• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Atração e retenção

Atração e retenção

Felicidade no trabalho: o que é e como o RH pode ajudar a promover

Entenda como investir na felicidade do seu time de colaboradores pode ser um excelente investimento no capital humano da sua empresa.

por Leonardo Cruz

Atualizado em 15 de agosto, 2022

Quer saber tudo sobre como promover a felicidade no trabalho? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para melhorar a qualidade de vida do seu time de colaboradores.

Pautas envolvendo a saúde física e mental dos colaboradores sempre trazem a felicidade no trabalho como fator essencial para uma boa qualidade de vida. Esse tema, que antes era visto apenas como um estado de espírito do colaborador, hoje abre espaço para uma visão mais humana e técnica por parte de líderes de RH.

Confira abaixo os tópicos desse conteúdo que preparamos para você entender um pouco mais sobre essa mudança de perspectiva e como é possível que o RH execute ações em prol da felicidade e saúde do colaborador sem que, para isso, invada o espaço pessoal de cada indivíduo:

Entenda o que significa a felicidade no trabalho

Entender o que significa felicidade no âmbito do trabalho é muito importante para ter colaboradores motivados. Felicidade é um estado de espírito individual, pessoal e intransferível. Diante disso, o significado de felicidade no trabalho é algo um pouco complexo, mas que diz respeito a satisfação do colaborador com o que realiza em sua vida profissional.

Quando um colaborador está feliz e motivado ele é capaz de trabalhar melhor. A grande questão sobre a felicidade no trabalho é que ela é uma sensação passageira que precisa ser sempre incentivada para ser mantida. Algo que se tornou evidente com a pandemia de Covid-19, quando mesmo colaboradores que até então eram motivados e felizes não conseguiram mais encontrar o senso de propósito no trabalho que realizavam.

Como afirma Paul Dolan, professor de ciências comportamentais na London School of Economics e no Imperial College de Londres, “felicidade são experiências de prazer e propósito ao longo do tempo". Isso quer dizer que felicidade do trabalho não é algo relacionado apenas a um bom salário é preciso estimular o propósito e o crescimento dos colaboradores para estimular a felicidade. 

Essa preocupação com a promoção da felicidade  tem se tornado cada vez mais comum, inclusive com a criação do cargo de diretor de felicidade, ou Chief Happiness Officer (CHO), que tem como principal atribuição promover mudanças positivas que impactem a felicidade dos colaboradores. 

Veja como a felicidade impacta a saúde do colaborador

Na última década, uma série de pesquisas têm mostrado que a felicidade no ambiente corporativo é capaz de trazer uma série de impactos na rotina das empresas e colaboradores.

Aqui é importante reforçar que não estamos falando de positividade tóxica, onde os colaboradores são praticamente obrigados a demonstrar uma alegria utópica. Estamos tratando sobre a autorrealização dos colaboradores, que permite que eles trabalhem felizes e motivados. Se você tem dúvida da importância disso, segue alguns dados:

  • Empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais - Fonte: Gallup
  • Colaboradores satisfeitos são até 31% mais produtivos - Fonte: Harvard Business Review
  • Colaboradores satisfeitos são até 85% mais eficientes  - Fonte: Harvard Business Review

Se um colaborador feliz tem melhor saúde mental, menos acidentes laborais e são mais produtivos e eficientes, torna-se impensável não se preocupar com o bem-estar do colaborador como uma forma de assegurar boas entregas do time de colaboradores. 

Leia também: Por que investir na saúde mental e financeira dos colaboradores?

Aprenda qual é o papel do RH na promoção da felicidade

Tudo o que foi apresentado até agora, nada mais é do que gestão de capital humano. Toda e qualquer empresa que lide com pessoas deve ter o RH como protagonista de ações que garantam sua qualidade de vida dentro do trabalho.

Isso gerará impactos positivos na sua vida pessoal, que retornará para a empresa: funcionários satisfeitos  trabalham melhor, com mais produtividade; ao passo que colaboradores insatisfeitos, performam menos. 

