• Simule seu crédito

    Simule seu crédito

    • Empréstimo com veículo em garantia
    • Empréstimo com imóvel em garantia
    • Empréstimo consignado
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Soluções

    Soluções

    • Imóveis

    • Reforma
    • Venda
    • Carros

    • Financiamento de carros
    • Loja de carros
    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Benefícios corporativos

    Empresas

    Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Ajuda
Mais praticidade? Baixe nosso app:
  • Atração e Retenção
  • Benefícios flexíveis
  • Employer branding
  • Educação financeira
  • Departamento pessoal
  • Na mídia
  1. Home

  2. Benefícios flexíveis

Benefícios flexíveis

Beneficios flexiveis para funcionários: o que são e como implantar

Incentivar os colaboradores com algo que vale mais do que salário pode fazer sua empresa se destacar ainda mais. Confira!

por Redação @Work

Atualizado em 18 de maio, 2022

Quer saber tudo sobre benefícios flexiveis para funcionários? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, explico quais são esse benefícios e como implementar na sua empresa.

Nos últimos anos, oferecer benefícios flexíveis para funcionários que atendam ao máximo de suas necessidades se tornou uma prioridade para alguns RHs.

Além de aumentar o engajamento dos funcionários, benefícios flexíveis garantem um ambiente de trabalho mais satisfatório e justo. 

Em outras palavras, o funcionário que tem suas necessidades supridas pela empresa possuirá  uma vida mais plena e satisfatória. Isso tem influência positiva direta no seu dia a dia, que é refletido de volta no ambiente de trabalho. Todos colhem os frutos dos benefícios flexíveis.

Entretanto, esse recurso ainda não é comum na maioria das empresas brasileiras. Por isso, essa pode ser uma oportunidade para a sua empresa se diferenciar no mercado. Neste texto vamos te mostrar como funcionam e como implementar  benefícios flexíveis além das  vantagens de oferecê-los aos colaboradores.

O que são beneficios flexiveis

São chamados de benefícios flexíveis todo o inventário de vantagens extras que um colaborador recebe da empresa além do sálario e dos benefíicios determinados por lei (13º, as férias entre outros).

Essa flexibilidade permite que os funcionários tenha um leque de possibilidades, podendo escolher ou abrir mão de algo de acordo com suas prioridades.

O que diferenciam benefícios obrigatórios de benefícios flexíveis

Como o próprio nome sugere, os benefícios obrigatórios são previstos por lei. Isso é, todas as contratações em modelo CLT apresentam uma série de benefícios que devem ser fornecidos aos funcionários - férias remuneradas, 13º e VT, por exemplo, são benefícios obrigatórios.

Já os benefícios flexíveis são aqueles que não possuem caráter obrigatório, mas que contribuem em alto nível para a satisfação do colaborador em relação ao ambiente de trabalho. 

O que são benefícios flexíveis?

Alguns exemplos de benefícios flexíveis podem ser:

Proteção de renda

Com o cenário econômico brasileiro e mundial incerto, cresce cada vez mais a busca por benefícios flexíveis relacionados à proteção de renda como o plano de previdência privada. Nesses casos, o funcionário garante estabilidade em casos específicos.

Educação financeira

Parece estranho considerar empresas influenciando na vida financeira de seus colaboradores. Mas, a verdade é que o RH é, em partes, responsável por ela.

A partir do momento em que funcionários endividados e inadimplentes possuem mais chances de perder o foco, diminuir a produtividade, trabalhar em altas condições de estresse e ainda pedir demissão, é altamente recomendável que empresas que busquem uma rotina saudável de trabalho invistam em ações de educação financeira.

Via de regra, esse benefício promove palestras, ações educativas, aulas e fazem levantamentos sobre a vida financeira dos colaboradores, contribuindo para que seja criada uma relação mais saudável entre o profissional e seu salário.

Vale-cultura

O acesso à cultura, independente de estilo ou gênero, é fundamental para que qualquer cidadão se sinta presente e ativo socialmente, elevando a qualidade de vida e o bem estar. Funcionários que apresentam essas características trabalham com mais foco, menos distrações e produzem com mais qualidade, influenciando positivamente também a empresa.

Optar por oferecer vale cultura junto aos Benefícios Flexíveis para funcionários pode ser uma ótima opção para quando se quer incentivar justamente a manutenção da qualidade de vida da equipe.

Saúde, bem estar e qualidade de vida

Por fim, a saúde é, inegavelmente, o benefício flexível mais desejado pelos colaboradores - principalmente após os tempos difíceis de covid-19. Dessa forma, a oferta de seguro saúde se torna tão essencial para uma vaga quanto o próprio salário.

Nesta categoria entram benefícios como custeio de academia, dança entre outras atividades físicas.

A lista ainda pode incluir benefícios como:

  • Auxilio-creche
  • Descontos em varejistas ou atividades de lazer com a família
  • Estacionamento.
  • Premiações
  • Vale-combustível.

Como implementar benefícios flexíveis na sua empresa

Apesar de todos os pontos positivos dos benefícios flexíveis para funcionários, uma pequena parcela das empresas os adotam.

Segundo uma pesquisa da Marsh, 58% das empresas no Brasil oferecem algum nível de flexibilização de benefícios (vale-alimentação / vale-refeição, por exemplo), mas apenas 2% delas possuem um sistema de benefícios flexíveis realmente estruturados.

Isso abre portas para não apenas conquistar e reter funcionários, mas também para se diferenciar, ganhar espaço no mercado e ser altamente procurada por novos talentos - uma vez que, atualmente, a flexibilização dos benefícios é tão fundamental quanto o salário em si. 

Portanto, por que não começar a se destacar hoje mesmo? Mais que uma financeira, a Creditas @Work oferece a primeira carteira de benefícios corporativos para o RH, permitindo que você possa cobrir todas as necessidades de seus colaboradores e ganhar notoriedade no mercado.

Sua equipe de RH pode contratar do seguro saúde e vida ao empréstimo consignado e antecipação de salário conosco, além de um cartão que reúne inúmeros benefícios além do VR e VA - e, em breve, também receberá o vale cultura. Manter tantos serviços centralizados em um único ponto de contato é o que otimiza seu tempo e evita a sobrecarga de trabalho técnico para o RH.

Se o conteúdo desta matéria faz diferença para seus próximos projetos, saiba que o RH Estratégico tem tudo que você precisa para otimizar processos e alcançar melhores resultados.

Newsletter

RH Estratégico

Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Nome
E-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.

Publicações recentes

Benefícios flexíveis

Cartão premiação: o que é e como utilizar