Revolucionando o empréstimo no Brasil
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Use seu carro como garantia de novas conquistas
Crédito e empréstimo

Empréstimo pessoal online no carnê: entenda como funciona

Diante de tantas modalidades de crédito disponíveis no mercado, é importante conhecer os detalhes de cada uma das opções e comparar as taxas de cada uma delas
Escrito por Elaine Ortiz em 02.07.2020 | Atualizado em 02.09.2020
  • 4 Likes

Ao buscar um empréstimo pessoal online no carnê podem surgir dúvidas sobre o que é esse crédito, como ele funciona e como o pagamento é realizado. 

Além disso, nem sempre todas as taxas de juros estão claras, por isso é importante se informar melhor antes de contratar esse tipo de empréstimo. 

Para ajudar você nesta tarefa, mostramos abaixo as principais informações sobre essa modalidade de empréstimo e também reunimos as taxas de crédito de outras opções do mercado para você comparar e escolher a mais vantajosa. Confira!

O que é empréstimo pessoal online no carnê?

Empréstimo pessoal online no carnê nada mais é do que a contratação de um empréstimo pessoal, que permite realizar o pagamento das parcelas por meio de um carnê. Ou seja, ao contratar essa modalidade de crédito você receberá um carnê que contém todas as parcelas do empréstimo com suas respectivas datas de vencimento mês a mês. 

Como funciona?

O carnê é uma forma de pagamento do dinheiro que foi emprestado. Trata-se de um bloco com vários títulos (boletos) que trazem os seus dados pessoais, o valor a ser pago e a data de vencimento.

É igual a um carnê recebido ao fazer a compra de um produto em alguma loja que oferece pagamentos em crediário. A diferença aqui é que o produto é um dinheiro, um empréstimo.

A impressão é feita antecipadamente e cada um dos boletos tem a data de vencimento em um mês. Assim, é possível visualizar nas mãos quantas parcelas faltam, quais são os valores de cada uma delas e também todas as taxas de juros. 

Para pagar os boletos do empréstimo no carnê, é só usar o internet banking, caixas eletrônicos ou lotéricas.

Vantagens e desvantagens dessa modalidade de crédito

Qualquer tipo de crédito pode ser “bom” ou “ruim”, depende do objetivo do empréstimo, das taxas de juros e de uma análise detalhada sobre a situação financeira de quem está recorrendo ao crédito. 

Algumas das vantagens do empréstimo pessoal online no carnê são: praticidade de pagamento dos boletos, juros menores dos que o do rotativo do cartão de crédito e cheque especial. Além disso, o processo para liberação do dinheiro é rápido e há a possibilidade de antecipar o pagamento das parcelas. 

Outra vantagem é que algumas instituições financeiras oferecem empréstimo pessoal online no carnê para negativado, já que não solicitam a comprovação de renda para liberar o crédito.

Por outro lado, a grande desvantagem é que os juros para este tipo de empréstimo são mais altos porque o risco de inadimplência é maior para quem não consegue comprovar renda e também maiores do que o empréstimo com garantia.

Por isso, é válido conhecer outras modalidades de crédito disponíveis no mercado antes de fazer sua escolha. 

Empréstimo pessoal online no carnê é confiável?

Esse tipo de crédito é confiável e seguro, desde que seja em uma instituição financeira idônea e você  se informe bem antes de assinar um contrato de empréstimo. Além disso, tenha segurança de que as parcelas que irá assumir cabem no seu bolso, de preferência sem comprometer mais do que 30% da sua renda mensal média. 

Caso ainda assim opte por fazer um empréstimo no carnê, saiba que você não irá receber os boletos separadamente, se isso acontecer você pode estar sendo alvo de alguma tentativa de fraude. 

Como mostramos acima, ao fazer o empréstimo pessoal online no carnê você já receberá, de uma só vez, todos os boletos referentes ao pagamento do empréstimo. Fique de olho. 

Alternativas mais vantajosas em relação ao empréstimo pessoal online no carnê

Antes de contratar um empréstimo pessoal online no carnê, é importante que você compare essa modalidade de crédito com outras opções disponíveis no mercado. Esteja atento às taxas, pois no final do empréstimo você pode acabar pagando um valor muito maior do que imaginava. 

