Simule seu crédito
Soluções
Empresas
Tudo sobre Crédito
Para conseguir crédito mais barato e melhores prazos de pagamento, consumidor pode usar smartphones, jóias, salário e outros bens. Conheça as opções
por Flávia Marques
Atualizado em 2 de junho, 2023
Se em outros países, como os Estados Unidos, usar algum bem para conseguir crédito mais barato é uma prática comum, para os brasileiros o empréstimo com garantia ainda é uma modalidade pouco conhecida.
Por aqui, a falta de informação e de educação financeira dificulta o acesso da população às linhas de crédito mais saudáveis e baratas, fazendo com que o consumidor contrate modalidades com as maiores taxas do mercado.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Aqui você encontra empréstimo online rápido e seguro. Use seu carro ou imóvel para fazer um empréstimo com juros a partir de 1,49% ao mês e até 60 meses para pagar.
Populares e perigosos, o cartão de crédito e o cheque especial, por exemplo, lideram o ranking de motivos de endividamento pelas famílias brasileiras, com taxas de juros que chegam a mais de 300% ao ano.
O que muitos ainda não sabem é que, ao colocar um bem como garantia, o crédito fica mais barato. Considerada uma das modalidades mais saudáveis do mercado, o crédito com garantia no Brasil tem taxas muito abaixo dos vilões do endividamento.
No mercado brasileiro, os tipos mais comuns são o refinanciamento de veículo ou auto equity, em que o consumidor usa um automóvel como garantia, o home equity, quando o bem utilizado é o imóvel e o consignado privado, onde o próprio salário é considerado uma garantia de pagamento.
Mesmo sendo o melhor cenário, muitas pessoas sentem receio em colocar um bem como garantia. Normalmente, essa mesma pessoa aceita o risco de comprar uma casa financiada, mas não se sente confortável para dispor de um imóvel para pagar suas dívidas.
A lógica é simples: quando a pessoa que vai pedir empréstimo coloca um bem como garantia, a instituição que concedeu o dinheiro sente-se mais segura de que a pessoa vai honrar com os pagamentos. E, assim, diminuir o valor das taxas.
No Brasil, joias e até celulares já são aceitos por instituições financeiras que concedem empréstimo com garantia. Em outros países, também é possível usar máquinas agrícolas, equipamentos médicos, Bitcoins, entre outros bens.
Pessoas que querem crédito com taxas menores e com mais prazo para pagar têm o empréstimo com garantia como um aliado.
Se você está buscando taxas de juros mais justas, maior prazo para pagar e reunir todas as dívidas em uma só parcela, essa modalidade de crédito foi feita para você.
Para quem deseja tomar um empréstimo com garantia pela primeira vez, algumas precauções são fundamentais.
É preciso pesquisar o histórico das empresas e uma das formas de verificar isso é consultando a nota no Reclame Aqui e pesquisando se a instituição tem autorização do Banco Central para atuar.
E, para evitar fraudes e golpes, vale ressaltar que nenhuma instituição de empréstimo pode cobrar recursos antecipadamente para a liberação de crédito.
Confira algumas opções de empréstimo com garantia:
Oferecido no Brasil desde 2006, o empréstimo com garantia em imóveis, conhecido como home equity é um dos que mais tem crescido com a entrada das fintechs no mercado.
O empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento de veículo, é uma linha de crédito na qual o cliente utiliza o seu carro, motocicleta ou outro automóvel como garantia de pagamento.
Essa modalidade oferece juros menores ao cliente, já que o automóvel é usado como garantia em caso de não pagamento da dívida.
Outra alternativa de empréstimo com garantia é o consignado. Nesta modalidade, o valor das parcelas é descontado diretamente do contracheque ou, para aposentados e pensionistas, do benefício recebido pelo INSS. A modalidade pode ser contratada por funcionários públicos ou de empresas privadas, aposentados e pensionistas.
Além de ser uma das modalidades mais rápidas de se contratar, o empréstimo consignado conta com uma das menores taxas do mercado, já que possui maior garantia de pagamento para a instituição credora.
O avanço da tecnologia trouxe novas possibilidades para o mercado de empréstimo. Usar o celular como garantia de pagamento é uma prática comum no exterior e já chegou ao Brasil.
Funciona assim: o cliente solicita o empréstimo por meio de um aplicativo, onde são realizadas a análise de crédito e a comprovação dos documentos. Se aprovado, o empréstimo é feito em até um dia útil.
Os valores dos empréstimos, neste caso, são relativamente baixos, variando de R$ 300 a R$ 3,5 mil.
Há instituições financeiras no País que realizam empréstimos a partir da penhora de jóias.
A facilidade de contratação é uma das principais vantagens: o cliente só precisa apresentar a jóia, CPF, RG e comprovante de endereço.
Restrições no nome não são levadas em conta nessa operação, e a pessoa sai com o dinheiro no mesmo dia em que a joia é avaliada.
As propriedades costumam ficam guardadas na instituição que ofereceu o empréstimo e só vão a leilão após 30 dias de atraso no pagamento do crédito.
Quer saber se empréstimo com garantia é a melhor opção para você? Simule agora gratuitamente:
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.