Quer um exemplo desse papel? Dentro do contexto do início da pandemia, podemos dizer, então, que empresas que se dedicaram na adaptação para o trabalho remoto, dando assistência e amparo emocional para seus colaboradores, hoje possuem times mais alinhados e produtivos, performando melhor do que empresas que não colocaram essas ações como prioridade.

Leia também: A grande renúncia: como os RHs devem lidar com o futuro do trabalho

Ações do RH para promover felicidade no trabalho

Mas, para além do exemplo do início da pandemia, como garantir protagonismo do RH e assegurar que as ações tomadas auxiliem na satisfação e felicidade no trabalho? 

Existem alguns pontos básicos que podem (e devem) ser liderados pelo RH. Confira:

Comunicação, avaliações e feedbacks claros e constantes

A fim de reduzir o estresse e a insegurança, a comunicação deve ser clara e objetiva. Isso evita brechas que podem afetar a confiança dos colaboradores, dando vasão a picos de queda de produtividade.

No mesmo sentido, é fundamental a avaliação de nível de demandas a fim de se evitar sobrecarga e, da mesma forma, oferecer feedbacks periódicos. Assim, você garante que além de estar na mesma página com seu colaborador, também proporciona momentos de aprendizado mútuos, estimulando a confiança e a troca de conhecimentos em prol do crescimento da empresa.

Objetivos tangíveis

Cada equipe e cada colaborador são diferentes entre si. Ainda que a empresa tenha um objetivo macro claro, o mais recomendado é que ele seja adaptado a cada realidade.

Numa realidade de adaptação para o remoto, por exemplo, foi preciso adaptar os objetivos a fim de não criar estresse e tensão na tentativa de realizar o trabalho de uma forma que só funcionava no presencial, por exemplo.

Essa lógica deve ser utilizada dentro da realidade de cada funcionário para os mesmos fins: colaborar para seu bem-estar e evitar sobrecarga desnecessária. 

Valorização do esforço do colaborador

Valorizar o esforço é mais do que comemorar o sucesso de um colaborador. É preciso, na mesma medida, tanto reconhecer suas vitórias quanto encarar os erros de frente e usá-los como uma oportunidade de crescimento pessoal. Ninguém gosta de errar, e marcar essas situações como uma falha pode aflorar instabilidades que afetam a produtividade.

Crie um ambiente com segurança psicológica

Um fator muito importante para a felicidade do colaborador é a segurança psicológica. Garanta que ninguém será tratado diferente e que todo o time de colaboradores terá espaço para compartilhar suas ideias sem correr o risco de ser punido ou desvalorizado por isso. 

Benefícios flexíveis para atender às demandas

Além disso, fique atento às demandas dos funcionários e ofereça benefícios que corroborem com as ações do dia a dia.

Criar uma sólida e robusta oferta de benefícios flexíveis para seus colaboradores auxilia na ampliação da saúde e felicidade no trabalho. É uma forma efetiva de garantir qualidade de vida tanto no trabalho quanto principalmente fora dele, na vida pessoal de cada profissional, o que renderá frutos para ambos os lados.

A Creditas Benefícios é a primeira carteira de benefícios flexíveis do Brasil, e tem como principal motivação contribuir com o bem-estar de colaboradores de diversas empresas - sem que, para isso, você precise lidar com inúmeros fornecedores.

Na Benefícios, sua empresa pode contar com inúmeros serviços e benefícios flexíveis, que vão do cartão de benefícios à previdência privada; da antecipação salarial a ações de educação financeira: tudo oferecido e gerenciado pela Creditas.

Entenda mais sobre como nossa carteira de benefícios oferece a mais completa cobertura para estimular o bem-estar, a qualidade de vida e a produtividade do seu colaborador.

Se o conteúdo desta matéria faz diferença para seus próximos projetos, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Atração e retenção

Seguro odontológico: o que é, como funciona e vantagens para empresa