Veja abaixo algumas opções para você comparar:

1. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado privado é realizado com desconto direto na folha de pagamento, o que diminui os riscos da operação e proporciona taxas de juros ainda menores. Para ter acesso a esse tipo de empréstimo e todos os seus benefícios, é necessário ser funcionário com carteira assinada de uma empresa parceira da instituição financeira. 

2. Empréstimo com garantia de automóvel

Nessa modalidade, o consumidor oferece o seu carro como garantia para obter crédito. Como se trata de uma modalidade com baixo risco, justamente por possuir um bem que garante que a dívida será quitada, é muito vantajosa para quem tem um veículo.

Os juros são mais baixos, o processo de contratação é rápido e o prazo para o pagamento do empréstimo é maior. Além disso, fique tranquilo: o automóvel não fica retido com a instituição financeira durante o período de contratação do empréstimo. O seu carro serve apenas como uma segurança para ambas as partes de que os pagamentos serão feitos em dia. 

3. Empréstimo com garantia de imóvel

Assim como o empréstimo com garantia de carro, o empréstimo com garantia de imóvel oferece taxas de juros muito atraentes, sendo uma opção mais voltada para quem precisa de uma modalidade de empréstimo com valores mais altos.

Neste caso, o imóvel também não fica retido com a instituição. A residência é apenas uma segurança a mais para a negociação, o que possibilita que as taxas sejam ainda mais baixas.

Se você tiver um imóvel ou veículo próprio e quiser conhecer melhor as taxas, valores e parcelas, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo. 

Comparativo de taxas

Para você entender a importância de pesquisar outras alternativas ao empréstimo pessoal online no carnê e não correr o risco de comprometer seu orçamento com juros abusivos, abaixo você confere um comparativo das taxas de juros dos principais produtos de crédito ofertados pelas instituições financeiras, segundo dados divulgados pelo Banco Central em 2020:

Modalidade de crédito Taxa de juros (ao ano)   
Cheque especial 318,7%
Rotativo do cartão de crédito 300,3%
Parcelamento do cartão de crédito 175,2%
Empréstimo pessoal 119,5%
Empréstimo com garantia de veículo (Creditas)        17,88%
Empréstimo consignado privado (Creditas) 16,06%
Empréstimo com garantia de imóvel (Creditas) 11,88%

 

Leia também | Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?

No Brasil, a Creditas é a maior plataforma online de empréstimo com garantia, com taxas mais baixas e mais vantajosas. 

Caso você já tenha contratado um empréstimo pessoal online no carnê e queira contratar uma outra opção mais vantajosa, é possível solicitar a portabilidade de crédito. Isso é um direito do consumidor e você pode fazê-lo a qualquer momento, mediante o cancelamento do contrato e quitação antecipada da dívida no banco original.

Como solicitar a portabilidade de crédito? 

Para solicitar a portabilidade de crédito, o contratante deve entrar em contato com o banco em que possui o empréstimo pessoal e solicitar o extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da dívida. Esse cálculo traz a dívida ao valor presente, excluindo os juros não pagos.

O documento deve ter algumas informações sobre o empréstimo, tais como: número do contrato, saldo devedor atualizado, demonstrativo da evolução do saldo devedor, modalidade de crédito, taxa de juros anual (nominal e efetiva), valor de cada parcela, e prazo total e remanescente. 

Com esses dados em mãos, o contratante pode solicitar o crédito na nova instituição financeira escolhida. Esta irá quitar a dívida e assumir o novo contrato de empréstimo.

 

Agora que você já sabe todas as informações sobre o empréstimo pessoal online no carnê e descobriu que existem outras opções interessantes de crédito mais vantajosas, não deixe de compartilhar a informação com seus amigos e familiares.

Assine também a newsletter do Portal Exponencial para não perder nenhum conteúdo sobre finanças, economia e empreendedorismo. 

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 4 Likes
Tags
  • Empréstimo online
  • Empréstimo pessoal
  • Empréstimo pessoal online no carnê
Elaine Ortiz

Escrito por Elaine Ortiz

Repórter do Portal Exponencial, com dez anos de experiência em redações de jornais e revistas. Acredita que informação de qualidade é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e que conhecimento financeiro tem tudo a ver com liberdade.

Comentários [0]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Por favor, tente novamente.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010