Previdência Social. Você pode acessá-lo através do site Meu INSS, do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal caso seja correntista ou visitando uma agência da Previdência Social e solicitando uma consulta. É importante ter em mãos seus documentos pessoais para realizar a consulta.
Para consultar o CNIS via site, considere o passo a passo a seguir:
Para realizar a consulta do CNIS pelo app, siga os seguintes passos:
Se o trabalhador for correntista da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, pode acessar as informações pelo site ou app do banco. Na Caixa, por exemplo, vá até "FGTS e Serviços ao Cidadão” e clique em “Extrato Previdenciário” para consultar as contribuições de cada mês de recolhimento.
É bastante comum que as pessoas se atentem ao CNIS e seu acerto somente no momento de solicitar a aposentadoria – e isso pode trazer um grande problema para o trabalhador. Isso porque o extrato frequentemente apresenta erros que podem dificultar bastante a aquisição do benefício ou mesmo causar a perda de um determinado tempo de contribuição. Vamos explicar melhor no próximo tópico. Continue a leitura!
É bastante comum aparecer a sigla PEXT na coluna indicadores ao visualizar o extrato de contribuição. Essa sigla significa Pendência de Vínculo Extemporâneo Não Tratado e indica que há um vínculo empregatício incluído fora do prazo previsto em lei.
Por exemplo: se o empregador notificou a Previdência a contratação do colaborador em um prazo maior do que o estipulado pela lei, esse atraso será refletido no CNIS como uma pendência. Por conta disso, ao se aposentar, o trabalhador terá que apresentar documentos da época dessa contratação para comprovar que o vínculo efetivamente aconteceu – o que nem sempre é possível.
Por essa razão, é recomendável checar o extrato ao menos duas vezes ao ano, pois se algum problema for identificado, a correção pode ser feita o mais rápido possível.
O serviço de regularização de pendências ainda não é oferecido pela internet. Para isso, é necessário abrir uma solicitação por meio do número 135 e seguir as orientações do atendente sobre o envio dos documentos necessários. De modo geral, a regularização pode ser feita ao apresentar a carteira de trabalho ou contracheques, recibos, contrato de trabalho, entre outros.
Sim, já que ao solicitar a consulta pelo site da Previdência Social ou aplicativo Meu INSS, o login de cadastro pode ser realizado com o CPF do trabalhador e uma senha de acesso por meio da plataforma gov.br.
Gostou de entender tudo sobre o extrato CNIS? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.
Assine também a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.