Simule seu crédito
Soluções
Seguros
Soluções de seguros para proteger suas conquistas. Cote online, compare preços e economize com a maior corretora online do país, a Minuto Seguros, uma empresa Creditas.
Para você
Empresas
Newsroom
Educador financeiro da Creditas dá dicas sobre como incluir itens na declaração
por Icaro Marques
Postado em 6 de novembro, 2025
São Paulo, abril de 2024 – O período de declaração de Imposto de Renda sempre deixa dúvidas sobre como preencher o documento, principalmente quais informações que devem ou não ser inseridas no ajuste anual.
Neste momento, é preciso estar atento aos detalhes para que não haja problemas com o fisco, pois existem determinados bens e transações financeiras que precisam ser declarados obrigatoriamente, sendo alguns deles mais comuns e outros pouco conhecidos.
O educador financeiro da Creditas, Guilherme Casagrande, listou uma série de dicas sobre itens que costumam gerar muitas dúvidas nas pessoas:
Empréstimo com garantia
Na declaração do Imposto de Renda, o empréstimo com garantia deve ser informado de acordo com as seguintes orientações:
“Lembre-se de que, se o valor do empréstimo for utilizado para a aquisição de bens ou serviços que geram renda, é possível deduzir os juros pagos do imposto de renda”, esclarece o consultor. Para isso, é necessário informar o valor dos juros pagos na ficha "Pagamentos Efetuados" e selecionar a opção "34 - Juros de Empréstimos".
Aluguel
Tanto um proprietário de um imóvel em locação ou um locatário podem incluir os ônus/bônus realizados ao longo do ano-calendário. Veja abaixo:
Proprietários: Se recebeu aluguéis durante o ano e é obrigado a declarar Imposto de Renda, é importante informar esses valores corretamente na sua declaração.
Locatários: Se o locatário de um imóvel pagou aluguel durante o ano-calendário, é possível declarar essa despesa em sua declaração do Imposto de Renda.
Financiamento
Se realizou um financiamento durante o ano, as instruções são as abaixo:
Guilherme ressalta que, caso não consiga entregar a declaração dentro do prazo estabelecido, que este ano vai até 31 de maio, é possível enviar a declaração com atraso, mas estará sujeito ao pagamento de uma multa. “O valor da multa pode variar de acordo com o tempo de atraso e o valor do imposto devido”, explica.
É imprescindível declarar todas as suas dívidas e ônus reais para evitar problemas com a Receita Federal. Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, consulte um contador de confiança.
Educação Financeira
Desde 2018, a Creditas conta com um programa de Educação Financeira, oferecendo conteúdos dentro do seu aplicativo e nas redes sociais. São conteúdos gratuitos que passam por diversos assuntos que ajudam as pessoas a se organizarem financeiramente e entender a importância do processo. Os temas vão desde publicações e dicas gerais sobre educação financeira até informações sazonais como a declaração do Imposto de Renda, 13º salário, metas de início de ano e black friday.
Sobre a Creditas
Creditas é uma plataforma digital focada em melhorar a vida das pessoas na América Latina em 3 ecossistemas: auto, imobiliário e benefícios corporativos. A empresa disponibiliza um amplo leque de produtos e serviços aos seus clientes, incluindo soluções fintech, seguros digitais e soluções ao consumidor, usando sua tecnologia proprietária para oferecer uma experiência única. Sua carteira de crédito inclui crédito imobiliário, de veículo e empréstimo consignado, proporcionando acesso a soluções e serviços com opções integradas de financiamento e refinanciamento. Em seguros digitais, é a maior corretora independente do Brasil, oferecendo seguros de automóveis, residenciais e corporativos em parceria com mais de 16 operadoras. Fundada em 2012, conta com escritórios em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Valência (Espanha) e Cidade do México, recebeu aportes de fundos de capital de risco internacionais, que somam mais de US$879 milhões.
Newsletter
Exponencial
Assine a newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Ao assinar a newsletter, declaro que concordo com a Política de privacidade da Creditas.