Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Economia

Aluguel, cartão de crédito: confira os principais assuntos desta quinta

Os destaques de economia para você começar o dia bem informado

Escrito por Portal Exponencial em 30.01.2020 | Atualizado em 05.03.2020

  • 0 Likes

Aluguel

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) variou 0,48% em janeiro, percentual inferior a dezembro, quando a taxa foi de 2,09%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula alta de 7,81% em 12 meses. Em janeiro de 2019, o índice havia sido de 0,01% e acumulava alta de 6,74 % em 12 meses. O IGP-M é usado como referência para a correção de contratos, como os de aluguel de imóveis. Ele sofre uma influência considerável das oscilações do dólar, além das cotações internacionais de produtos primários, como as commodities e metais.

Cartão de crédito

As taxas de juros do cartão de crédito rotativo, categoria de empréstimo que foi objeto de regulações do Banco Central em 2017 e 2018, cresceu 33,5 pontos no ano passado, encerrando 2019 em 318,9% ao ano, taxa maior do que a do cheque especial. O aumento aconteceu tanto na modalidade regular (quando o cliente quita o percentual mínimo da fatura exigido pelo banco) quanto na modalidade não regular (quando nem esse valor mínimo é pago). Os juros do rotativo regulado e não regulado subiram 19,1 pontos para o rotativo regular (para 287,1% ao ano) e 41,9 pontos para o rotativo não regular (para 339,6% ao ano). Com isso, ao longo do ano passado, a taxa média da modalidade, de 318,9% ao ano, passou a superar inclusive os juros do cheque especial (302,5% ao ano).

Greve

Trabalhadores da Petrobras aprovaram em assembleias um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de sábado (1), informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que ressaltou que a categoria irá “garantir o abastecimento da população durante todo o movimento grevista”. A federação, que representa 13 sindicatos, disse em comunicado que avisou a administração da Petrobras sobre a paralisação na terça-feira (28). Os sindicatos afirmam que a greve será contra demissões em uma fábrica de fertilizantes da estatal no Paraná, que a Petrobras informou mais cedo neste mês que será hibernada, com dispensa de 396 empregados, e por alegações de “descumprimento do acordo coletivo de trabalho”.

Setor aéreo

O brasileiro voou mais de avião em 2019, segundo relatório divulgado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As empresas aéreas brasileiras transportaram 104,4 milhões de passageiros em 2019, uma leve alta de 1,35% em comparação com 2018. Os números contemplam voos domésticos e internacionais. Se analisados apenas os voos com decolagem e pouso no Brasil, foram 95,3 milhões de passageiros pagos, uma alta de 1,7%. Já os internacionais fecharam em baixa de 3,19%, em 9,1 milhões de passageiros. O total de passageiros de voos internacionais transportados por companhias estrangeiras se manteve estável em 14,9 milhões.

 

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010