Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Veja como é possível conseguir desconto de até 65% na conta de luz utilizando a tarifa social de energia elétrica.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 28 de abril, 2025
Quer saber o que é a tarifa social de energia elétrica? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você encontra todas as respostas sobre essa importante política pública.
Economizar na conta de luz é uma das preocupações mais comuns entre os brasileiros, especialmente para aqueles que possuem renda mais baixa. É por isso que a tarifa social de energia elétrica foi criada, para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade a terem acesso a um serviço básico com preços mais acessíveis.
Continue lendo e entenda como funciona a tarifa social de energia elétrica, quem tem direito, qual o valor da tarifa, como fazer o cadastro e muito mais sobre esse benefício.
Precisando de dinheiro para seu próximo passo?
Use seu veículo, imóvel ou salário para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% + IPCA ao mês e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua jornada por esse universo, confira os principais tópicos da matéria:
A tarifa social de energia elétrica é uma política pública que oferece a famílias de baixa renda descontos na conta de luz.
Os consumidores que tiverem acesso a esse benefício recebem isenção do custeio da Conta de Desenvolvimento Energético - CDE e do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica - Proinfa.
O objetivo é garantir o acesso à energia elétrica para todos, independentemente da capacidade financeira. O desconto pode variar de acordo com o consumo de energia, sendo que quanto menor for o consumo, maior será o desconto.
Têm direito à tarifa social de energia elétrica pessoas nas seguintes condições:
Vale destacar que desde de janeiro de 2022, as famílias inscritas no Cadastro Único e no Benefício de Prestação Continuada – BPC já são cadastradas automaticamente na tarifa de energia elétrica. Estima-se que esse benefício atinja 23 milhões de famílias.
Se ainda tem dúvida sobre quem tem direito, assista o vídeo abaixo, onde a Aneel explica quem tem direito ao benefício.
O valor da tarifa social de energia elétrica é menor do que o valor da tarifa convencional. O desconto pode variar de acordo com o consumo de energia e a região do país em que a família está localizada.
O desconto pode chegar até 65% do valor da tarifa convencional dependendo da tabela de consumo abaixo:
Consumo |
Desconto na tarifa de energia |
Primeiros 30 kWh/mês |
65% |
De 31 kWh a 100 kWh/mês |
40% |
De 101 kWh a 220 kWh/mês |
10% |
A partir de 221 kWh/mês |
0% |
Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendam aos pré-requisitos têm desconto de 100% nos primeiros 50 kWh/mês e depois o desconto segue igual ao das demais famílias conforme tabela de consumo abaixo.
Consumo |
Desconto na tarifa de energia |
50 kWh/mês |
100% |
51 a 100 kWh/mês |
40% |
101 a 220 kWh/mês |
10% |
Desde 2022, com a regulamentação da Lei nº 14.203/2021 e a assinatura do protocolo entre a ANEEL e o Ministério da Cidadania (MC), o desconto é concedido de maneira automática pelas distribuidoras que usam o CPF, CADÚnico, NIS e o número do BPC para identificar se a residência atende aos critérios da Tarifa Social.
Para garantir que o desconto esteja sendo aplicado corretamente, verifique se seu endereço e demais informações estejam atualizadas no Cadastro Único.
No caso de cadastramento associado a portador de doença ou deficiência que necessite do uso de aparelhos elétricos é necessário enviar à distribuidora o relatório e o atestado subscrito por pessoa médica que certifique a condição clínica e de saúde do morador.
Em caso de dúvidas, procure a Prefeitura do seu município para mais informações.
A Creditas tem a solução para você realizar seus objetivos. Aqui você consegue crédito de qualidade usando seu carro ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% ao mês +IPCA e até 240 meses para pagar.
Veja abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre a tarifa social da conta de luz.
Quem perdeu o benefício, mas atende os critérios estabelecidos por lei pode recuperá-la ao atualizar suas informações no Cadastro Único ou junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
No Brasil existem diversas distribuidoras de energia, então para saber qual é a sua você pode consultar sua conta de luz ou acessar esse relatório criado pela ANEEL.
Ao analisar as principais instituições que oferecem essa modalidade de crédito não encontramos nenhum impeditivo para solicitar empréstimo na conta de luz para quem recebe tarifa social.
Vale lembrar que você sempre deve entrar em contato com a instituição financeira para evitar problemas no recebimento do seu benefício.
Para saber mais sobre essa modalidade de crédito, consulte nosso guia sobre empréstimo na conta de luz.
Gostou de entender o que é a tarifa social de energia elétrica? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.
Assine também a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.