• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis
    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Controle financeiro
  • Realizando sonhos
  • Saia do Vermelho
  • Me explica Creditas
  • Tudo sobre Crédito
  • Meu negócio
  1. Home

  2. Saia do vermelho

Saia do vermelho

Empréstimo para negativado: como fazer e onde conseguir?

Conheça algumas modalidades de empréstimo no mercado que atendem clientes negativados.

por Portal Exponencial

Atualizado em 7 de dezembro, 2021

É comum que muitas pessoas, precisando de dinheiro, recorram a empréstimo para negativados, já que em geral, só percebemos a necessidade de colocar as contas em ordem quando muitas delas já atrasaram.

Algumas linhas de crédito, como os empréstimos com garantia de veículo ou imóvel, por exemplo, agregam mais benefícios ao consumidor, tanto financeiramente, já que oferecem taxas de juros menores, quando com relação as condições de pagamento, com prazos mais longos e parcelas mais acessíveis.

Porém, tais linhas de crédito não costumam ser disponibilizadas às pessoas com restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito e se este é o seu caso, o melhor a fazer é elaborar uma planilha para controle de gastos e começar limpando seu nome. A outra opção é seguir direto para a contratação de um empréstimo, mesmo estando negativado.

O que significa estar negativado?

Ter o nome negativado é um medo que aflige muitos cidadãos em situação temporária de redução da renda, perda do emprego ou qualquer outro tipo de imprevisto. Segundo o Serasa, contas atrasadas e boletos se multiplicando fazem parte da realidade de 62 milhões de brasileiros.

A negativação do CPF ocorre quando um compromisso financeiro deixa de ser cumprido e o credor encaminha o CPF do devedor para a lista dos órgão de proteção ao crédito, como: Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

O principal impacto de ficar negativado é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui o crediário na loja, cartão de crédito e até a aprovação de financiamentos e empréstimos.

5 coisas que você precisa saber sobre como fazer empréstimo para negativados

Entenda se vale a pena contratar um empréstimo negativado, além disso entenda como ele funciona.

1. Vale a pena solicitar empréstimo negativado?

Dependendo do cenário pode ser uma boa opção, mas  é importante ficar atento a algumas coisas. Os empréstimos para negativados têm a fama de não valerem a pena, pois cobram altas taxas de juros, pois os bancos e financeiras entendem que o consumidor negativado oferece um risco maior de inadimplência.

Se feito de forma consciente, este tipo de empréstimo pode ajudar a colocar as finanças em dia, então, caso essa seja a melhor escolha para o seu orçamento, procure por alternativas vantajosas, como o consignado, ou empréstimo com garantia de imóvel por exemplo.

Se quiser, faça uma simulação agora mesmo.

2. Organize as finanças antes de contratar um empréstimo para negativado

Se você precisa de um empréstimo com o nome negativado, saiba que embora existam linhas de crédito disponíveis ao seu perfil, o melhor a fazer é reservar um tempo para avaliar sua real situação. Elabore planilha de gastos e certifique-se de quanto ganha mensalmente e de quanto gasta.

Veja quanto será possível separar todos os meses para destinar a negociação das dívidas e então, vá negociando, uma a uma, até limpar seu nome. Com o nome limpo será mais fácil conseguir linhas de crédito com mais benefícios e menor custo.

Leia tambémGuia sobre como sair das dívidas rápido com passo a passo

3. Tipos de empréstimos para nome negativado

É comum ouvirmos ofertas de empréstimos para consumidores com nome negativado, isto é, sem consulta aos órgão de proteção ao crédito. Eles realmente existem, mas alguns não estão disponíveis a todas as pessoas e nem todos podem representar uma boa estratégia financeiramente.

Empréstimo consignado com nome negativado

Este tipo de empréstimo possui taxas de juros acessíveis e pode oferecer bons prazos, porém, é restrito a um grupo seleto de pessoas:

  • Aposentados e pensionistas
  • Funcionários de empresa pública
  • Funcionários de empresa privada com convênio em instituição bancária

Nos três casos é possível conseguir um empréstimo mesmo estando com o nome sujo, já que a instituição concede o crédito e desconta as parcelas em folha de pagamento, de forma que o salário ou benefício já é creditado com o desconto respectivo ao empréstimo, oferecendo maior segurança ao banco.

Empréstimo com cheque para nome negativado

Outro tipo de empréstimo acessível mesmo a quem está com o nome negativado é o empréstimo com cheque. Mas neste caso os cheques deverão pertencer a outra pessoa, que assinará a contratação como fiador ou avalista.

Os empréstimos com cheques costumam apresentar taxas de juros bem altas e o prazo está diretamente relacionado ao número de folhas disponíveis, variando entre 12, 18 e 24 meses.

