A Creditas está no topo do ranking das empresas brasileiras do setor financeiro consideradas pelos funcionários como referência de cultura corporativa ética. O levantamento foi feito pela consultoria Virtuous Company, que avaliou mais 100 empresas e organizações financeiras no Brasil.

De acordo com o levantamento, a Creditas é a terceira empresa do setor financeiro mais bem avaliada, segundo a avaliação de 403 colaboradores. O primeiro e segundo lugares ficaram com as fintechs Vindi e Koin.

O estudo usou como base as avaliações feitas por funcionários na plataforma de vagas e informações sobre carreira Glassdoor. Foram usadas 376.765 avaliações de pessoas diferentes e 1.871 empresas foram analisadas, dentre elas, 111 pertenciam ao setor financeiro.

Critérios

Para definir quais empresas tinham maior ou menor cultura ética, a consultoria mapeou alguns critérios de avaliação. 

Esses critérios foram usados para nortear os pesquisadores, que avaliaram os comentários sobre a empresa e classificaram se tinham uma postura na maioria positiva ou negativa em determinados aspectos. São eles:

Confiança organizacional

Nesse quesito, a pesquisa levou em consideração se a empresa tem um clima ou cultura saudável, agradável e meritocrática. Além disso, se os colaboradores sentem que há oportunidades de crescimento e de que os superiores e colegas confiam em seu trabalho.

Liderança ética

Líderes abertos para diálogo, de fácil convivência e competentes são algumas das características desse critério. A gestão da companhia também foi avaliada,  considerando se é ou não íntegra, respeitosa e honesta com os colaboradores.

Liberdade para falar

Esse critério avaliou o nível de medo que um colaborador tem em expor as suas opiniões. Além de checar se a empresa oferece canais abertos para sugestões e estruturas menos hierárquicas de comunicação.

Injustiça organizacional

O acúmulo ou desvio de função, “politicagem” dentro da empresa, ausência de meritocracia e a falta de feedbacks, ou aqueles  realizados de forma pouco sincera e superficial, foram os principais motivos apresentados para considerar uma empresa injusta.

Falta de consciência

Nesse aspecto foi avaliado se a empresa está focada exclusivamente no lucro, criando um ambiente de alta pressão, sem levar em conta a qualidade de vida dos colaboradores.

Liderança abusiva

Assédio moral, sexual e maus tratos são alguns exemplos de atitudes comuns de líderes abusivos. Nesse caso também foi avaliado se o ambiente de trabalho é ou não tóxico.

O estudo também levou em conta os critérios de orientação egoísta, medo de retaliação, orientação para o bem comum e empatia.

Ficamos felizes em ter esse reconhecimento dos nossos tripulantes. Sabemos que ainda há muito a melhorar e estamos focados nisso. Seguimos nessa conquista juntos!