Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Realizando sonhos
por Leonardo Cruz
Atualizado em 5 de outubro, 2023
Ter um imóvel grande e com muitos cômodos pode ser o desejo de muita gente, mas não podemos negar que cada vez mais os apartamentos compacto têm chamado atenção. Por isso, tanta gente tem pesquisado o preço de um apartamento pequeno.
O aumento da procura por apartamentos menores não é por acaso. Apesar de ter menos espaço, esse tipo de imóvel possui as suas vantagens e estão mais adequados ao estilo de vida de muita gente.
Além disso, naturalmente, o preço de um apartamento pequeno costuma caber melhor no bolso de quem está buscando um primeiro imóvel.
Se você está no momento de busca por um apartamento, acompanhe este post e saiba qual o valor de um apartamento pequeno, as vantagens, condições de compra e mais!
Ainda que os imóveis grandes sejam o desejo de muita gente, os pequenos também têm muitos atrativos:
Sem dúvidas, um dos pontos principais que levam à escolha de um apartamento pequeno é o preço. Quando comprado à vista, principalmente, o preço de um apartamento pequeno pode diminuir bastante.
Além disso, mesmo para quem quer parcelar, esse valor também se torna mais acessível.
Apartamento menor é sinônimo de menos gastos de uma forma geral. Hoje em dia é possível encontrar muitos exemplos de apartamentos bem decorados, com peças de qualidade e, ainda assim, sem pesar no bolso.
Outro fator interessante é que pelo espaço menor, poucos móveis já conseguem criar um ambiente aconchegante.
Pense que quanto menor o imóvel, menores serão os custos com água e luz.
Outro fator que vale ressaltar é que por conta da metragem menor, reparos e reformas também saem mais barato. O valor venal, por sua vez, também é influenciado e, consequentemente, o IPTU também.
Um dos principais motivos de tanta gente buscar imóveis pequenos é a localização. Hoje em dia, em cidades como São Paulo, o mais comum em bairros comerciais é encontrar imóveis menores.
Isso acontece porque as construtoras entendem que o comprar atual preza muito pela localização, mesmo que isso custe ter menos espaço em casa.
Os imóveis menores são, atualmente, os tipos preferidos dos investidores. Isso porque, eles se adequam às necessidades dos brasileiros tanto no quesito comodidade, quanto financeiro.
Dessa forma, esses imóveis não costumam ficar muito tempo sem um morador.
Se você quer saber o preço de um apartamento pequeno, é importante entender que isso pode variar bastante de acordo com a cidade, bairro e características do imóvel.
O índice FipeZap (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) funciona como uma espécie de parâmetro para saber quanto é um apartamento. No entanto, os valores podem variar a partir dessa tabela, uma vez que muitos fatores influenciam essa variação.
Os melhores bairros de São Paulo para morar, por exemplo, também possuem o metro quadrado mais elevado. Entre eles estão:
Como citado anteriormente, o preço de um apartamento pequeno está ligado a muitas questões, como:
Financiar um apartamento é uma decisão bastante importante, por isso, requer organização financeira.
Para muita gente, a compra de um apartamento pequeno é apenas o primeiro passo para ter o imóvel próprio. Sem dúvidas, em ocasiões como essas ele pode ser uma excelente alternativa.
Por outro lado, famílias grandes podem sofrer com a decisão de mudar para um apartamento pequeno e, em alguns meses, decidir optar por um maior.
Sendo assim, é preciso entender o que realmente cabe no seu bolso e atende às necessidades.
Vale lembrar que além da entrada, que deve corresponder a 20% do valor do imóvel, você também precisa pensar em gastos como:
Veja a lista completa dos documentos necessários para a compra de imóvel!
O Programa Minha Casa Minha Vida apresenta uma série de vantagens para facilitar a compra da casa própria. Entre elas condições especiais de taxas de juros, seguro concedido pelo Fundo Garantidor de Habitação e claro, imóveis novos ou em processo de construção.
Para adquirir um apartamento pelo programa é necessário estar dentro de alguns critérios, sendo o principal deles, a renda familiar.
Não é possível estipular os valores, mas de um modo geral, o preço de um apartamento pequeno pelo Minha Casa Minha Vida pode ser mais atrativo para quem busca um primeiro imóvel.
Além de condições melhores de pagamento, são tratados imóveis em áreas urbanas e com tamanhos variados, sendo comum entre 35m² e 64m².
Se você quer saber qual o valor de um apartamento que cabe no seu bolso, pesquise na Kzas!
Kzas é uma plataforma de compra e venda de imóveis que, por meio de inteligência artificial, te ajuda a saber qual é o estilo e quanto custa um apartamento ideal para você.
Funciona assim: a plataforma faz uma análise detalhada de suas preferências e combina com as características dos imóveis, entregando apenas resultados compatíveis com o seu perfil.
Além disso, você também consegue financiar pelo Minha Casa Minha Vida, e se tiver dúvidas, pode contar com um especialista em imóveis.
Crie o seu perfil agora e encontre o imóvel dos sonhos, sem enrolação e sem burocracia!
Se você está procurando um imóvel para comprar, confira essas oportunidades:
Acompanhe também as nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.