Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Meu negócio
Saiba quais são os custos para abrir uma franquia e como financiar o investimento de forma inteligente.
por Leonardo Cruz
Postado em 1 de dezembro, 2025
Ao pesquisar quanto custa abrir uma franquia no Brasil, é comum encontrar uma grande variação de valores, diferentes exigências de investimento e conceitos que podem gerar dúvidas.
Pensando nisso, este guia reúne tudo o que você precisa saber sobre custos, capital de giro, exemplos reais de marcas, financiamento e retorno para ajudar no planejamento da sua franquia.
Precisando de dinheiro para seu próximo passo?
Use seu veículo, imóvel ou salário para ter crédito rápido e seguro com juros a partir de 1,09% + IPCA ao mês e até 240 meses para pagar.
Para facilitar sua leitura, veja os principais tópicos desta matéria:
O setor de franquias cresce de forma constante no país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2024, a ABF registrou faturamento de R$ 273,083 bilhões, um crescimento de 13,5%.
A abertura de uma franquia envolve custos essenciais como taxa de franquia, instalação, treinamento, taxas mensais e capital de giro.
A taxa de franquia é o valor cobrado para que o empreendedor tenha acesso à marca, aos manuais, aos treinamentos e ao direito de iniciar a operação.
Inclui obra, mobiliário, equipamentos, fachada e todos os itens necessários para adequar a unidade aos padrões da marca. É um dos maiores custos do investimento inicial.
São valores pagos de forma recorrente pelo franqueado, como royalties, fundo de marketing e ferramentas de gestão da rede.
Os treinamentos iniciais garantem que o franqueado comece a operar com qualidade e seguindo os padrões da marca. Dependendo da rede, podem estar ou não incluídos na taxa de franquia.
O capital de giro mantém o negócio funcionando até que a unidade alcance estabilidade. Ele cobre despesas como fornecedores, salários, impostos e aluguel nos primeiros meses de operação.
Se você quer saber mais sobre como planejar e gerenciar esse recurso essencial para a saúde financeira do seu negócio, leia também o nosso artigo sobre capital de giro.
A seguir, alguns exemplos de investimento inicial de franquias conhecidas.
O investimento pode ultrapassar milhões de reais. O modelo exige lojas amplas, equipamentos industriais e dedicação integral do franqueado.
A Cacau Show oferece modelos variados, como quiosques e lojas. Os quiosques costumam ter investimento menor.
Com modelos de quiosques e lojas físicas, o investimento varia conforme tamanho e localização. A marca é reconhecida pelo suporte ao franqueado.
O crédito com garantia pode ser usado para complementar ou financiar o investimento inicial com juros menores e prazos longos, ideal para quem vai abrir uma franquia.
Esse vídeo explica de forma clara e prática como funciona o empréstimo com garantia na Creditas, uma opção que pode transformar o seu plano de abrir uma franquia em realidade.
O especialista em educação financeira da Creditas, Gui Casagrande, costuma reforçar que usar imóvel ou veículo como garantia pode ser uma maneira inteligente de obter capital com custo menor, especialmente quando há necessidade de investimento elevado e prazo estendido para pagamento.

O retorno depende do investimento inicial, do faturamento mensal e dos custos operacionais. O ROI é calculado dividindo o lucro anual pelo valor investido. O payback indica quantos meses são necessários para recuperar o capital.
Aqui estão respostas para as principais dúvidas sobre franquias.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.