Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Me explica Creditas
Entenda como funciona a alienação fiduciária, o uso do bem durante o contrato e por que essa modalidade oferece crédito com juros menores.
por Leonardo Cruz
Atualizado em 21 de outubro, 2025
Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o empréstimo com garantia, quais as vantagens dessa opção e por que ela pode ser uma escolha inteligente para quem deseja dar o próximo passo financeiro com mais tranquilidade.
Precisando de crédito para realizar seus objetivos?
Use seu veículo ou imóvel para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% + IPCA ao mês e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua jornada por esse universo, listamos abaixo os principais tópicos desse conteúdo:
Dar um bem como garantia é o que torna possível o empréstimo com garantia, uma modalidade de crédito que costuma ter juros menores e prazos mais longos. Na prática, o cliente usa um imóvel ou veículo como forma de segurança para o pagamento do empréstimo.
É como dizer à instituição financeira: “pode confiar em mim”. Em troca, é feito o registro da alienação fiduciária, que vincula o bem ao contrato até a quitação da dívida.
Esse registro serve apenas como proteção jurídica. O bem continua no nome do cliente e pode ser usado normalmente durante todo o período do contrato.
Se for um imóvel, é possível:
Se for um automóvel, o uso segue o mesmo:
Dar um bem como garantia não significa abrir mão dele, mas uma forma segura de obter crédito com condições mais vantajosas.
Usar um imóvel ou veículo como garantia é uma forma segura de acessar crédito com juros mais baixos e prazos longos, mas é uma decisão que exige responsabilidade, pois há risco de perda do bem em casos de inadimplência prolongada.
Na Creditas, a retomada de um bem ocorre somente após diversas tentativas de negociação e acionamento legal. A instituição prioriza sempre o pagamento das parcelas e a continuidade do contrato, pois a recuperação do bem é um cenário indesejado e custoso para qualquer instituição financeira.
Esse processo é visto como última alternativa, uma vez que é demorado e pouco vantajoso para quem concede o crédito.
Não, o bem continua no seu nome durante todo o contrato. A única diferença é o registro de alienação fiduciária, que vincula o bem ao contrato até a quitação da dívida.
Sim, você pode vender o bem, mas precisa quitar o contrato antes da venda. O bem só pode ser transferido após a baixa da alienação fiduciária.
Sim, dependendo da instituição financeira. Algumas exigem a quitação do bem, enquanto outras aceitam um imóvel ou veículo parcialmente financiado, avaliando a parte já quitada.
Não, o bem oferecido como garantia substitui a necessidade de um fiador. Isso torna o processo menos burocrático.
Sim, você pode quitar o contrato antes do prazo. Muitas vezes, isso gera economia em juros, pois você paga menos ao longo do tempo.
Sim, é possível transferir o empréstimo para outra instituição financeira, desde que ela aceite o bem como garantia e ofereça condições mais vantajosas.
O banco tentará renegociar a dívida com você. Se o atraso for prolongado, a instituição poderá iniciar o processo de retomada do bem, mas isso só acontece após várias tentativas de resolução.
A avaliação é feita por um profissional da instituição ou por um avaliador credenciado, que verifica o valor do bem com base em critérios como o estado de conservação, localização (no caso de imóveis) ou quilometragem (no caso de veículos).
Isso depende da instituição financeira. Geralmente, o bem pode ser utilizado em outro empréstimo, mas o valor que já está vinculado a ele será considerado. Você precisará consultar a nova instituição para entender as condições.
Para encerrar, que tal explorar mais conteúdos aqui no Exponencial? Por aqui, você encontra dicas práticas e insights valiosos sobre finanças pessoais para impulsionar suas conquistas.
E tem mais: assine nossa newsletter e receba conteúdos diretamente no seu e-mail. Assim, você fica sempre atualizado com as melhores dicas para transformar seus planos em realidade. Estamos juntos nessa!
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.