Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Como fazer empréstimo pessoal para autônomo no carnê? 

Ter acesso a crédito pode ser uma boa opção para quem quer obter capital de giro, ampliar o negócio ou ainda quitar dívidas. Confira dicas e descubra como fazer empréstimo pessoal para autônomo no carnê
Escrito por Elaine Ortiz em 02.07.2020 | Atualizado em 02.07.2020
  • 1 Likes

Mais de 24 milhões de pessoas trabalham por conta própria no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso quer dizer que aproximadamente 12% da população do país não possui trabalho formal, com carteira assinada. São manicures, eletricistas, pintores, costureiras que, sem renda fixa, encontram dificuldades na hora de contratar uma linha de crédito. Por isso, o empréstimo pessoal para autônomo no carnê pode ser uma solução. Descubra o que é e como funciona esta modalidade. 

Empréstimo pessoal para autônomo no carnê: o que é?

Quem trabalha por conta própria possui renda mensal variável. Afinal, em algumas épocas há mais oferta de trabalho do que em outras. Essa oscilação, que não garante uma renda fixa todos os meses na conta do autônomo, representa, de forma geral, um empecilho na hora de buscar empréstimo. 

Isso ocorre porque o mercado enxerga que este público apresenta risco maior de inadimplência do que o trabalhador que possui um emprego formal, com carteira assinada, e salário determinado. 

É por este motivo que existe o empréstimo pessoal para para autônomo no carnê, para que seja possível conceder crédito ao trabalhador individual que, muitas vezes, não consegue comprovar renda. 

O carnê é uma forma de pagamento do dinheiro que foi emprestado. Trata-se de um bloco com vários  títulos (boletos) que trazem os seus dados pessoais, o valor a ser pago e a data de vencimento.

É igual ao carnê recebido ao fazer a compra de um produto em alguma loja que oferece pagamentos em crediário. A diferença aqui é que o produto é dinheiro, um empréstimo.

O empréstimo no carnê para autônomo é comum, mas conta com taxas de juros que podem variar de 1,5% a 15% ao mês. É preciso ficar muito atento a essa informação antes de assinar o contrato.

As taxas altas encarecem o empréstimo e podem levar o autônomo ao endividamento em caso de atraso no pagamento das prestações. 

Para pagar os boletos do empréstimo no carnê, é só usar o internet banking, os caixas eletrônicos ou lotéricas, como qualquer título.

Empréstimo no carnê para autônomo: vantagens e desvantagens

Qualquer modalidade de crédito pode ser “boa” ou “ruim”, depende do objetivo do empréstimo e de uma análise detalhada sobre a situação financeira de quem está recorrendo ao crédito. 

Algumas das vantagens do empréstimo pessoal para autônomo no carnê são: praticidade de pagamento dos boletos, juros menores dos que o do rotativo do cartão de crédito e cheque especial, processo rápido para liberação do dinheiro, possibilidade de antecipar o pagamento das parcelas, empréstimo sem comprovação de renda (em algumas instituições financeiras). 

Já, a grande desvantagem é que os juros para este tipo de empréstimo são mais altos porque o risco de inadimplência é maior para quem não consegue comprovar renda e também maiores do que empréstimo com garantia de carro ou imóvel.

Por isso, é válido conhecer outras modalidades de crédito disponíveis no mercado para autônomos antes de fazer sua escolha. 

https://www.creditas.com/exponencial/materiais-ricos/ebook-guia-do-emprestimo/

Empréstimo pessoal para autônomo: quatro alternativas

É importante saber que o empréstimo pessoal para autônomo no carnê é uma possibilidade, mas não a única. O autônomo que precisa e quer fazer um empréstimo seja para ter um capital de giro, para ampliar o negócio, investir em capacitação pessoal ou ainda para pagar dívidas, pode contar com outras opções no mercado. Muitas vezes, mais vantajosas do que o empréstimo carnê. 

Confira abaixo quatro alternativas de empréstimo pessoal para autônomo.

1. Microcrédito

Trata-se de um crédito com juros menores, destinado a pequenos negócios. Empreendedores formais e informais estão no foco dessa modalidade que tem taxa de juros de, em média, 4% ao mês.

Esse crédito é concedido para investimento no próprio negócio e pode ser usado para reformar um ambiente, comprar materiais de trabalho ou até alugar um novo espaço, por exemplo, mas não pode ser utilizado para finalidades que não envolvam o empreendimento ou atividade profissional.

2. Penhor

Essa tipo de empréstimo para autônomo não exige comprovação de renda, nem análise de crédito. O contratante apenas coloca um bem como garantia de pagamento do empréstimo, como joias, por exemplo. 

O crédito liberado pode chegar a 85% do valor do bem, e a taxa de juros dificilmente é superior a 2%, podendo variar de acordo com o prazo escolhido para pagar o montante. 

3. Empréstimo com garantia de automóvel 

Nessa modalidade, o consumidor oferece o seu automóvel como garantia para obter crédito. Como se trata de uma modalidade com baixo risco, justamente por possuir um bem que garante que a dívida será quitada, é muito vantajosa para o autônomo.

Os juros são mais baixos, o processo de contratação é rápido e o prazo para o pagamento do empréstimo é maior. 

4. Empréstimo com garantia de imóvel

Assim como o empréstimo com garantia de carro, o empréstimo com garantia de imóvel oferece taxas de juros muito atraentes.

Por envolver mais documentações que os outros formatos de empréstimos com garantia, o processo de concentração pode levar mais tempo, de quatro a oito semanas. 

Se você tiver um imóvel ou veículo próprio e quiser conhecer melhor as taxas, valores e parcelas, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo. 

Empréstimo para autônomo é confiável? Onde fazer?

Com o crescimento expressivo de trabalhadores autônomos e microeempreendedores no Brasil, as instituições financeiras cada vez mais estão aceitando extratos bancários dos últimos meses e um bom histórico de pagador de crédito como comprovantes de renda. 

Outro fenômeno que tem ocorrido nos últimos anos é a chegada de novas empresas financeiras no mercado. Bancos digitais e fintechs de empréstimo estão facilitado o crédito e oferecendo empréstimo com juros baixos, já que realizam todo o processo pela internet de forma simples e rápida. 

Empréstimo para autônomo é confiável e seguro, desde que você faça uma pesquisa atenta e se informe bem antes de assinar um contrato de empréstimo. Além disso, tenha segurança de que as parcelas que irá assumir cabem no seu bolso, de preferência sem comprometer mais do que 30% da sua renda mensal média. 

Caso ainda assim opte por fazer um empréstimo no carnê, saiba que você não irá receber os boletos separadamente, se isso acontecer você pode estar sendo alvo de alguma tentativa de fraude. Ao fazer o empréstimo pessoal no carnê você já receberá, de uma vez, todos os boletos referentes ao pagamento do empréstimo. Fique de olho. 

Agora que você já sabe como fazer empréstimo pessoal para autônomo no carnê e descobriu que existem outras opções interessantes de crédito para quem trabalha por conta própria, não deixe de compartilhar a informação com seus amigos e familiares.

Assine a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo sobre finanças, economia e empreendedorismo. 

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao enviar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Preencha esse campo obrigatório.
Preencha esse campo obrigatório.
Selecione uma opção no menu suspenso.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 1 Likes
Elaine Ortiz

Escrito por Elaine Ortiz

Repórter do Portal Exponencial, com dez anos de experiência em redações de jornais e revistas. Acredita que informação de qualidade é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e que conhecimento financeiro tem tudo a ver com liberdade.

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010