É possível encontrar financeiras que possibilitam o pagamento da primeira parcela em 45 ou 60 dias.

Empréstimo pessoal para negativados

Cuidado. Algumas financeiras disponibilizam empréstimo para quem está com nome sujo, contudo, os juros são altíssimos, muitas vezes o dobro do que é praticado pelo mercado. A Crefisa é um bom exemplo disso. Ela oferece empréstimo pessoal para alguns tipos de negativados, mas podem aplicar juros de até 20% ao mês ou mais. Portanto, tenha esse tipo de financeira como sua última opção.

Leia também: Tipos de empréstimo: conheça as opções disponíveis e faça a melhor escolha

3. Cuidados com empréstimos para nome negativado

Tome cuidado com ofertas de empréstimo sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito e certifique-se da idoneidade da empresa.

É comum que pessoas com o nome sujo, ansiosas para colocar as contas em dia, recorram a ofertas aparentemente vantajosas e contratem um empréstimo com nome negativado pagando uma parcela adiantada referente ao chamado "seguro garantia" e após o pagamento não consigam mais contato com a falsa financeira.

Fique atento às taxas de juros cobradas e as condições oferecidas pelas linhas de crédito sem consulta. Às vezes vale a pena ir negociando as dívidas, uma a uma, até limpar o nome e, se ainda assim for necessário, com o nome limpo, contratar um empréstimo mais barato.

Leia também: Golpes financeiros atingem 20% dos consumidores. Como se proteger?

4. Conheça as soluções de crédito da Creditas

As soluções de crédito da Creditas permitem que você realize seus projetos de vida e não fique mal endividado. Saiba mais sobre elas nos links abaixo:

5. Use nosso passo a passo do empréstimo para negativado

É normal passar noites em claro quando estamos com dívidas. A preocupação também é comum, pois ficar sem dinheiro e com o nome sujo no SPC e Serasa limita o consumidor em diversas áreas do mercado. Mas existem muitos bancos e instituições que trabalham com empréstimo com nome sujo.

Abaixo, veremos o passo a passo para conseguir empréstimo com o nome sujo. Lembre-se que, se o seu problema for o gerenciamento das finanças (controle do dinheiro), o empréstimo pode não ser uma boa ideia.

1º Passo: que tipo de devedor você é?

Entender em qual tipo de devedor você se encaixa é essencial para conseguir o empréstimo, mesmo com restrição no nome. Quando estamos negativados e solicitamos um empréstimo, o banco fará uma análise para entender se você conseguirá ou não pagar as parcelas do empréstimo.

Normalmente, as dívidas que são aceitas pelos bancos são: não pagamento de conta de telefone, luz, água ou de lojistas (como Renner e C&A, por exemplo).

2º Passo: análise de crédito

É muito importante saber que, independente do tipo de empréstimo que solicitar, os bancos farão análises de crédito para entender seu histórico e potencial como consumidor. Desta forma, eles (bancos e instituições financeiras) conseguem identificar quantas vezes você já foi inadimplente (devedor) e como se comportou no pagamento dessa dívida.

Além disso, dados como renda mensal, valor solicitado como empréstimo, movimentações em sua conta etc. também costumam ser analisados.

3º Passo: solicitação

Estando ciente dos processos de crédito (passo 1 e 2) você conseguirá solicitar o empréstimo com mais segurança. Portanto, basta dirigir-se a um banco ou financeira que fornece alguma dessas linhas de crédito: com imóvel em garantia, com cheque em garantia ou para aposentados e pensionistas. O empréstimo com garantia imóvel pode ser solicitado pela Creditas sem que você precise sair de casa.

Se você optar pelo empréstimo consignado, há duas formas: sendo funcionário público, aposentado e pensionista ou trabalhando em uma empresa privada. No primeiro caso, basta contatar um banco que ofereça o serviço. No segundo, você terá que entrar em contato com o RH da sua empresa.

4º Passo: liberação do empréstimo

Caso você seja aprovado nas análises de crédito, o banco libera o dinheiro em sua conta corrente. O prazo depende da modalidade escolhida. Por exemplo, o empréstimo com garantia imóvel leva de um a dois meses para liberação, o consignado é mais simples e pode ser liberado em apenas 24 horas, assim como o empréstimo pessoal.

Depois de conhecer como conseguir empréstimo para negativado, você já está mais preparado para tomar a melhor decisão quando precisar de um empréstimo. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Pergunte para a gente nos comentários!

Newsletter

Exponencial

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Me explica Creditas

O que é Open Banking? Veja como funciona esse novo sistema financeiro

Meu negócio

Como fazer declaração do MEI: passo a passo

4 minutos de leitura